Uma pesquisa feita com gamers da Geração Z descobriu que 60% das mulheres, minorias raciais, pessoas com deficiência e LGBTQIAP+ que jogam online ou consomem conteúdos relacionados a games não se sentem representadas pela publicidade realizada em jogos, e deixam de consumir produtos em função disto. O estudo foi realizado entre junho e agosto de 2021 e ouviu 4.602 pessoas de todas as regiões do Brasil.
A ação foi desenvolvida pela Trope, aceleradora de influência da Geração Z, em parceria com o grupo de pesquisa AlgoritmCOM, buscou identificar se as minorias sociais se sentem representadas na publicidade feita para gamers. Os dados foram coletados por meio de questionários respondidos online e também pela realização de entrevistas exploratórias, nas quais as identidades de gamers/consumidores de conteúdos sobre jogos digitais foram problematizadas em relação às ações publicitárias realizadas por marcas nestes produtos.
A pesquisa focou nos seguintes cortes para a obtenção dos dados: mulheres, pessoas não brancas, pessoas com deficiência, pertencentes à comunidade LGBTQIAP+, de todos os estados do Brasil e Distrito Federal. Foram ouvidas somente pessoas que consomem conteúdos de jogos (transmissões ao vivo, notícias, conteúdos produzidos por influenciadores e campeonatos) ou jogam ativamente na internet.
Para Luiz Menezes, fundador da Trope, a condução da pesquisa partiu de um questionamento presente na internet, mas com carência de dados que realmente pudessem trazer visibilidade para o tema: “Os dados são importantes para gerar a mudança necessária no cenário. É dando voz a quem não se sente representado que iniciamos o movimento de inclusão e diversidade nos games.”, afirma. A iniciativa foi apenas o primeiro passo da startup que quer fazer a diferença no ecossistema, pois entre os planos para futuro constam palestras para que as empresas possam disseminar o conteúdo do estudo, consultoria, de especialistas, programa de aceleração de gamers, e projetos de diversidade.
O objetivo geral da pesquisa foi mensurar o sentimento e características que gamers de diversidade possuem quando questionados sobre o quanto se sentem representados pela publicidade para gamers e como isto afeta as suas práticas de consumo. A partir das respostas quantitativas e qualitativas foi possível tangibilizar os sentimentos.
Confira a pesquisa na íntegra: