ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Mídia Pesquisas

Agronegócio deve investir mais em comunicação, defendem especialistas

Representantes do setor se reuniram em evento do Master em Gestão e Marketing do Agronegócio da ESPM

Redação ABCCOM by Redação ABCCOM
13/09/2021
in Pesquisas
0 0
Agronegócio deve investir mais em comunicação, defendem especialistas
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

O Brasil é uma potência mundial no agronegócio e é o maior produtor global de soja, açúcar, café e laranja. Apesar disso, o país investe pouco na comunicação do setor, como apontam diversos especialistas no evento Comunicação em Foco: Agora é a Vez do Agro, promovido pelo Master em Gestão e Marketing do Agronegócio da ESPM. 

“A comunicação ainda não é tratada como prioridade nas empresas de agronegócio. Metade dos setores de comunicação no agronegócio tem no máximo três pessoas e mais da metade dos departamentos são liderados por analistas — o que indica o baixo prestígio da comunicação nessas empresas”, afirma Nicholas Vital, jornalista especializado em agronegócio.

Além dos baixos investimentos dentro das organizações, a alta fragmentação do setor é outro obstáculo apontado pelos especialistas. “O agronegócio é um setor grande, mas muito fragmentado. Exatamente por isso construímos o movimento Todos a Uma Só Voz, para conectar a cadeia produtiva do agronegócio, construindo uma narrativa unificada e fortalecendo a imagem do setor para a sociedade”, diz Ricardo Nicodemos, diretor do movimento.

Para Roberto Araújo, engenheiro agrônomo e líder em educação na CropLife Brasil, o caminho para acertar na comunicação do agronegócio está na valorização da ciência. “Uma boa comunicação do agronegócio com a sociedade deve valorizar a ciência, a pesquisa e a tecnologia aplicadas com sustentabilidade. Temos que criar redes de cooperação para difundir mais as boas práticas do setor, contar mais as histórias de sucesso e combater a desinformação, que não leva em conta dados científicos sobre o setor”, afirma.

De acordo com Andreia Lima,  superintendente do Banrisul Agro, essas redes de cooperação não devem existir somente do agronegócio para a sociedade, mas também na própria capacitação entre os produtores. “Há grande diversidade  dentro do agronegócio. Por isso, a estratégia de comunicação para os produtores também tem que levar em conta conteúdos de capacitação tecnológica e tendências futuras, com atenção especial para cada cultura. Aqui, a comunicação também tem um papel fundamental”, diz.

Cleiton Vargas, vice-presidente de Farming Solutions da Yara Américas, sustenta que o agronegócio terá que reinventar sua comunicação em um cenário muito diferente das últimas décadas. “Nos próximos 50 anos, precisaremos produzir mais alimentos que nos últimos 10 000 anos combinados. Toda essa quantidade será produzida em um planeta com cada vez menos espaço, menos recursos e com problemas climáticos e ambientais. Nesse cenário, é preciso comunicar como o agronegócio fará mais com menos e elevando a qualidade dos produtos”, diz.

Tags: agronegóciomarketingpesquisa

Related Posts

Dia dos Namorados: especialista aponta 6 estratégias de marketing digital para marcas venderem mais em 2025
Pesquisas

Dia dos Namorados: especialista aponta 6 estratégias de marketing digital para marcas venderem mais em 2025

...

Mais que um molho: ketchup movimenta um mercado bilionário e conquista as hamburguerias brasileiras
Mercado

Mais que um molho: ketchup movimenta um mercado bilionário e conquista as hamburguerias brasileiras

...

Pesquisa revela que brasileiro é fã de promoção

Pesquisa revela que brasileiro é fã de promoção

Anúncios falsos: 71% dos brasileiros já compraram ao ser impactados por propagandas digitais, após etapas de verificação

Anúncios falsos: 71% dos brasileiros já compraram ao ser impactados por propagandas digitais, após etapas de verificação

Giuliana Flores é a marca mais lembrada do setor pelos brasileiros, diz pesquisa

Giuliana Flores é a marca mais lembrada do setor pelos brasileiros, diz pesquisa

Brasil em muitas faces: como as diferenças regionais impactam estratégias de marketing e vendas?

Brasil em muitas faces: como as diferenças regionais impactam estratégias de marketing e vendas?

MRM Brasil lança pesquisa exclusiva e revela 10 novas tendências sobre o comportamento do consumidor

MRM Brasil lança pesquisa exclusiva e revela 10 novas tendências sobre o comportamento do consumidor

ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

Next Post
Mais que cenografia, estandes ou PDV

Mais que cenografia, estandes ou PDV

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.3k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Qual seu sistema de automação de marketing preferido?

Eventos

Mês Atual

junho, 2025

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X