ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Mercado

B2B2C: a construção de uma estratégia de valor conjunta

Por Jéssica Costa, Sócia e Head de projetos de eficiência operacional da AGR Consultores

Redação ABCCOM por Redação ABCCOM
14/10/2021
em Mercado
0 0
B2B2C: a construção de uma estratégia de valor conjunta

Jéssica Costa – Sócia e Head de projetos de eficiência operacional

Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Temos visto uma grande movimentação de empresas buscando novos modelos e formas de operar e de fazer negócios. Muitos M&A’s e IPO’s em andamento têm desafiado os modelos tradicionais. Bancos tradicionais comprando startups, varejos adquirindo healthtech, fintech adquirindo meio de pagamento… enfim, em busca de inovação e atualização as empresas provocam as consultorias em busca da criatividade de gestão.

Não existem mais fronteiras!

Há algum tempo temos discutido o conceito de “frenemies” (mistura de amigo/parceiro -e inimigo/concorrente). Comprar pela Americanas.com e receber o produto faturado pela FastShop? Loja da Ri Happy dentro do Extra Supermercado? Ter FLV do Kroger no Wallgreens? Pode parecer incoerente ter seu concorrente dentro da sua operação. Mas como diz o ditado: “Divide and conquer!: dividir para conquistar!”.

Se você ainda tem dúvida sobre esse modelo de negócio, liberte-se. Precisamos tirar da mesa o pragmatismo de vermos nossos concorrentes como inimigos para torná-los potenciais parceiros de negócio.

O B2B2C, venda direta da indústria ao consumidor, mas intermediada por outro negócio, é um modelo que permite a integração entre os ecossistemas, a sinergia de competências de quaisquer tipos e, assim, acelera o desenvolvimento e a entrega de melhores soluções para o cliente final. Não consideramos aqui, propositalmente, produto ou serviço, mas sim solução. Vale o reforço: Customer Experience é a busca por soluções, que podem combinar dezenas de produtos e serviços em prol do sorriso do cliente!

Exemplos mais recentes deste modelo têm sido aplicados no e-commerce, em marketplaces digitais e, inclusive, marketplaces físicas. As soluções passam pela composição de modelos mistos de tecnologia, softwares tradicionais interligados com diversas soluções startups, por exemplo. Passam por revisões na estrutura tributária, na gestão do pedido digital, revisão do CRM, no treinamento das pessoas nas lojas físicas. Sabemos, não é simples, mas é um ganha-ganha para todos.

Se a sua empresa já está neste caminho ou tem como plano futuro fomentar o B2B2C em suas operações, é preciso não somente buscar as sinergias que trarão mais eficiência ou redução de custos, melhorias marginais que estão no topo do iceberg, mas é preciso focar na estratégia conjunta do negócio, privilegiando a captura e retenção do cliente.

Construir a estratégia nesses modelos vai muito além de negociar o papel de cada empresa dentro do ecossistema, sua remuneração ou o tipo de contrato. Abrange também a decisão pelo posicionamento no mercado. Muita criatividade é a base do sucesso dessa iniciativa. Algum risco também faz parte, mas seguramente, vale o risco!

Tags: B2BB2Cmercado

Posts Relacionados

Me chame pelo meu nome (e pronome também!): Ambev vai retificar nomes de pessoas trans da companhia
Mercado

Me chame pelo meu nome (e pronome também!): Ambev vai retificar nomes de pessoas trans da companhia

...

Kamino anuncia novas lideranças nas áreas de Marketing e Vendas
Mercado

Kamino anuncia novas lideranças nas áreas de Marketing e Vendas

...

TracyLocke reforça equipe com sete contratações

TracyLocke reforça equipe com sete contratações

Benner Labs: Benner investe em inovação e anuncia parceria inédita com Liga Ventures

Benner Labs: Benner investe em inovação e anuncia parceria inédita com Liga Ventures

Engaja Comunicação é a maior assessoria de comunicação do Norte/Nordeste

Engaja Comunicação é a maior assessoria de comunicação do Norte/Nordeste

Christiano Metri é o novo Diretor da Fantástica Filmes

Christiano Metri é o novo Diretor da Fantástica Filmes

Gofind anuncia novo CMO

Gofind anuncia novo CMO

Heads contrata Ivan Rysovas para liderar área de Mídia e Canais

Heads contrata Ivan Rysovas para liderar área de Mídia e Canais

Próximo
Guaraná Antarctica lança sabores especiais escolhidos por brasileiros para celebrar 100 anos da marca

Guaraná Antarctica lança sabores especiais escolhidos por brasileiros para celebrar 100 anos da marca

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.4k Seguidores
  • 5.5k Assinantes

ABC Trends

  • Margarina Qualy Vegê chega aos mercados apenas com ingredientes naturais

    Margarina Qualy Vegê chega aos mercados apenas com ingredientes naturais

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Grupo Primo lança Staart, plataforma de educação em tecnologia, com apoio da Logitech

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • CATUPIRY® lança linha de queijos e manteigas na APAS Show 2022

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • CRS Brands lança a nova promoção do Vinho Dom Bosco na Apas Show 2022

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Experiências presenciais imersivas são a nova aposta do varejo para intensificar a troca entre o digital e o físico

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Você acredita que o aumento do limite de caracteres do Twitter descaracteriza a rede social?

Eventos

Mês Atual

maio, 2022

WEBINAR ABCCOM - A SAÚDE NOS NEGÓCIOS DA SAÚDE. O PAPEL DO MARKETING E DA COMUNICAÇÃO

qui05mai08:0009:00WEBINAR ABCCOM - A SAÚDE NOS NEGÓCIOS DA SAÚDE. O PAPEL DO MARKETING E DA COMUNICAÇÃO08:00 - 09:00 Youtube ABCCOM

Detalhes do Evento

Todo mês a ABCCOM traz um webinar diferente com um tema relevante para o seu negócio na área de marketing e comunicação.

Detalhes do Evento

Todo mês a ABCCOM traz um webinar diferente com um tema relevante para o seu negócio na área de marketing e comunicação.

Horário

(Quinta-feira) 08:00 - 09:00

Localização

Youtube ABCCOM

Organizador

ABCCOMABCCOM Marketing Communitycontato@abccom.com.br

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X