No
início deste ano, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
concedeu ao Flamengo o status de marca de Alto Renome, ou seja, nenhum
novo estabelecimento comercial, de produto ou serviço, pode usar a
marca do clube para a designação do seu negócio.
A marca, agora protegida, ficou ainda mais valiosa em
2019. O clube da Gávea conquistou três títulos — estadual,
Brasileirão e a Libertadores. Houve também contratações importantes,
que incluem a do técnico português Jorge
Jesus, e uma campanha institucional que mobilizou os torcedores e elevou
os números tanto de público nos estádios quanto de renda para o
Clube.
Qual o ensinamento que o trabalho
do Flamengo pode passar para gestores? Marco Aurélio de Sá Ribeiro,
professor de gestão de operações da ESPM Rio, destaca a capacidade
de planejamento e a continuidade da gestão.
Para entender melhor a transformação do
Flamengo
é preciso voltar alguns anos no
tempo. Em 2013, o dirigente esportivo Eduardo Bandeira de Mello
contratou a empresa de consultoria de gestão EY e estabeleceu ciclos a
cumprir. O primeiro foi a Recuperação da Credibilidade, que incluiu
profissionalizar a gestão, elevar receitas e pagar dívidas. O segundo foi o ciclo dos Investimentos
(2016 -2018) e o terceiro, foi batizado de Virtuoso (2018 – 2020), se tornar o melhor time da América, concretizado, conquistar cinco torneios nacionais e chegar aos
20
maiores clubes do mundo em
faturamento. “Um dos segredos do sucesso do Flamengo é a continuidade.
O clube está com o seu segundo presidente, Rodolfo Landim, que
segue com uma gestão mais profissional, mais austera e mais agressiva na
geração de novas receitas para o clube”, diz Ribeiro. “O Flamengo contratou diversos especialistas
em áreas como marketing e financeira. E adotou regras da governança moderna, por meio do PROFUT, Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol
Brasileiro, racionalizando suas dívidas tributárias e liberando
caixa e recursos para a montagem do time e desenvolvimento de novos produtos e serviços.”
O Flamengo é o clube mais vencedor do Brasil em
2019. Há muitas lições a serem aprendidas a partir de seu sucesso nos gramados. E há lições também a serem aprendidas a partir de uma de suas principais crises: a
morte de 10 adolescentes no alojamento do centro de treinamento do clube em um incêndio ocorrido em fevereiro, com indícios de
negligência na área
de segurança. O
incêndio e a morte de jovens atletas continuam a ser uma mancha na
reputação de uma equipe que, até agora, ganhou quase tudo o que
disputou.