A Mota Machado, referência no mercado da construção civil há 56 anos, passou nos últimos meses por uma transformação marcante em sua identidade visual. Em 2024, a empresa realizou o primeiro rebranding de sua história, refletindo sua constante busca por inovação e adaptação às demandas do setor. A identidade foi desenvolvida pela renomada agência carioca Ana Couto, e traz significativas alterações na logomarca, que reforçam a tradição e o compromisso da Mota Machado em construir caminhos para morar bem.
Trazendo a importância dessa mudança estratégica, a diretora de marketing, inovação e sucesso do cliente da construtora, Rafaela Machado, destaca a visão constante pela excelência como um dos diferenciais.
“Mesmo sendo uma referência no mercado, a Mota Machado está constantemente em busca do novo. Esse rebranding é o alinhamento da nossa marca, onde fomos olhar diretamente para as nossas raízes, buscando honrar o nosso legado, mas com o olhar para o futuro. Somos uma empresa atual, atenta às necessidades do mercado e, principalmente, dos nossos clientes, detalhes esses que estão refletidos na identidade visual”, declara.
Para Erika Pinheiro, sócia diretora da agência Ana Couto, o maior desafio foi preservar o legado da construtora enquanto se criava algo novo. “O maior desafio foi garantir o reconhecimento da marca, traduzindo sua história e expertise na nova identidade. A Mota Machado tem anos de bom relacionamento com seu público, e essa base foi essencial para evoluir sua estratégia, agora refletida no âmbito visual e verbal”, pontua.
A nova logomarca ganhou um símbolo que entrelaça os dois Ms de Mota Machado, ampliando a percepção de relacionamento e integração com seus clientes. O símbolo possui uma perspectiva tridimensional, remetendo aos empreendimentos da construtora. “Em um mercado padronizado, focamos na autenticidade da Mota Machado. A nova identidade visual reflete o propósito e a proposta de valor da empresa por meio de elementos gráficos proprietários, como a janela, que transmite aconchego e sensibilidade,” explica Erika.
A paleta de cores também foi cuidadosamente escolhida, com o vermelho predominante transmitindo calor e intensidade, equilibrado com bordô e vermelho, além de tons que remetem à iluminação e ao paisagismo dos empreendimentos. “Agora, a marca vai além do que existe entre paredes, ela reflete conforto, estilo de vida e o bem-estar que a Mota Machado proporciona há mais de 50 anos,” conclui a diretora da agência.
Sara Dantas, gerente de marketing e sucesso do cliente da Mota Machado, ressalta a relevância do novo posicionamento em cada ponto de contato com o público. “Essa transformação reflete o compromisso que temos em manter a excelência em todas as fases da jornada do cliente. A nova identidade visual da Mota Machado não apenas moderniza a nossa imagem, mas também fortalece a conexão com parceiros, clientes e colaboradores, reforçando o cuidado e a atenção que dedicamos desde o primeiro contato até a entrega dos nossos empreendimentos,” afirma Sara.
Com a identidade, a Mota Machado reforça sua posição entre as principais no mercado da construção civil em todo o Nordeste, destacando-se pela capacidade de inovar e evoluir, mantendo o compromisso de fazer o certo. “A Mota Machado cria espaços para histórias de bem-estar há mais de cinco décadas. Esse relacionamento próximo com as pessoas e a evolução constante é o que torna a marca única e diferenciada em todas as suas expressões”, finaliza Pinheiro.