Empresas de todos os portes, atualmente, disputam de maneira agressiva a atenção do
consumidor. Para a especialista em marketing e chefe de conteúdo Ann Handley — uma das maiores referências
da profissão — , esta estratégia não só é equivocada, como também afasta o cliente.
Em sua
palestra no RD
Summit 2019, a
especialista utilizou um exemplo para mostrar como empresas devem
desacelerar na hora de produzir estratégias para fisgar o cliente.
Em
certa
ocasião, ela tentou atrair um coelho que apareceu no quintal de sua casa
utilizando cenoura. Não funcionou. Então, ela tentou com outra
verdura e, depois, com uma montanha de vegetais. O animal se assustou e
fugiu, em vez de se aproximar de Ann.
O
gancho
de estratégias de marketing para atrair o coelho é semelhante. Primeiro,
empresas fazem campanhas para chamar a atenção, e depois,
soltam montanhas de spam, chamando para uma ativação.
“O
coelho foi preparado para não gostar de mim. Com muita frequência, isso é
o que nós, enquanto clientes, fazemos com o marketing. Quando
vimos um sinal de marketing vindo na nossa direção, vamos embora. O
consumidor é preparado para não confiar na gente”, diz
Handley.
Dispute a confiança e não a
atenção
A
especialista em Marketing defende que as empresas tenham mais calma e
pensem de forma mais estratégica. “Abordei o coelho quase como se
fosse uma corrida, mas essa era a maneira errada de abordá-lo. Em vez de
fazer isso, eu deveria ser mais estratégica”, diz Ann. No
marketing, de forma semelhante, deve-se elaborar estratégias que
conquistem a confiança, ao contrário de disputar a atenção.
De
acordo
com a empresa de Ann Handley, a MarketingProfs, 73% dos profissionais de
marketing estão produzindo mais que no ano passado, mas apenas 35%
sabem se suas estratégias de conteúdo são efetivas.
Conhecendo melhor seu público
A
palestrante sugere que empreendedores se perguntem mais sobre como tocar os corações e mentes do público-alvo. Para Ann Handley,
perguntas como: “O que o seu público quer de você? O que só você consegue oferecer? O que une o seu público? O que o compele
emocionalmente?”, devem ajudar na construção de um relacionamento entre consumidor e marca.
A
especialista em Marketing ainda afirmou que narrativas são tão
importantes quanto métricas: “A sua história não é sobre a sua
solução, sobre o seu produto, é a respeito da pessoa que você está
tentando alcançar. Traga-a para o centro e conte essa história
humana”, diz.
A melhor forma de usar o email
Marketing
Ann Hanley
acredita que o email Marketing é o único lugar em que quem está no comando são pessoas, e não o algoritmo.
A
especialista recomenda que empresas, para criar um email marketing que
aproxime o consumidor em vez de afastá-lo, evitem e-mails como:
newsletter@ ou naoresponda@, com títulos genéricos. Embora email seja
uma ferramenta de disparos em massa ou personalizada, ele é lido
somente por uma pessoa.
“Quando
escrevo para a minha newsletter, penso em um assinante. Pode ser alguém
com quem conversei aqui no evento ou em uma rede social. Quanto
mais pessoal for, mais universal vai ser, e mais humana a minha voz
será. Independentemente do número de pessoas que recebem, você envia
para uma caixa de entrada”, conclui Ann Handley.
Para
acompanhar mais novidades sobre Marketing Digital e Vendas, não deixe de assistir ao RD Summit Liveshow, com entrevistas exclusivas com
grandes nomes presentes nos 3 dias de evento! Confira o resumo do conteúdo das palestras no blog do RD Summit 2019.