ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Comunicação Arte e Cultura

Ana Erthal, da ESPM-Rio, lança livro sobre uso dos sentidos como estratégia de comunicação

Obra reúne estudo de 10 anos sobre o tema e será lançada em 14 de fevereiro, na Livraria da Travessa

Da redação ABC da Comunicação by Da redação ABC da Comunicação
08/02/2019
in Arte e Cultura, Comunicação
0 0
Ana Erthal, da ESPM-Rio, lança livro sobre uso dos sentidos como estratégia de comunicação
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Ana Erthal, professora e responsável pela pesquisa de Digital Branding Experience da ESPM-Rio, escola de negócios referência nas áreas de Marketing, Comunicação, Economia Criativa e Inovação, lança em 14 de fevereiro, na Livraria da Travessa, o livro A Comunicação Multissensorial. Compreendendo Modos de Sentir.

A obra aborda a influência dos cinco sentidos humanos no processo de comunicação das marcas. “Somos exposto a 350 mensagens publicitárias por dia, em média”, diz Ana, que dedicou sua tese de doutorado ao tema.  “O objetivo das minhas pesquisas é avaliar se o sensorial brand — conjunto de percepções sensoriais que envolvem uma marca – é um recurso mercadológico eficaz para ativar a memória do consumidor. “

As pesquisas realizadas nos últimos dez anos demonstraram que os registros sensoriais estão relacionados a outras experiências e dessa maneira criam vínculos de memória mais efetivos. São comuns relatos de consumidores que associam, por exemplo, o cheiro de um produto a sua marca. Como exemplo, a autora cita o depoimento de uma consumidora que resolveu comprar um novo par de sandálias da marca Melissa graças ao cheiro marcante e característico do produto. 

O livro também menciona a interferência do avanço tecnológico — como a popularização das telas touch ou a introdução dos silenciosos veículos leves sobre trilhos (VLT) — nos sentidos humanos. “A modernidade alterou os modos de sentir e hoje vivemos o efeito dessas mudanças”, diz Ana.  

Serviço

  • O quê: Lançamento do livro A Comunicação Multissensorial. Compreendendo Modos de Sentir
  • Quando: 14 de fevereiro
  • Onde: Livraria da Travessa. Rua Sete de Setembro, 54, Centro – Rio de Janeiro
  • Horário: 17 horas 

Sobre Ana Erthal

Coordena a área de pesquisas da ESPM Rio, onde é professora na graduação e na pós-graduação. Formada em jornalismo, com mestrado e doutorado na linha de Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Ana atuou em diversos projetos de comunicação e marketing digital para empresas como Oi, Detran-SP, Fundação Vanzolini, Rede Bandeirantes, SulAmérica Seguros e Fundação Roberto Marinho. Foi colunista para portais de tecnologia e possui muitos casos de estudos e artigos sobre seus temas de interesse.

Tags: culturaESPM-Riolivro

Related Posts

Em maio, Bluefit reforça campanha “Diga Sim para o Seu Bem-Estar” e o valor de treinar acompanhado
Campanhas

Em maio, Bluefit reforça campanha “Diga Sim para o Seu Bem-Estar” e o valor de treinar acompanhado

...

TIM conta a história do primeiro fotógrafo com deficiência visual a cobrir eventos de paratletismo
Campanhas

TIM conta a história do primeiro fotógrafo com deficiência visual a cobrir eventos de paratletismo

...

PACCO valoriza os rituais do amor com a nova campanha de dia dos Namorados

PACCO valoriza os rituais do amor com a nova campanha de dia dos Namorados

FILA apresenta coleção Union Classics e o tênis X2K

FILA apresenta coleção Union Classics e o tênis X2K

Loungerie lança campanha de Dia dos Namorados que celebra a confiança e a expressão da mulher 

Loungerie lança campanha de Dia dos Namorados que celebra a confiança e a expressão da mulher 

Atriz Marina Ruy Barbosa faz campanha para marca de medicina diagnóstica

Atriz Marina Ruy Barbosa faz campanha para marca de medicina diagnóstica

Nestlé Materna® lança canal inédito com especialistas para escuta ativa de mães e futuras mães

Nestlé Materna® lança canal inédito com especialistas para escuta ativa de mães e futuras mães

Petrobras lança campanha nacional que reforça sua liderança como patrocinadora da cultura brasileira

Petrobras lança campanha nacional que reforça sua liderança como patrocinadora da cultura brasileira

Next Post
AD Rocket Mídia fecha projeto com a renomada arquiteta Orlane Santos

AD Rocket Mídia fecha projeto com a renomada arquiteta Orlane Santos

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Você acredita que o aumento do limite de caracteres do Twitter descaracteriza a rede social?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X