O empresário Bazinho Ferraz, CEO, Founder & Partner da B&Partners.co anuncia ao mercado nesta semana movimentos importantes na expansão da rede: a criação da B&P Ventures, com foco em martechs e retailtechs.
A nova investida do ecossistema B&Partners.co atua como corporate venture acelerando plataformas de retailtech investindo em A.I, Pagamentos, Engajamento Consumidor, Sustentabilidade, IOT – Internet das coisas, Operações, Ambientes Virtuais, Logística e e-commerce, e, plataformas de martech com estratégia de investir em e-commerce & sales, content & experience, social & relationship, advertising & promotion. Em martechs a B&P Ventures anuncia a aquisição minoritária da Postmetria, a primeira investida especializada em CXaaS (Customer Experience as a Service).
Dos sócios fundadores gaúchos Dirceu Corrêa Jr, CEO, Eduardo Moscheta, CTO e Jeferson Weber Santos, CFO, a Postmetria, é uma empresa especializada em CX que atua como uma camada de visualização e diagnóstico de dados sobre os ombros de Big Data e Inteligência Artificial. Com a missão de consolidar a visão Omnichannel de CXaaS, é uma plataforma que calcula por I.A. o grau da satisfação phygital e espontânea dos consumidores. Propondo um novo Método de Growth voltado à melhor compreensão da lucratividade do CX, a empresa gera vantagem competitiva por efeito de rede dos dados trazendo uma visão unificada da jornada do consumidor, sendo capaz de diagnosticar mais profundamente os graus de satisfação dos clientes para “personalização em escala”.
Dirceu Corrêa Jr., CEO, explica: “Um dos diversos novos conceitos de negócio trazidos pela Postmetria é o CX Value Chain: pois quando você fala em cadeia de valor, as empresas logo pensam na otimização de processos internos, olhando para margem e lucro, em geral, deixando o consumidor numa camada secundária. Mas quando o cliente é colocado efetivamente no centro, muda tudo: – porém, como operar isso? Aqui entra o CXaaS”. Consolidada em 2017 em Porto Alegre, a Postmetria se posiciona como “os donos” de uma nova categoria, chamada CXaaS – CX como um Serviço. “Pouca gente entende o que é isso de verdade…Na prática, é uma espécie de estratégia e aplicação de um ‘combo clientocêntrico’, que considerando I.A. e Big Data, vai desde a coleta de dados omnichannel, ao diagnóstico, atendimento, fidelização e até prospecção, apoiando planos de ação e tomadas de decisão. Esse conjunto escalável de agregação de valor é o CXaaS.”
Dirceu, Jeferson e Eduardo falam sobre o potencial do CXaaS nos próximos anos: “Depois de dois anos de pandemia algumas coisas ficaram claras: as pessoas querem simplificação. O “novo” consumidor vai dar mais atenção a humanização, como a interação por voz, a privacidade e a propriedade dos dados, pois cada vez menos ele compra produtos e serviços, e cada vez mais, compra experiência…E como a empresa vai saber quais são as dores e necessidades desses clientes? Nesse cenário o CXaaS da Postmetria possibilita ir além, entregando o CX como um serviço, fazendo o novo “close the loop” dessa jornada de experiência.
Sobre a entrada na B&P Ventures, os sócios declaram: “A gente tem uma visão: Promover o ganha-ganha na geração de valor e experiências produtivas mais justas entre marcas e consumidores. Isso é o nosso DNA, e a B&P entendeu perfeitamente o potencial que essa visão tem no presente e para o futuro, gerando um fit automático. Isso, somado à pegada de parceria e horizontalidade junto a valorização humana e de ESG da network, fez a decisão acontecer.”
Com o mercado de ventures cada vez mais especializado, a visão de Bazinho Ferraz é ter o maior ventures especializado em martech e retailtech, onde pretende captar investidores para usar a expertise que a network tem de branding e growth para acelerar o crescimento das plataformas.
“Nós estamos vendo que o mercado de ventures está cada vez mais especializado e mapeamos durante o ano passado mais de 41 segmentos das mais de 1800 martechs existentes, então, o venture funciona como um “filtro” de especialistas nos mercados de marketing e varejo para investidores por estarmos em constante contato com empresas desses setores. A B&P Ventures vai usar a experiência em growth dos nossos especialistas em construção de marca e de produto somada à efetividade de geração de leads e conversão de venda a mais de 250 clientes que formam um ecossistema de aceleração e crescimento para investimento em martechs e retailtechs. Nossas empresas cresceram em média xx% desde sua entrada na network.” Bazinho Ferraz