ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Artigo – Goleiro e a neblina

Por Fábio Di Renzo

por Carla Scarpellini
22/08/2017
em Artigos Especiais, Colunas, Comunicação, Comunicação Interna, Matéria Prima
0 0
Artigo – Goleiro e a neblina
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Fábio Di Renzo

Esta imagem representa um fato que aconteceu em 1937.

Em 1937, o jogo Chelsea – Charlton na época do “boxing day”, foi interrompido aos 15 minutos do segundo tempo devido ao fortíssimo nevoeiro. Entretanto, o goleiro do Charlton ficou 15 minutos a mais em campo sem ter ideia de que o jogo estava interrompido.

“Com o decorrer do jogo, cada vez via menos os meus companheiros de equipe. Até que em um certo momento do segundo tempo, um policial veio me buscar e me questionou: ‘Mas o que é que você ainda está fazendo aqui? Tem 15 minutos que o jogo foi interrompido’. Quando cheguei ao vestiário, os meus colegas já estavam de banho tomado e prontos para partir. Inevitavelmente, todos choraram de rir ao ouvir a história. Um real momento de solidão”, contou Sam Bartram.

Imaginem o sentimento do goleiro.

A história é interessante e nos faz refletir sobre nossas relações com as equipes nas quais atuamos. Seja no trabalho, em grupo sociais, em relacionamentos com amigos, familiares etc.

E quando olhamos para as empresas que trabalhamos ou no cliente que atuamos, algumas perguntas nos rodam sempre:

  • Em especial nas empresas, você já viveu momentos iguais ao do goleiro, na solidão das informações e sem comunicação?
  • Quais momentos no trabalho não fazemos iguais aos demais jogadores? Paramos com algum projeto e não avisamos aos colegas, principalmente para àquele que tem uma função importante na equipe.
     
  • Quantos líderes fazem igual ao técnico do time e esquecem de comunicar e acolher todos os integrantes da equipe?
  • Você já preparou a apresentação do novo projeto, gastou tempo e energia e na hora de apresentar para o cliente, ele disse que mudou tudo?
  • Quantas vezes você esqueceu de comentar com sua equipe da agência que determinado cliente mudou a estratégia e você precisa começar tudo de novo?

É importante destacar que a comunicação, antes de ser instrumental, é humana.

Necessitamos e precisamos de resposta, de retorno, de contato. Infelizmente, de um modo geral, é a comunicação formal e burocrática que as empresas mais utilizam no seu cotidiano. Há uma grande preocupação com a eficácia dos mecanismos de transmissão da mensagem e não, propriamente, com a reflexão e a compreensão do seu conteúdo. Dessa forma, fica difícil motivar pessoas e equipes para superar desafios e alcançar metas.

Minha experiência mostra que ao pesquisarmos o conhecimento e o entendimento real dos destinatários, sobre as informações veiculadas dentro da empresa, verificamos que o nível de desconhecimento é bem maior do que imaginamos.

Vi casos de colaboradores que desconhecem até mesmo as nomenclaturas e os objetivos dos principais projetos e processos da sua área de atuação na empresa.

A mistura de canais enfraquecidos e ultrapassados com a falta do “hábito de procurar as informações” pelo colaborador está diretamente relacionadas à cultura da empresa, que não incentiva a troca de ideias e o compartilhamento de informações entre os seus funcionários.

Nenhuma tecnologia, por mais sofisticada que seja, envolvendo todo o rigor científico, supre as deficiências no relacionamento humano, geradas muitas vezes por culturas que não privilegiam a abertura para o diálogo e a conversação.

Não adianta e-mails, intranet, whatsapp etc. Sem feedback e contato humano a comunicação é sempre precária, ineficaz e fria. O feedback é um processo que promove mudanças de atitudes, comportamentos e pensamentos. É a realimentação da comunicação a uma pessoa ou grupo, no sentido de fornecer-lhe informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas ou situações.

Tão importante quanto exercer funções no time, nas equipes, nas empresas, as pessoas precisam e querem ser informadas, orientadas e acolhidas por seus colegas de trabalho e por seus líderes.

Ninguém quer ser o goleiro na neblina.

Vejam, a alma das pessoas só aparece quando a neblina é dissipada. Quanto mais informações, mais luz.

Tags: ComunicaçãoComunicação InternaNovembro4

Posts Relacionados

Targifor+C lança nova campanha com grandes influenciadores para reforçar solução combinada de imunidade e disposição
Campanhas

Targifor+C lança nova campanha com grandes influenciadores para reforçar solução combinada de imunidade e disposição

...

MRM Brasil cria campanha para Monsoy, marca de semente de soja da Bayer
Campanhas

MRM Brasil cria campanha para Monsoy, marca de semente de soja da Bayer

...

Em vídeo inédito, Mercado Livre e Jackson Faive apresentam o “Corre ao Contrário” da logística reversa

Em vídeo inédito, Mercado Livre e Jackson Faive apresentam o “Corre ao Contrário” da logística reversa

Em filme para a Samsung , Stink reforça seu compromisso com o cuidado com o Meio Ambiente

Em filme para a Samsung , Stink reforça seu compromisso com o cuidado com o Meio Ambiente

Banco BV lança campanha digital e mostra como suas soluções podem contribuir com os clientes no dia a dia

Banco BV lança campanha digital e mostra como suas soluções podem contribuir com os clientes no dia a dia

Sportsbet.io, Content Stud.io e Adidas recriam clima do Mundial de clubes de 1992 para lançar nova camisa do São Paulo Futebol Clube

Sportsbet.io, Content Stud.io e Adidas recriam clima do Mundial de clubes de 1992 para lançar nova camisa do São Paulo Futebol Clube

Next e Nobru lançam websérie “Hypa minha live”, para impulsionar a carreira de streamers iniciantes

Next e Nobru lançam websérie “Hypa minha live”, para impulsionar a carreira de streamers iniciantes

Lançamento de campanha de Carlão Pignatari terá Rodrigo Garcia, Geninho Zuliani e Edson Aparecido

Lançamento de campanha de Carlão Pignatari terá Rodrigo Garcia, Geninho Zuliani e Edson Aparecido

Próximo
É HOJE! Final do Masterchef deve concentrar audiência e movimentar as redes sociais

É HOJE! Final do Masterchef deve concentrar audiência e movimentar as redes sociais

Por gentileza, faça o login para comentar

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.4k Seguidores
  • 5.8k Assinantes

ABC Trends

  • Com investimento de USD$ 150 milhões, McCain inaugura primeira fábrica no Brasil para acelerar seu crescimento no mercado

    Com investimento de USD$ 150 milhões, McCain inaugura primeira fábrica no Brasil para acelerar seu crescimento no mercado

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • A Moça da Nestlé® ganha vida em versão humanizada

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Mynd se transforma para a nova geração do marketing de influência

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Startup Monking promove a primeira edição do evento Dá Teus Pulo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Plataforma de comunicação e marketing já faturou R$ 2 milhões desde abril de 2021

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Você acredita que o aumento do limite de caracteres do Twitter descaracteriza a rede social?

Eventos

Mês Atual

agosto, 2022

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X