ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Jogada do Marketing

As lições (e os tropeços) do Flamengo na gestão

Time Rubro-Negro vira exemplo de gestão de negócios que pode servir de reflexão para outras organizações

Da redação ABC da Comunicação by Da redação ABC da Comunicação
18/12/2019
in Jogada do Marketing
0 0
Dazn lança “sem filtro: Flamengo”, série original que mostra os bastidores do clube carioca
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

No início deste ano, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu ao Flamengo o status de marca de Alto Renome, ou seja, nenhum novo estabelecimento comercial, de produto ou serviço, pode usar a marca do clube para a designação do seu negócio.

A marca, agora protegida, ficou ainda mais valiosa em 2019. O clube da Gávea conquistou três títulos — estadual, Brasileirão e a Libertadores. Houve também contratações importantes, que incluem a do técnico português Jorge Jesus, e uma campanha institucional que mobilizou os torcedores e elevou os números tanto de público nos estádios quanto de renda para o Clube. Qual o ensinamento que o trabalho do Flamengo pode passar para gestores? Marco Aurélio de Sá Ribeiro, professor de gestão de operações da ESPM Rio, destaca a capacidade de planejamento e a continuidade da gestão.

Para entender melhor a transformação do Flamengo é preciso voltar alguns anos no tempo. Em 2013, o dirigente esportivo Eduardo Bandeira de Mello contratou a empresa de consultoria de gestão EY e estabeleceu ciclos a cumprir. O primeiro foi a Recuperação da Credibilidade, que incluiu profissionalizar a gestão, elevar receitas e pagar dívidas. O segundo foi o ciclo dos Investimentos (2016 -2018) e o terceiro, foi batizado de Virtuoso (2018 – 2020), se tornar o melhor time da América, concretizado, conquistar cinco torneios nacionais e chegar aos 20 maiores clubes do mundo em faturamento. “Um dos segredos do sucesso do Flamengo é a continuidade. O clube está com o seu segundo presidente, Rodolfo Landim, que segue com uma gestão mais profissional, mais austera e mais agressiva na geração de novas receitas para o clube”, diz Ribeiro. “O Flamengo contratou diversos especialistas em áreas como marketing e financeira. E adotou regras da governança moderna, por meio do PROFUT, Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro, racionalizando suas dívidas tributárias e liberando caixa e recursos para a montagem do time e desenvolvimento de novos produtos e serviços.”

O Flamengo é o clube mais vencedor do Brasil em 2019. Há muitas lições a serem aprendidas a partir de seu sucesso nos gramados. E há lições também a serem aprendidas a partir de uma de suas principais crises: a morte de 10 adolescentes no alojamento do centro de treinamento do clube em um incêndio ocorrido em fevereiro, com indícios de negligência na área de segurança. O incêndio e a morte de jovens atletas continuam a ser uma mancha na reputação de uma equipe que, até agora, ganhou quase tudo o que disputou.

Tags: flamengoJogada do Marketing

Related Posts

De carona com a inovação: ArcelorMittal transforma automóveis de aplicativo em carros de Stock Car
Jogada do Marketing

De carona com a inovação: ArcelorMittal transforma automóveis de aplicativo em carros de Stock Car

...

BB renova patrocínio com a WSL e reafirma compromisso com o surfe após resultados históricos e expansão da modalidade no país
Jogada do Marketing

BB renova patrocínio com a WSL e reafirma compromisso com o surfe após resultados históricos e expansão da modalidade no país

...

Esporte Clube Pinheiros terá patrocínio da Ticket Edenred em seis modalidades olímpicas

Esporte Clube Pinheiros terá patrocínio da Ticket Edenred em seis modalidades olímpicas

Budweiser convoca defensores lendários para proteger o troféu da Copa do Mundo de Clubes Fifa™ 2025

Budweiser convoca defensores lendários para proteger o troféu da Copa do Mundo de Clubes Fifa™ 2025

Lance! anuncia clube de assinatura com conexão direta ao torcedor

Lance! anuncia clube de assinatura com conexão direta ao torcedor

YoPRO marca gol de placa com geração Z na Kings League

YoPRO marca gol de placa com geração Z na Kings League

Fluminense e Umbro apresentam a nova camisa branca para 2025

Fluminense e Umbro apresentam a nova camisa branca para 2025

Infobip e MoneyGram Haas F1 Team se unem para transformar a experiência dos fãs de Fórmula 1

Infobip e MoneyGram Haas F1 Team se unem para transformar a experiência dos fãs de Fórmula 1

Next Post
Noverde reforça tecnologia do app como posicionamento de marca

Noverde reforça tecnologia do app como posicionamento de marca

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Qual seu sistema de automação de marketing preferido?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X