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Ann Handley: “Marcas devem conquistar a confiança do cliente em vez de chamar atenção”

Em sua palestra no RD Summit 2019, Ann Handley, uma das maiores especialistas em marketing de conteúdo do mundo, pediu para que empresas tenham calma e busquem melhorar a jornada do cliente

Da redação ABC da Comunicação by Da redação ABC da Comunicação
08/11/2019
in Digital
0 0
Ann Handley: “Marcas devem conquistar a confiança do cliente em vez de chamar atenção”
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Empresas de todos os portes, atualmente, disputam de maneira agressiva a atenção do consumidor. Para a especialista em marketing e chefe de conteúdo Ann Handley — uma das maiores referências da profissão — , esta estratégia não só é equivocada, como também afasta o cliente.

Em sua palestra no RD Summit 2019, a especialista utilizou um exemplo para mostrar como empresas devem desacelerar na hora de produzir estratégias para fisgar o cliente.

Em certa ocasião, ela tentou atrair um coelho que apareceu no quintal de sua casa utilizando cenoura. Não funcionou. Então, ela tentou com outra verdura e, depois, com uma montanha de vegetais. O animal se assustou e fugiu, em vez de se aproximar de Ann.

O gancho de estratégias de marketing para atrair o coelho é semelhante. Primeiro, empresas fazem campanhas para chamar a atenção, e depois, soltam montanhas de spam, chamando para uma ativação.

“O coelho foi preparado para não gostar de mim. Com muita frequência, isso é o que nós, enquanto clientes, fazemos com o marketing. Quando vimos um sinal de marketing vindo na nossa direção, vamos embora. O consumidor é preparado para não confiar na gente”, diz Handley.

Dispute a confiança e não a atenção

A especialista em Marketing defende que as empresas tenham mais calma e pensem de forma mais estratégica. “Abordei o coelho quase como se fosse uma corrida, mas essa era a maneira errada de abordá-lo. Em vez de fazer isso, eu deveria ser mais estratégica”, diz Ann. No marketing, de forma semelhante, deve-se elaborar estratégias que conquistem a confiança, ao contrário de disputar a atenção.

De acordo com a empresa de Ann Handley, a MarketingProfs, 73% dos profissionais de marketing estão produzindo mais que no ano passado, mas apenas 35% sabem se suas estratégias de conteúdo são efetivas.

Conhecendo melhor seu público

A palestrante sugere que empreendedores se perguntem mais sobre como tocar os corações e mentes do público-alvo. Para Ann Handley, perguntas como: “O que o seu público quer de você? O que só você consegue oferecer? O que une o seu público? O que o compele emocionalmente?”, devem ajudar na construção de um relacionamento entre consumidor e marca.

A especialista em Marketing ainda afirmou que narrativas são tão importantes quanto métricas: “A sua história não é sobre a sua solução, sobre o seu produto, é a respeito da pessoa que você está tentando alcançar. Traga-a para o centro e conte essa história humana”, diz.

A melhor forma de usar o email Marketing

Ann Hanley acredita que o email Marketing é o único lugar em que quem está no comando são pessoas, e não o algoritmo.

A especialista recomenda que empresas, para criar um email marketing que aproxime o consumidor em vez de afastá-lo, evitem e-mails como: newsletter@ ou naoresponda@, com títulos genéricos. Embora email seja uma ferramenta de disparos em massa ou personalizada, ele é lido somente por uma pessoa.

“Quando escrevo para a minha newsletter, penso em um assinante. Pode ser alguém com quem conversei aqui no evento ou em uma rede social. Quanto mais pessoal for, mais universal vai ser, e mais humana a minha voz será. Independentemente do número de pessoas que recebem, você envia para uma caixa de entrada”, conclui Ann Handley.

Para acompanhar mais novidades sobre Marketing Digital e Vendas, não deixe de assistir ao RD Summit Liveshow, com entrevistas exclusivas com grandes nomes presentes nos 3 dias de evento! Confira o resumo do conteúdo das palestras no blog do RD Summit 2019.

Tags: DigitalMarcasRD StationRD Summit 2019

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