Considerada pelo varejo nacional uma das melhores datas do ano, em termos de vendas, juntamente com o Natal, a Black Friday atrai a atenção de todos que, inclusive, aproveitam a temporada de grandes ofertas e descontos para antecipar as compras de fim de ano. Isso acontece em praticamente todos os setores e a disputa pela atenção, e pelo bolso, do consumidor é bastante acirrada, seja nas lojas físicas ou no ambiente online.
Pensando nisso e em como se destacar diante da concorrência nesse período, a Valisere E-Commerce Ltda. contratou, logo no início do ano, os serviços de SEO (Search Engine Optimization) da agência de marketing digital Webfoco, para as marcas Valisere, de lingeries, e Cia. Marítima, de beach wear. O objetivo era posicioná-las, de forma relevante, junto aos principais termos de busca orgânica, ou palavras-chave, relacionados à Black Friday no Google. E, como consequência, aumentar o tráfego orgânico para os e-commerces das marcas e leads qualificados na data.
“Como resultado, em novembro, houve um incremento de 46,37% no número de acessos, ou leads, ao e-commerce da Valisere, se comparado ao mesmo período de 2017, e de 23,36% na página da Cia. Marítima, colando as marcas nas primeiras posições de resultados orgânicos atrelados às principais palavras-chave de cada categoria de produto – black friday sutiãs e black friday body (Valisere) e black friday biquíni e black friday maiô (Cia. Marítima)”, comenta Alex Pinhol, fundador da Webfoco.
Após estruturar pontos importantes dos sites durante o projeto, em setembro, a Webfoco deu início à estratégia direcionada para a Black Friday propriamente. A Valisere criou uma página para os sites das marcas, sobre Black Friday, e a agência foi responsável por adaptá-la de acordo com os padrões de SEO, antes de ir ao ar. Posterior a isso, foram criadas estratégias em sites parceiros, para gerar ainda mais tráfego de qualidade para ambas.
“Sem dúvida alguma, essa campanha contou com resultados bastante expressivos, oriundos da análise e da reestruturação das páginas e das ativações das marcas, sob a óptica das técnicas de SEO. Trabalhar com esta ferramenta demanda planejamento e tempo para realizar um projeto consistente e fazer ajustes pertinentes ao longo do período”, complementa Pinhol.