De acordo com a Estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2018, 27 milhões dos brasileiros são praticantes de esportes no país. Esse número corresponde a 56% do total de pessoas ouvidas pela pesquisa. Com o intuito de atender a esse público, chega ao mercado a AtletasNow, plataforma pioneira no mundo esportivo que promete transformar o mercado, conectando todas as pontas do segmento.
A iniciativa quer suprir uma demanda de uma boa parte dos três milhões de atletas brasileiros, federados ou não, que ainda buscam oportunidades no esporte. “A ideia é que a plataforma funcione como um ‘LinkedIn dos esportes’, para conectar os atletas com as melhores oportunidades, seja em relação a patrocínio, acesso a profissionais renomados, bolsas, descontos, trabalho e, até mesmo, visibilidade”, detalha José Pedro de Mello, CEO e cofundador da startup.
Além de contribuir para o recrutamento e networking entre diferentes setores do mercado, o primeiro marketplace esportivo do país também funciona como um fomentador de negócios. “Nossa plataforma irá facilitar muito a vida de todos os players envolvidos neste ecossistema. Desta forma, novas oportunidades poderão surgir entre atletas, profissionais do esporte e instituições esportivas”, exemplifica Mello.
A perspectiva é que até o final de 2019, a plataforma já conte com mais de 100 mil atletas, 600 profissionais do esporte e 40 entidades esportivas. Devido ao grande potencial de crescimento do setor e de ser um negócio altamente inovador e escalável, a iniciativa concorre ao Yahoo Sports Technology Awards, na categoria de Melhor Tecnologia para o mercado esportivo.
A ideia da criação da plataforma veio a partir da experiência do próprio fundador. “Eu jogava basquete no exterior e participei por um processo de recrutamento em que uma empresa pegava os meus dados para algumas faculdades. E quando eu voltei para o Brasil, surgiu essa ideia de usar dados para conectar pessoas no esporte por meio do ambiente de rede social. Os melhores atletas do Brasil estão aqui!”, conclui o CEO da AtletasNow.