Uma das maiores frustrações de um estrategista é passar por um processo que leva em média três meses e as estratégias definidas para o novo momento da marca ficarem apenas no papel, guardadas na gaveta. Isso infelizmente acontece, já aconteceu muitas vezes e hoje é mais difícil ocorrer.
Calma, se você atua com estratégia de marca não sinta-se frustrado(a)! Se você é um empresário ou gestor de marketing, as dicas abaixo também servem para vocês não deixarem que isso aconteça.
Nos últimos anos realizamos estratégias de branding para várias categorias e sempre evoluímos de forma considerável em cada processo. Abaixo eu deixei algumas dicas para ajudá-los, são vários motivos que podem contribuir para esse cenário:
> Falta de alinhamento com relação às expectativas dos projetos
Muitas vezes, o cliente não sabe que precisará investir sua energia e das outras lideranças para manter a consistência necessária para esse novo momento.
Dica 1: reforce que esse tipo de projeto necessitará de energia e investimento financeiro, mesmo existindo prestadores terceiros como agências, ou até mesmo prestadores internos como departamento de marketing ou RH, todos precisam estar cientes que será montado um plano com várias iniciativas que poderá envolver todas essas pessoas.
> Falta de clareza na estratégia do negócio
Muitas empresas não têm clareza sobre a sua estratégia de negócio e na maioria dos casos, não adianta pensar/projetar uma estratégia de marca sem esse outro lado.
“A estratégia de marca precisa potencializar os objetivos do negócio.”
Dica 2: questione os envolvidos sobre os desafios e objetivos do negócio, invista seu tempo buscando entender se existe clareza. Aqui está claro que estamos falando de negócio e a experiência conta muito, precisamos nos envolver com onegócio para pensar na marca.
> Falta de maturidade do cliente e/ou da empresa que está no projeto
O nosso papel é ajudar, conduzir e educar o cliente, muitas vezes ele não sabe o que está buscando e nós chegamos para clarear essa visão.
Recentemente eu fiz uma postagem sobre dois exemplos que realizamos, veja algumas imagens abaixo e clique no conteúdo para entender mais detalhes.
1) Evento interno chamado “DIA DA VIRADA”
2) Diversas iniciativas batizadas como “AÇÕES DO AMANHÔ
É dessa forma, além de outras iniciativas, que ajudamos as marcas se tornarem melhores amanhã. ?
Marca é atitude! É um compromisso que vai muito além de um logo bonito ou uma campanha publicitária emocionante: itens essenciais que também ajudam com a construção da percepção desse novo momento da marca. ✅
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