A plataforma Amplia, solução educacional da SOMOS Educação, acaba de completar 10 anos de atuação com diversos motivos para celebrar. Afinal, nesta trajetória, a empresa alcançou resultados significativos e proporcionou também grandes avanços para as escolas parceiras em todo o Brasil. Atualmente, mais de 550 escolas parceiras, 200 mil alunos e 7 mil professores utilizam a plataforma de ensino. Ao longo dos anos de atuação, a Amplia teve muitas conquistas. Em 2020, se tornou um dos maiores sistemas de ensino de selo único do Brasil, reconhecido pela promoção de excelência acadêmica, pelo alto nível de serviço e por uma cultura de inovação. Já em 2021, passou a fazer parte da SOMOS Educação, principal grupo de educação básica do Brasil com escolas próprias, sistemas de ensino e editoras. “Acreditamos que, junto ao maior grupo de educação básica do Brasil, seremos capazes de impactar ainda mais a educação brasileira, apoiando as escolas rumo à excelência acadêmica, proporcionando maior eficiência e possibilitando a transformação digital, inevitável nos dias de hoje”, afirma Raphael Machado Mantovano, diretor da plataforma Amplia. A Amplia nasceu em 2015 como plataforma de ensino Eleva. A marca tinha o objetivo de proporcionar um projeto pedagógico único e academicamente excelente, além de reforçar a cultura de resultados e aprovações das escolas e conseguiu. Hoje, do seu conceito até sua execução, é uma grande inovação no sistema de ensino tradicional. “Ao proporcionar um currículo completo, incluindo habilidades acadêmicas e socioemocionais, personalização do estudo por meio da tecnologia, material didático atualizado e contextualizado, além de assessoria pedagógica e operacional dedicada, a plataforma se firma como uma evolução em termos de ensino e aprendizado”, explica Mantovano.
Educação Contemporânea As demandas da educação contemporânea se transformam a todo momento. De um lado, os alunos buscam entender o porquê de estudar cada conteúdo e solicitam cada vez mais novos recursos integrados ao aprendizado. Do outro, os professores enfrentam as exigências típicas da profissão – como lidar com diferentes estilos de alunos e as mais variadas velocidades de aprendizado. Para atender a essa demanda, a solução buscou o que há de melhor e mais moderno em ensino no mundo para desenvolver a plataforma de ensino. “Criada em um ambiente de construção coletiva, a Amplia facilita a vida de educadores ao fazer com que eles e os alunos falem a mesma língua e estejam alinhados em anseios e exigências. Por ser totalmente contextualizada, o aluno torna-se mais preparado não só para o Enem, mas para o mercado de trabalho e para a vida”, diz Mantovano.
Os três pilares da marca Segundo o diretor da plataforma, três pontos foram cruciais para o sucesso da Amplia em sua trajetória. São eles: Excelência acadêmica: formar alunos que dominem, tecnicamente, os conteúdos e que sejam capazes de articular na prática o conhecimento adquirido, aplicando-a à realidade do mundo para além da sala de aula;
Habilidades de vida: além das habilidades cognitivas, é importante que os estudantes desenvolvam outras habilidades, como trabalho em equipe, perseverança, positividade e criatividade, enquanto estimulam a inteligência emociona e o pensamento crítico; Cidadania: formar um cidadão completo que, além das habilidades socioemocionais e acadêmicas, desenvolva valores democráticos, cidadania digital, empreendedorismo social, e entenda seu papel dentro da sociedade. Diferenciais da plataforma Os materiais do Ensino Fundamental (Anos Finais) e do Ensino Médio foram escritos seguindo uma filosofia pedagógica que enfoca a contextualização, sem abrir mão do conteúdo. Todos os assuntos partem de um texto motivador, abrangem a teoria de forma aprofundada e terminam com exercícios contextualizados que ilustram aplicações dos conceitos vivenciados no cotidiano. No Ensino Fundamental (Anos Iniciais) dada a pouca vivência dessa faixa etária, a contextualização não se dá por meio de incentivos externos, como acontecimentos no país e no mundo, mas na própria experiência de vida das crianças. A necessidade de conectar o conhecimento do estudante ao contexto em que ele se insere sempre existiu; no entanto, é ainda mais importante no século XXI. Deve-se frisar que a contextualização está totalmente de acordo com as principais avaliações que o aluno poderá fazer ao longo de sua vida escolar, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Celebração A marca comemorou seus 10 anos em agosto e, para essa celebração, realizou uma série de ações 360º, entre elas, o evento Conexão Amplia. Realizado de 13 a 15 de agosto, no Hotel Atlantico- Búzios, no Rio de Janeiro, teve o objetivo de fortalecer o relacionamento com as escolas parceiras, promovendo uma experiência emocionante e inesquecível. A ocasião foi muito especial e contou com palestrantes que abordaram temas atuais e relevantes no contexto educacional.