Um ano após passar por uma reformulação total, desenvolvida em parceria com a Play9 – ecossistema de conteúdo e de expansão de audiência, também responsável pela produção da maior live commerce do Brasil, o Show da Black Friday –, o canal da Americanas no YouTube é um caso de sucesso. A plataforma se transformou em um canal de marca com conteúdo original e relevante para o público.Desde sua reformulação, o YouTube Americanas foi assistido por mais de 315 mil horas pelos brasileiros. O canal também conquistou quase 115 mil novos inscritos, com uma média de conversão por vídeo seis vezes maior, em comparação com o ano anterior, antes da parceria com a Play9. Além disso, a Americanas dobrou sua média de engajamento com o público no YouTube, considerando comentários, compartilhamentos, marcações de “gostei” e “não gostei”.
“Nosso objetivo durante este último ano foi reforçar a ideia de que os consumidores podem se conectar com a marca em todos os momentos, desde a hora da compra até no entretenimento. Por isso, trabalhamos para entregar conteúdos com cada vez mais consistência e autenticidade, sempre buscando a melhor forma de dialogar com nosso público. Chegamos num formato muito feliz de parceria, troca e muita soma dos nossos times internos e da Play9”, afirma Marcelli Valle, gerente de branding da Americanas.
“Além de se tornar mais um ponto de relacionamento entre marca e consumidor, o canal contribuiu para a marca se consolidar como publisher, trazendo o público para mais perto da Americanas”, destaca a gerente da conta da Americanas na Play9, Priscila Montandon.
Com a originalidade de nomes como Ana Clara, Ademara Barros, Maíra Medeiros, Richard Abelha e Nathaly Dias, que compõem o time de influenciadores da marca, a Americanas viu suas métricas e resultados saltarem. “O desempenho positivo é resultado de uma aposta em conteúdo criativo e um squad de influenciadores plural, totalmente alinhado aos pilares da Americanas. Com bom humor e talento, esse time conseguiu transformar a cara do canal e até mesmo furar a bolha do YouTube, criando novas histórias também em outras plataformas”, diz Priscila.
Junto à Play9, considerada a maior network de YouTube do Brasil, a Americanas também apresentou, em seu canal, dois eventos históricos: a live do 11/11 e o Show da Black Friday, dois mega eventos que reuniram inúmeros influenciadores e artistas, muito entretenimento e diversão para o público.