ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Jogada do Marketing

Artigo: Pro Clubs do FIFA 19 e a profissionalização do e-sport no Brasil

Da redação ABC da Comunicação by Da redação ABC da Comunicação
21/12/2018
in Artigo Marketing Esportivo, Jogada do Marketing
0 0
Artigo: Pro Clubs do FIFA 19 e a profissionalização do e-sport no Brasil
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Luiz Eduardo Cavalcanti

Foi-se o tempo em que videogame era assunto apenas para criança. A evolução tecnológica e o crescimento de uma geração que se acostumou com os jogos eletrônicos fizeram com que esta “simples” brincadeira infantil se transformasse em e-sports, um segmento milionário que movimenta cifras astronômicas e organiza diversos campeonatos ao redor do mundo. O desempenho, claro, chamou a atenção de players interessados neste nicho, mas são tantos eventos e jogos que os empresários ficam perdidos na hora de escolher o melhor investimento. Logo, a recomendação é encontrar a modalidade que oferece a melhor aderência à marca, como o Pro Clubs do FIFA.

O Brasil é um dos maiores mercados de e-sport em todo o mundo. De acordo com pesquisa da consultoria Newzoo, o país tem 7,8 milhões de entusiastas e ocupa a terceira posição no ranking global (atrás apenas da China e dos Estados Unidos). Além disso, a audiência dos jogos eletrônicos está na casa de 17,7 milhões de brasileiros, o que equivale a 8,5% da população brasileira. Em todo mundo, este mercado deve movimentar US$ 905,6 milhões apenas neste ano.

Apesar da grande maioria dos jogos serem individuais, os que fazem mais sucesso são justamente aqueles que demandam uma equipe para jogar. Essas modalidades oferecem uma interatividade e uma narrativa diferente ao usuário: é possível se comunicar com outros jogadores e traçar estratégias e metas para cada partida específica. O problema é que a maioria exige um conhecimento prévio do jogador e, principalmente, do público que acompanha. Títulos como League of Legends ou Counter-Strike: Global Offensive, apenas para citar dois exemplos famosos, são complexos e intimidam jogadores e marcas que não conhecem a fundo suas particularidades e nuances.

É este ponto a grande vantagem da modalidade Pro Clubs do FIFA no universo dos e-sports. Essa modalidade lida com um universo conhecido em todo o mundo, principalmente no Brasil: o futebol. Ele é o jogo que melhor simula uma partida de futebol por permitir que cada usuário exerça uma função específica dentro de um time (atacante, zagueiro, lateral, etc). O esporte está presente no dia a dia das pessoas. Mesmo quem não é fã consegue identificar uma partida de futebol quando vê uma. O risco para as marcas é mínimo, uma vez que se trata de uma atividade tangível e visível à grande parte da população.

Entretanto, assim como no futebol de verdade, a comunidade dos gamers é exigente e espera compromisso das empresas que desejam investir neste segmento. Não se trata apenas de diversão e tecnologia, mas de interação e oportunidade. A marca precisa ser atuante na plataforma e mostrar comprometimento com os jogadores.

Os ­e-sports já são uma realidade em todo o mundo e, inclusive, se mobilizam até mesmo para integrar os Jogos Olímpicos. Não dá mais para as marcas ignorarem a importância e o engajamento que o videogame proporciona aos anunciantes. Entretanto, é preciso compreender que cada jogo tem seu perfil de público-consumidor e suas particularidades. Por conta disso, a melhor opção é começar justamente com um universo já conhecido do Pro Clubs FIFA. É a chance de ter um custo menor, com engajamento alto e sem o risco de entrar em uma moda passageira.

*Luiz Eduardo Cavalcanti é sócio-fundador da VPSL, principal liga virtual de futebol profissional do Brasil. http://www.vpsleague.com/

Tags: artigoJogada do Marketing

Related Posts

Aware Investments patrocina edição 2025 da Taça Japão
Jogada do Marketing

Aware Investments patrocina edição 2025 da Taça Japão

...

ASICS anuncia coleção especial para a ASICS Golden Run São Paulo 2025
Jogada do Marketing

ASICS anuncia coleção especial para a ASICS Golden Run São Paulo 2025

...

Mês das Mães: Goiás Esporte Clube lança campanha ‘Esperança Verde’ para dar voz a mães que procuram por filhos desaparecidos

Mês das Mães: Goiás Esporte Clube lança campanha ‘Esperança Verde’ para dar voz a mães que procuram por filhos desaparecidos

Meu Waffle, Minhas Regras: the best açaí apresenta seu novo snack para saborear no inverno

Meu Waffle, Minhas Regras: the best açaí apresenta seu novo snack para saborear no inverno

Promoção Voe Para Madrid: NIVEA MEN te leva para conhecer de pertinho um dos maiores times de futebol do mundo

Promoção Voe Para Madrid: NIVEA MEN te leva para conhecer de pertinho um dos maiores times de futebol do mundo

Entrepay anuncia patrocínio ao piloto Thiago Camilo na NASCAR Brasil

Entrepay anuncia patrocínio ao piloto Thiago Camilo na NASCAR Brasil

Amazon Brasil lança iniciativa que amplia vozes de jogadoras no futebol feminino

Amazon Brasil lança iniciativa que amplia vozes de jogadoras no futebol feminino

Sucesso em 2024, Boteco Hellmann’s retorna durante Playoffs da NBA com ativações ainda mais inspiradas na cultura da liga

Sucesso em 2024, Boteco Hellmann’s retorna durante Playoffs da NBA com ativações ainda mais inspiradas na cultura da liga

Next Post
Tradelab apresenta: como fazer o Natal da sua marca mais digital

Tradelab apresenta: como fazer o Natal da sua marca mais digital

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Sua agência está desenvolvendo alguma campanha para a Black Friday?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X