Para dar visibilidade às pessoas trans e travestis, a Ambev estreia a campanha Names, protagonizado por alguns de seus colaboradores trans e travestis e, também, por Linn da Quebrada, que, recentemente, se tornou Consultora de Diversidade e Inclusão.
Assinada pela agência Africa e produzido por uma equipe de pessoas trans, o filme segue o mote “Nomes têm o Poder de Transformar”, e enfatiza como a mudança oficial do nome pode ser algo transformador na vida da pessoa trans e travesti. Afinal, é pelo nome que se afirma a própria identidade, que se ganha maior visibilidade e que se dá esperança para uma vida melhor, mais inclusiva.
Hoje, a Ambev conta com mais e 160 colaboradores trans e travestis, e 13 participaram da gravação: Mathu Capistrano da Costa (Ela/Dela), Lucas Buaes (Ele/Dele), Amanda Gutierrez (Ela/Dela), Rafael Gustavo (Ele/Dele), Victhor de lima Matos (Ele/Dele), Mar Domingos (Ela/Dela), Issabela Alves Reis (Ela/Dela), Kaique Oliveira Fontes (Ele/Dele), Fernando Gabriel Tomaz Souza (Ele/Dele), Felipe Ferreira De Barros (Ele/Dele), Cris Leite da Costa (Ela/Dela), Ariel Evaldt Silva (Ela/Dela) e Eduardo Duzzi (Ele/Dele).
“Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas estamos muito felizes com os passos que já estamos dando. Se queremos uma sociedade que respeite as pessoas em toda a sua individualidade, a transformação precisa começar em cada um de nós. É essa a mensagem que queremos passar para o nosso ecossistema: a ação coletiva e o diálogo transformam vidas. Pessoas trans e travestis devem ser respeitadas, e a retificação do nome é um dos primeiros passos para que elas se sintam incluídas na sociedade”, comenta Michele Salles, Diretora de Diversidade e Inclusão da Ambev.
Recentemente, a companhia anunciou que está fazendo, de forma gratuita e com todo suporte burocrático necessário, a retificação civil dos nomes de todos os colaboradores trans e travestis que desejarem. O projeto foi batizado de “Me chame pelo meu nome (e pronome também!). Além disso, a companhia também doou um valor proporcional para a Casa Neon Cunha, ONG que apoia pessoas LGBTQIAP+ em situações de vulnerabilidade, para que outras pessoas trans possam realizar este sonho.
Trajetória de D&I
E não é de hoje que a Ambev reforça seu apoio e respeito à causa LGBTQIA+. Desde 2016, a companhia firmou um compromisso público com o respeito à diversidade e, desde então, tem realizado uma série de ações que vão desde apoio ao público interno e criação de diretrizes para eliminar o preconceito ou sexismo de suas marcas, até o apoio das normas de conduta da ONU para empresas que suportam direitos LGBTQIA+.
Além disso, outras ações de apoio à comunidade trans estão sendo implementadas pela Ambev e parceiros, como o TForma, curso promovido pela Academia da Cerveja em parceria com a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) e o Instituto Ceres, que vai formar pessoas trans para trabalhar no mercado de serviço de bares; a segunda edição do projeto Brewing Love, que vai destinar o lucro obtido com a venda de cervejas especiais, feitas exclusivamente para apoiar o movimento, para a mentoria a empreendedores trans e travestis; e o apoio à edição da Feira de Empregabilidade de Pessoas Trans e à Marcha Trans — esta última junto com a sua marca Beats.
Inclusive, para colaborar com a visibilidade de artistas trans binárias e não binárias, e travestis, Beats acaba de assumir o compromisso do Palco Beats, uma iniciativa que vai bancar o cachê de artistas maiores de 25 anos selecionades em palcos de diferentes casas de shows espalhadas pelo Brasil, com o objetivo de ampliar a voz dessa geração de artistas e levar cultura para os quatro cantos do país. As inscrições podem ser feitas no site.
Uma landing page foi criada para compilar essas e outras ações que a Ambev vem promovendo ao longo dos últimos anos para tornar seu ecossistema um ambiente mais diverso, inclusivo e que respeite a individualidade de cada pessoa.
FICHA TÉCNICA
- Título: Names
- Agência: Africa
- Cliente: AMBEV INSTITUCIONAL
- CCO: Sergio Gordilho
- Direção Executiva de Criação: Rodrigo Marangoni
- Direção de Criação: Carolina Patrocínio
- Criação: Lorran Schoechet, Thomaz Marsiglia
- COO: Carolina Boccia
- Atendimento: Heloisa Pupim, Rafael Marques, Caio Rosario, Amanda Lina
- Planejamento: Quentin Mahe, Mariana Crepaldi
- Mídia: Victor Berto, Caroline Richa
- Conteúdo: André Moraes
- RTV: Rodrigo Ferrari, Patricia Melito, Juarez Lima e Ale Sarilho
- AMBEV // MARCA
- PR: Rafaela Prieto
- Produção AMBEV: DraftLine Integrada
- Head Produção Audiovisual: Julia Kannebley
- Executivo de Produção Integrada: Caio Baldini
- Produção Executiva: Karin Stuckenschmidt e Carlos Grübber
- Producers seniors: Gabi Froemming e Anna Sayão
- Produção Imagem: Nuvem
- Direção: Rosa Caldeira
- Direção de fotografia: Vitor Duarte
- Direção de arte: Felipa Damasco
- Produção executiva: Renata Corrêa
- Atendimento: Gabriela Fittipaldi
- Coordenação de produção: Renata Munaretto, Gabriela Carvalho, Karol Brito, Mariana Pisani
- Assistência de Direção: Mayara Lúcia Saldanha
- Diretor de produção: Arabi Mesquita, Karol Brito, Ana Lucia Nascimento
- Coordenação de Pós-produção: Ale Campos
- Finalizador: Mell Helade
- Montagem e Cor: Clau Rossatti
- Animação: Guilherme Mourão
- Comp.: Thamires Trindade e Ivan Lima
- Produtora Áudio: Hefty
- Produtor Musical / Trilha: Edu Luke,Cris Botarelli, Otávio Cavalheiro, Celso Moretti, Tuco Barini e Rud Lisboa
- Atendimento: Debora Carvalho e Daniella Cabaritti
- Coordenação: Larissa Durante e Susi Rodrigues
- Locução: Linn da Quebrada (Lina Pereira)
- Produtora de foto: Xisgênera
- Fotógrafo: Bernoch
- Co-direção de foto: Vitor Monteiro
- Assistentes de foto: Pedro Saad e Lau Baldo
- Produção executiva: Gabriel Rezende
- Aprovação / Cliente: Alexandre Costa, Ewerton Oliveira, Natalia Capelini