Momento sempre muito intenso na publicidade brasileira, a volta às aulas deste ano de 2022 se tornou ainda mais especial por conta do retorno dos alunos presencialmente nas escolas. Nesse contexto, diversas empresas relacionadas à área de papelaria e varejistas criaram campanhas na busca de se reaproximar do seu público e vender os seus produtos.
Parceira de diversas corporações do ramo, como a STABILO, Uni-ball, CiS e Lepok, a Ecco, agência de publicidade com foco em conversão de vendas, brilhou e obteve um enorme destaque no setor no começo deste ano.
Formada com o intuito de empoderar marcas por meio da criatividade, a agência precisou encontrar diferentes soluções para atuar diante de conceitos e abordagens totalmente únicas e exclusivas para cada um de seus clientes de um mesmo setor mercadológico.
Mesmo com a grande demanda, a Ecco obteve enorme sucesso na construção de suas campanhas. Com o objetivo de valorizar a aproximação das marcas com seus públicos por meio de ação nas redes sociais, a organização elaborou projetos que se destacam pela criatividade, autonomia, diversidade e no impacto agregado no desenvolvimento dos alunos.
Dentre os destaques dos materiais produzidos pela agência está a ação realizada em conjunto com a Uni-ball. Visando fugir da vida totalmente conectada, a ideia da parceria foi buscar uma temática mais personalizada e imersiva, fazendo com que as pessoas coloquem a mão na massa e voltem a escrever à mão.
“Acreditamos que as pessoas buscam por coisas que as tornem únicas e que permitam se expressar de alguma forma, então estamos chamando os admiradores da marca para mostrarem sua letra à mão”, explicou Gláucio Amaral, Diretor Executivo da Agência Ecco.
Para deixar a proposta ainda mais interessante, a empresa transformou a iniciativa numa promoção, com premiação que envolve kits de canetas da marca e câmeras de fotos instantâneas.
Outro projeto muito relevante ocorreu na parceria com a STABILO. Buscando reforçar a ligação afetiva entre a marca e seus consumidores espalhados por diferentes faixas etárias, a Ecco produziu a promoção Caça ao Tesouro, em que serão distribuídos 30 kits de produtos através de diferentes modalidades de participação.
Contando com a participação de artistas e ilustradores para a produção de peças personalizadas e exclusivas para a temática da ação, a campanha se desenvolveu através de uma gincana on-line com desafios de conhecimentos gerais, lógica e charadas divertidas para as crianças e foi divulgada digitalmente através de influenciadores, mídias sociais da marca e anúncios mídia on-line.
“Estas ações reforçam ainda a relação íntima que a marca possui também com o público ligado às artes. Para esta campanha fizemos também um shooting no litoral sul de São Paulo, ambientando os produtos na temática da Caça ao Tesouro”, avaliou Gláucio.
Outra empresa que apostou numa campanha promocional foi a CiS. Buscando engajamento e uma forma de deixar os produtos da marca ainda mais atraentes, a parceria idealizou uma promoção criativa, a #CiSMeNota, em que os 50 melhores vídeos produzidos serão presenteados com um kit com organizador exclusivo e mais 190 produtos.
Com o objetivo de viralizar os seus produtos nas redes, a campanha apostou ainda na divulgação através de influenciadores e tem garantido enorme sucesso em sua jornada.
“Em duas semanas no ar, o site da campanha já soma mais de 18 mil acessos, garantindo uma enorme gama de clientes cadastrados. Além disso, o conteúdo dos influenciadores já soma 2.732.700 visualizações nas redes”, pontua o diretor executivo.
Apostando na visibilidade obtida no retorno às aulas presenciais após dois anos, a Ecco ajudou ainda a Lepok a absorver este sentimento ao atrelar uma imagem positiva à marca de sua parceira.
Para se destacar frente às concorrentes, a agência apostou em conteúdos que ressaltem o valor da amizade através de peças publicitárias que estão sendo veiculadas no YouTube e na TV Brasil, da contratação de influenciadores, publicações em suas redes, distribuição de cupons de desconto, além de envio de press kits.
“Sem contabilizar os influenciadores contratados, enviamos 100 press kits para influenciadores dos mais variados segmentos, de forma totalmente orgânica e, até o momento, a adesão é de cerca de 80%”, completa Gláucio Amaral.