Estudo recente da Advisory Board, reconhecida instituição norte-americana indicou que o aumento de 1% no engajamento dos funcionários, impactava positivamente em 0,33% na avaliação geral do hospital, dado esse que reforça uma pesquisa anterior da Gallup em que afirmava-se que o engajamento dos enfermeiros é a variante número um na mortalidade hospitalar, ultrapassando fatores como a tecnologia. Tais estudos demonstram como a eficiência da Comunicação Interna pode gerar resultados positivos para os negócios e também salvar vidas.
Startup que desenvolve um aplicativo para Comunicação Interna e RH, a Dialog.ci tem se destacado no setor de saúde ao entregar uma solução que atende a necessidade de engajamento dos mais diferentes públicos internos de clínicas e hospitais.
“No setor da saúde, trabalhamos com empresas como a Unimed que busca alinhar os propósitos da instituição com os dos colaboradores. Funcionamos justamente como um canal interativo de comunicação entre empresa e colaboradores, por meio de um mural participativo, com conteúdos segmentados por público, quizzes, pesquisas de opinião e depoimentos entre colaboradores, além das funcionalidades de engajamento e sistemas externos de RH”, explica o CGO da startup, Gabriel Kessler.
Ainda de acordo com o empresário, um profissional de comunicação em um serviço de saúde precisa informar os colaboradores, independentemente de fatores como turnos e cargos. “Utilizar e-mail é correr o risco de a mensagem não ser aberta ou se perder em meio a outros. Se lançar mão de murais, há a chance desse canal ser considerado como “paisagem” por vários colaboradores, que não se atentam às suas atualizações. Dessa forma, apostar em uma estratégia com múltiplos canais é uma alternativa, mas não é a melhor se também considerarmos o gasto com tempo para atualizar diversas frentes e o investimento financeiro para mantê-las”, comenta.
Assim, um app de comunicação interna e RH, que esteja no alcance de todos os colaboradores, com acesso de uma forma simplificada, com recursos de engajamento e métricas para ajudar o profissional de comunicação. “Um meio que favorece todos esses requisitos e, provavelmente, estará no bolso da calça, do jaleco ou camiseta do colaborador é o smartphone. Comunicar-se via celular é mais certeiro, pois seu uso é habitual na rotina das pessoas”, complementa Kessler.
Solução: um aplicativo de comunicação interna
O Dialog.ci é um aplicativo simples, fácil de ser instalado, e pode ser acessado em qualquer turno e ambiente de trabalho, chegar ao colaborador sem distinção de cargo ou rotina, ser atualizado em tempo real e ainda ter recursos próprios e personalizados de engajamento.
“Isso é um bônus para o profissional de comunicação que trabalha no setor da saúde, pois é uma forma de centralizar as informações em um só canal, otimizar o tempo de trabalho para dedicar esforços em outros projetos, além de analisar periodicamente o desempenho das ações de comunicação interna”, conclui.