O mundo está sempre em transição, sempre em mudança. Nos últimos anos, a evolução tecnológica foi tanta, que alguns paradigmas foram quebrados. O dia a dia das pessoas tem mudado constantemente. Na palma da mão, com um smartphone é possível pagar, comprar, jogar e, principalmente, se comunicar com diversas marcas e pessoas, por meio das redes sociais. Todas essas novas soluções nos colocaram no centro dos debates e proporcionaram algo novo: a interação.
E quem trabalha com publicidade online também já sabe que é preciso se reinventar um pouco mais a cada dia para atender as demandas de um novo perfil de público. Hoje, as pessoas querem vivenciar experiências e compartilhar informações. Interação passou a ser a palavra-chave para as marcas que procuram chamar a atenção do público.
E nesta onda de interação, com a tecnologia como potência motriz, muitas marcas são bem sucedidas na hora que criar projetos interativos e especiais, dando ao cliente uma experiência única.
Recentemente, em parceria com a agência norte-americana AREA 23/NY, desenvolvemos headphones que transformavam explosões de fogos de artifício em mensagens de agradecimento para ajudar veteranos de guerra americanos a encarar a queima de fogos de 4 de julho – data que homenageia os soldados que lutaram pela independência dos Estados Unidos. Por meio de uma experiência sonora imersiva, o sistema reconhece a explosão e, de acordo com sua intensidade, traduz de maneira sincronizada com o espetáculo a sensação sonora do que o veterano está assistindo.
Já o mobiliário urbano interativo da Trident testou o imaginário dos pedestres na Av. Paulista, em São Paulo, para promover os novos sabores de sua marca de goma de mascar. Quem passava pelo local era convidado a escrever ou desenhar uma mensagem no painel e, em seguida, podia compartilhar o conteúdo criado com os amigos nas redes sociais. Com aspecto de vidro congelado, a tela dava a sensação de que as pessoas estavam realmente escrevendo no gelo.
Por fim, para tentar amenizar a saudade que os familiares sentem dos caminhoneiros que passam muito tempo fora de casa, a Ford criou o Calendário da Saudade, que localiza o caminhão via GPS e mostra para a família onde o caminhoneiro está. Além disso, o aparelho pisca os faróis quando o veículo está a menos de 1km da casa, para que a hora do reencontro possa ser comemorada com preparativos extras.
E isso tudo é possível pois a mídia se reinventou e se tornou interativa. Para alcançar o consumidor, portanto, não basta mais só ver ou escutar: sentir, brincar e interagir são ações necessárias para transmitir a mensagem da marca para o público desejado. E o futuro nos reserva coisas maiores e mais interessantes. A aplicação de inteligência artificial, junto aos mecanismos já utilizados hoje, pode revolucionar toda e qualquer campanha publicitária, sem falar na questão dos hardwares, que não param de evoluir e podem proporcionar grandes experiências.