O Grupo Reckitt, multinacional de bens de consumo de higiene, saúde e nutrição, que possui grandes marcas em seu portfólio, como Veja, Vanish, SBP, Jontex, Luftal, Veet e Sustagen, se prepara para uma das campanhas mais aguardadas do ano com a “Black Friday” e a volta da “Faxina Friday”, que oferece descontos especiais ao longo de todo o mês de novembro. Esse ano, a empresa utilizou a tecnologia de machine learning para otimizar a comunicação visual e garantir que as principais mensagens fossem priorizadas nas artes promocionais, com uma inteligência artificial que simula a pupila humana.
A inovação, usada pela primeira vez pela empresa, forneceu feedback detalhado sobre as artes e peças visuais da campanha, analisando a ordem de prioridade dos elementos para assegurar que as mensagens certas estivessem em destaque. Esse processo resultou em artes finais com alta pontuação de visibilidade e clareza, potencializando a comunicação e a atratividade da promoção.
KV desenvolvido com IA
“A introdução dessa tecnologia de inteligência artificial representa um avanço significativo no modo como nos conectamos com nossos consumidores” afirma Odilon Feitosa, Head de E-commerce do Grupo Reckitt. “Ao simular a pupila humana, conseguimos ajustar as artes promocionais para que as informações mais importantes estivessem sempre em destaque, em uma ordem hierárquica que facilita a compreensão do consumidor e o impacto das nossas mensagens. Nosso objetivo é ter uma comunicação que seja clara e eficaz, melhorando a experiência do cliente e atendendo às suas expectativas de maneira mais precisa e envolvente.”
Com um alcance online e offline, o Grupo Reckitt firmou parcerias estratégicas com grandes varejistas como Carrefour, Pão de Açúcar e Assaí no ambiente físico, enquanto no digital expande suas ofertas em plataformas como Mercado Livre, Amazon, iFood e Rappi. “O objetivo é facilitar o acesso aos nossos produtos core, mas também às inovações e lançamentos recentes, utilizando a data para gerar experimentação, por meio de ofertas contínuas e descontos progressivos que estarão disponíveis ao longo do mês de novembro. Conseguimos, inclusive, ultrapassar as metas de vendas no ano passado antes mesmo da Black Friday, e esperamos resultados semelhantes ou ainda melhores para 2024,” destaca Feitosa.
Para a Black Friday de 2024, o Grupo Reckitt mantém sua estratégia omnicanal para atender o consumidor onde ele estiver. Seguindo a estratégia de omnicanalidade, neste ano, o foco está em ganho de eficiência na operação, com presença em aproximadamente 1.500 pontos-de-venda.
Entre as maiores ofertas, o Grupo Reckitt destaca o Finish em pó e em tabs, com até 70% de desconto na compra do segundo item. A Black Friday também é uma oportunidade para o consumidor preparar seu estoque de repelentes para o verão. As linhas de repelentes de Repelex e SBP Baby também terão até 70% de desconto no segundo produto.
Além dos itens de limpeza destacados na “Faxina Friday”, o Grupo Reckitt também está oferecendo descontos em produtos de saúde durante a Black Friday de 2024. Marcas como Jontex, Olla, Naldecon, Dermodex, Strepsils, Nuromol, Luftal e Veet terão ofertas especiais, proporcionando aos consumidores a oportunidade de adquirir artigos essenciais para o bem-estar a preços reduzidos, com até 60% off na segunda unidade.
A expectativa é de um aumento em vendas de duplo dígito para a linha de higiene e um crescimento de quase o dobro em saúde, consolidando a Black Friday como um marco para o Grupo em 2024.
Essa estratégia diversificada amplia o alcance da campanha e reforça o compromisso do Grupo Reckitt em atender às variadas necessidades dos consumidores, garantindo que tanto a higiene quanto a saúde sejam acessíveis e valorizadas durante o maior período de promoções do país.