Segundo
informações divulgadas pela Hays Executive, apenas 15% dos cargos de
gerência são ocupados por mulheres. Já em segmentos como o de
Tecnologia, a participação feminina permanece na taxa dos 20%. Diante
desse panorama, a All iN – unidade de Marketing Digital da Locaweb – vai
na contramão do mercado e passa a investir em uma gestão feminina por
meio da implantação de uma área estratégica. A chamada Customer Success
nasceu com o objetivo de fortalecer a presença da marca no ramo.
A
responsável pelo projeto é Dayane Vianna, gerente de Customer Success
da All iN. “O que motivou a estruturação da iniciativa foi a compreensão
de que faltava braço e olhar estratégico em ações de Marketing de
médios e grandes negócios. Tradicionalmente, as empresas tendem a
utilizar um único profissional de Marketing em diversas funções com um
pensamento de que para criar um relacionamento com o cliente basta
enviar e-mails. Mas, por detrás de todo bom resultado, há a necessidade
de estratégia”, afirma a executiva.
Quando
se trata do grande problema do mercado de Marketing Digital solucionado
pela área de Customer Success de All iN, é possível citar o turnover
visto que a profissão é marcada por uma alta rotação de profissionais,
e, consequentemente, a perda do histórico de trabalho. Em seguida, outro
diferencial apresentado pela marca é a otimização da entregabilidade
dos envios na qual se faz a gestão da base de leads a fim de recuperar
os clientes inativos e ir em busca de melhorias.
“Enxergamos
além dos dados. Para nós, alcançar uma comunicação efetiva com os
consumidores a partir do e-mail marketing é um processo totalmente
personalizado independente do ramo de atuação do cliente. Além do
monitoramento de performance da plataforma de e-mail marketing ser feito
por quem a criou, a ação leva em consideração a análise comportamental
de cada base de lead identificando os caminhos a serem tomados pelas
campanhas”, explica Dayane. Ao todo, a iniciativa cresceu 200% durante o
período de 2017 a 2019. Entre os clientes, encontram-se negócios como
Riachuelo, Polishop e Giuliana Flores.
Há
cinco anos na All iN, a gerente entrou na empresa como analista após
decidir ingressar na área de Marketing quando a marca foi adquirida pela
Locaweb em 2013. A executiva que já trabalhava na companhia com
cancelamento de serviços, decidiu cursar uma faculdade de Marketing à
distância para conseguir cuidar do filho em paralelo aos estudos. Desde
então, tornou-se referência para aquelas que também desejam crescer na
carreira principalmente em um ambiente dominado pelo gênero masculino.