Eu decidi escrever esse artigo logo depois que os amigos enviaram a notícia no grupo de whats no comitê de branding do PRÊMIO ABC DA COMUNICAÇÃO.
A maior motivação foi porque nos últimos tempos, eu tenho visto muitas pessoas apenas debatendo sobre os novos logos quando as marcas se reposicionam, mas, esquecem de analisar as mudanças que envolvem o negócio.
Eu não estou dizendo que o logo não é importante, mas do nosso ponto de vista, as expressões visuais de uma marca sempre são o resultado da definição estratégica. Pode ser que mude o logo, uma tagline, um detalhe da cor ou até mesmo apenas o seu tom de voz, que nesse caso já estamos falando das expressões verbais. (tema para outro artigo)
Vejam abaixo uma ilustração do nosso processo, para vocês entenderem a forma que pensamos:
Eu resumi o artigo publicado pela Nubank com essa mensagem:
“…seguimos nos reinventando para tornar o Nubank uma plataforma de soluções financeiras para você controlar o seu dinheiro e se tornar a sua melhor versão.
Perceberam como a mudança vai muito além do logo? Estamos falando de um novo posicionamento guiado por uma nova estratégia de negócio.
O que é um novo posicionamento? É projetar/mudar a imagem que as pessoas têm com relação a sua empresa, que pode estar relacionado com alguma mudança de comportamento do consumidor, modelo d negócio, novos produtos/serviços entre outros motivos.
O fato é que muitas marcas estão se reinventando nesse momento atual, mas isso não é um evento que acontece/aconteceu apenas por conta da pandemia que acelerou e transformou da noite para o dia os cenários econômicos. Isso já acontecia, muitas marcas se reinventaram nos últimos cinco anos por conta de alguns exemplos citados acima.
O surgimento de “novos posicionamentos” estão diretamente relacionados com os novos objetivos de negócio das empresas. Antes de falarmos apenas sobre o logo, precisamos entender os desafios por trás do negócios, essa é a provocação que eu trouxe aqui hoje para vocês.
Quando começamos a falar sobre o negócio, as opiniões pessoais baseadas apenas nas cores e formas do logo ficam em segundo plano. Eu fiz um vídeo recente falando sobre “apenas mudar o logo”, se tiverem interesse depois vejam esse conteúdo.
Link do vídeo acima > https://www.instagram.com/p/CMU7beOB4Dq/
Para finalizar segue o vídeo publicado no canal da marca https://www.youtube.com/watch?v=vwSCFq1su6s
Vamos juntos, sempre levantando questionamentos e trazendo provocações para nossa evolução! Grande abs