ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

ARTIGO – A Influência das Marcas

Por Patricia Cotti, diretora vogal do Instituto Brasileiro de Executivos e Mercado de Consumo (IBEVAR) e diretora de conteúdo da Academia de Varejo

por Isabella Filippini
30/11/2017
em Artigos Especiais, Comunicação, Geral, Marketing, Mercado, Propaganda, Publicidade
0 0
ARTIGO – A Influência das Marcas
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

O termo branding pode ser traduzido de maneira livre como “o ato de marcar o gado”, forma existente de diferenciar rebanhos e origens. Considere, como exemplo, a existência de dois fazendeiros, criadores de gado, vizinhos com negócios e clientes similares. A harmonia entre os dois coexiste até que o gado de um deles resolva atravessar a cerca ou que algum resolva competir pelo mesmo cliente final. Instala-se, assim, a confusão.

Há mais de dois mil anos, gregos e romanos passaram a identificar seus produtos com a “marca”. Os gados são marcados com ferro quente para que se diferenciem e para que se saiba quem são os seus verdadeiros donos. Cada proprietário cria um sinal original para marcá-los, indicando que aquele produto lhe pertence, independentemente do lado da cerca. Quem vê de fora, a marcação demonstra o cuidado daquele proprietário para com o seu animal, com consequente indicação de qualidade superior.

Com a evolução dos tempos e o crescimento do mercado, esta marcação, até então caseira, passa a significar algo ainda mais complexo, detentor de valor de mercado pela indicação da confiança do cliente e possível fidelidade (resultados). De uma maneira simplista, tomando por base a definição da American Marketing Association, a marca pode ser entendida como todo “nome, termo, design, símbolo ou qualquer outra característica que identifique o produto ou serviço como distinto”.

E é esta distinção, de maneira explícita, que é capaz de gerar confiança, renúncia, fidelidade e, por muitas vezes, alterar a qualidade de produtos até então estabelecidos (qualidade aqui entendida como valor percebido, independentemente das características físicas ali existentes).

De acordo com o escritor e professor Kevin Lane, Keller, os consumidores reagem mais favoravelmente ao produto a partir do momento que conhecem e identificam a marca. Este efeito diferencial no consumidor ocorre a nível cognitivo, afetivo e comportamental.

A grande pergunta que se faz é: o quanto a marca pode influenciar no processo de decisão? Será ela, a marca, capaz de criar um vínculo emocional tão grande a ponto de reduzir a procura de informação ou a avaliação de alternativas, de maneira cega? As experiências demonstram que sim.

Contudo, não podemos deixar de lembrar que “trabalhar a marca” é gerar constantemente expectativas. Expectativas estas que também se alteram no tempo. Como já afirmava o naturalista inglês Charles Darwin, responsável por formular a teoria da evolução das espécies, quem quiser se manter vivo precisa evoluir.  E no contexto do mercado, tal premissa se aplica perfeitamente.

Tags: brandingComunicaçãoMarcasmercado

Posts Relacionados

2020 foi o ano das incertezas que deu a 2021 a maio certeza de todas: resiliência
Artigos Especiais

2020 foi o ano das incertezas que deu a 2021 a maio certeza de todas: resiliência

...

Turma da Mônica e Amigos do Bem se unem para transformar vidas
Projetos

Turma da Mônica e Amigos do Bem se unem para transformar vidas

...

Philips anuncia o músico e apresentador Thaíde como novo tester para a linha de áudio da marca

Philips anuncia o músico e apresentador Thaíde como novo tester para a linha de áudio da marca

Entenda como o marketing online evoluiu e pode ajudar no desenvolvimento da sua empresa

Entenda como os e-commerces enfrentarão os desafios para 2021

Com histórias reais, Pravaler reforça poder transformador da educação em nova campanha

Com histórias reais, Pravaler reforça poder transformador da educação em nova campanha

Casas Bahia cresce no Norte e Nordeste e inaugura loja conceito em Shopping do Recife

Casas Bahia cresce no Norte e Nordeste e inaugura loja conceito em Shopping do Recife

Fábrica de Cultura 4.0 de São Bernardo do Campo inicia rematrícula do 1º semestre de 2021

Fábrica de Cultura 4.0 de São Bernardo do Campo inicia rematrícula do 1º semestre de 2021

Dani Calabresa é a nova garota-propaganda do Bullguer

Dani Calabresa é a nova garota-propaganda do Bullguer

Próximo
Estúdio Fante assina identidade visual de empresa

Estúdio Fante assina identidade visual de empresa

Por gentileza, faça o login para comentar

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.3k Seguidores
  • 3.6k Assinantes

ABC Trends

  • Promoção Tang: ação premia consumidores com veículos sustentáveis, como scooters, patinetes e bicicletas elétricas

    Promoção Tang: ação premia consumidores com veículos sustentáveis, como scooters, patinetes e bicicletas elétricas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • SexPrivé Club estreia na madrugada da Band

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Luanna Lodi, musa do América-MG, retorna ao Bella da Semana

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Avantgarde Brasil anuncia mudança na diretoria e prevê crescimento de 30% em 2021

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Méquizice: aquela mania que todo mundo tem quando come no Méqui

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Você acredita que o aumento do limite de caracteres do Twitter descaracteriza a rede social?

Eventos

Mês Atual

janeiro, 2021

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

DOTCASE
Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Novembro4
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X