Criada há mais de 30 anos, a linha Absinto é considerada um grande clássico no cenário da perfumaria brasileira. Best-seller dentro do portfólio da Água de Cheiro , pioneira no mercado de franquias de beleza e perfumaria, as fragrâncias surgem como essência da campanha que visa exaltar o sucesso da linha atemporal entre diferentes públicos e estilos de consumidores.
Pensando na celebração e promoção da tradicional linha Absinto, a Água de Cheiro vem investindo em fortes estratégias de comunicação, com a parceria de grandes nomes nacionais que, assim como o Absinto, são símbolos da nostalgia e da atemporalidade. Personalidades como Gretchen e Simoni farão parte da campanha que acontece ao longo de outubro e produzirão conteúdos para as redes sociais, contando um pouco sobre a relação delas com o perfume.
“A ideia é ativar o público que consome Absinto há anos, ao resgatar a nostalgia que essas figuras representam, considerando o sucesso das mesmas nos anos 80 e 90. Porém, por outro lado, também atingimos o público jovem, uma vez que a Gretchen, por exemplo, atualmente é muito conhecida na internet, devido aos memes que foram criados nos últimos anos”, pontua Olindo Caverzan Júnior, diretor da Água de Cheiro.
Em vídeo de cerca de um minuto, Gretchen abordará o lançamento do produto, ao final dos anos 1980, quando adquiriu sua primeira fragrância Absinto, ao saber da campanha que surgiu repleta de polêmicas, estampando um casal cercado de provocação e sensualidade, com slogan que atraía olhares ao dizer “proibido para menores”, referindo-se ao principal ingrediente do perfume, a bebida proibida e que ainda era uma incógnita para muitos, conhecida como Absinto. Ela ainda relacionará toda a sensualidade que envolve os produtos da linha com a sua imagem que, desde seus tempos de cantora, representa muita ousadia e sensualidade.
Por outro lado, Simoni falará sobre a curiosidade que sentiu quando a linha foi lançada, uma vez que ainda era muito jovem para consumir o produto que, até então, era proibido para menores. Alguns anos depois, quando atingiu a maioridade, ela fez questão de adquirir a fragrância e, até hoje, continua fazendo uso da mesma, além de outros produtos da marca. Ambas as personalidades questionarão os seguidores sobre suas histórias com a linha Absinto, e a Água de Cheiro coletará as melhores, transformando-as em pílulas de curiosidades que serão compartilhadas nas redes sociais. “Nossa ideia é resgatar as tantas histórias e memórias que foram criadas com o Absinto, esse produto que marcou toda uma geração e que, até hoje, vem criando novas narrativas e marcando diversos momentos na vida dos consumidores”, detalha Caverzan .
O diretor conta, ainda, que outra estratégia digital será o convite ao sexólogo Mahmoud Baydoun, que preparará conteúdos abordando temas como educação sexual, empoderamento feminino e sensualidade, considerando o poder da linha Absinto quando o tema é a força da sedução e da autoconfiança.
Além disso, quatro mixologistas, também conhecidos como bartenders ou chefs de bar, foram convidados a participar do projeto Absinto Cocktail Challenge, no qual apresentarão receitas para drinks, todas inspiradas nas notas olfativas das fragrâncias Absinto. Bianca Lima, Rafael Câmara, Raul Dias e Daniel Estevan serão os responsáveis por criar drinks únicos e exclusivos, utilizando ingredientes que fazem parte da composição das fragrâncias. “As receitas serão preparadas e divulgadas ao longo do mês, nas redes sociais dos chefs e da Água de Cheiro, com o intuito de expor as diferentes facetas não só do Absinto, mas da marca como um todo, que sempre está disposta a inovar e trazer diferentes conteúdos para interagir com os consumidores”, pontua o diretor da marca .
Resgatando as origens
Lá atrás, quando a primeira fragrância foi lançada com o objetivo de explorar uma bebida proibida, que ainda era uma incógnita para muitos, a campanha surgiu repleta de polêmicas ao estampar um casal cercado de provocação e sensualidade, com slogan que deixava clara a proibição da fragrância para menores de idade, o que resultou num grande sucesso que conquistou o coração de tantos jovens adultos. Inclusive, pouco tempo depois, em 1994, o Absinto conquistou o pódio como segundo perfume mais vendido no país.
“Se 30 anos atrás a marca conseguiu gerar tanto burburinho apenas com a fragrância tradicional, agora, além de celebrar essa conquista que se perdura há tantos anos, também queremos compartilhar as infinitas possibilidades que as outas vertentes do Absinto, como Elixir e Proibido, oferecem. Em comum, as três versões proporcionam um aspecto misterioso e sensual, quase proibido, assim como a bebida que leva o seu nome”, comenta Caverzan.
E, para trazer de volta um pouco dos processos por trás da criação do Absinto, em parceria com o artista Thiago Rosinhole, a Água de Cheiro preparou peças únicas, que retratam a produção artesanal do produto como acontecia antigamente. “Quando o Absinto surgiu, há mais de 30 anos, as criações das fragrâncias ainda se assimilavam muito ao processo produtivo e de desenvolvimento de antigamente, de forma mais manual, ao contrário da produção atual, feita de forma 100% automatizada, com todo esse processo industrial que existe atualmente. Pensando nisso, quisemos resgatar partes dessa memória ao darmos vida a artes incrivelmente delicadas que, por trás de seus traços únicos, detalham os ingredientes que compõem cada fragrância da linha Absinto, valorizando a pirâmide olfativa de cada um desses perfumes, que são únicos”, completa Caverzan .
A campanha será desdobrada nas redes sociais ( Instagram e Facebook ), no e-commerce e nos pontos de venda da marca.
Nova fragrância
Ainda neste mês, o lançamento de uma nova fragrância chega para marcar a campanha: o Absinto Secreto. O equilíbrio perfeito entre o mistério e a vontade de ser única é representado pelo perfume doce, mas suave e sempre muito sensual. Disponível somente na versão feminina, a fragrância, que pertence à família olfativa Oriental Frutal, apresenta uma mistura de notas marcantes como manga, orquídea e patchouli, além do toque especiado do Anis, composto por um mix de notas frescas de Erva-Doce e Artemísia, ingredientes que compõem a bebida alcoólica Absinto.
Além disso, a Água de Cheiro também apresenta a versão “pocket” da linha Absinto, com miniaturas para levar na bolsa três fragrâncias incríveis: Absinto Tradicional, Absinto Proibido e, o grande lançamento que marca a novidade, o Absinto Secreto. Chamado de Absinto Shot, o kit simboliza o crescimento da linha e reforça a importância do produto no imaginário do consumidor brasileiro.