O ano de 2019 foi extremamente positivo para os aplicativos financeiros em todo o mundo. Com a digitalização dos bancos e o crescimento das fintechs e carteiras digitais, esse tipo de app se tornou cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, e o número de acessos a eles superou a marca de 1 trilhão no ano passado. É o que aponta o novo relatório Mobile Finance Apps , da Liftoff, líder global em marketing e retargeting de aplicativos, realizado em parceria com a App Annie.
A pesquisa de 117 apps nos 12 mercados mais importantes do mundo entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2019. Foram contabilizadas 22 bilhões de impressões, 382 milhões de cliques e 7 milhões de instalações.
O relatório mostra que as fintechs tiveram vantagem em relação aos bancos tradicionais no número de pessoas engajadas em seus aplicativos. A base de usuários dos apps de instituições financeiras digitais cresceu 20%, contra 15% dos bancos.
Os profissionais de marketing dos apps financeiros obtiveram bons resultados na conversão de instalações em registros (46,2%). Descendo o funil de vendas, porém, a taxa de conversão em compras foi de 19%.

O Android registrou custos bem menores em todos os estágios do funil em comparação com o iOS, mostrando-se uma alternativa mais vantajosa para adquirir e engajar usuários nos apps financeiros.

Os usuários levam, em média, 14 minutos para fazer o registro no app após a instalação, o que mostra que a pessoa “sabe o que quer” ao fazer o download de um aplicativo financeiro. Nas partes inferiores do funil, porém, o tempo até a ativação, ou seja, uma ação que envolve transferência de recursos, foi de 11 horas e 35 minutos.

Veja o relatório completo: http://info.liftoff.io/pt-br/2020-mobile-finance-apps-report/