Imagine que você é convidado para um evento corporativo onde o palestrante começa pedindo que você corte ao meio cartas de baralho e jogue-as ao alto, reservando somente um pedaço que ao final se encaixa exatamente com o último pedaço que ficou em sua mão. Foi utilizando recursos lúdicos de ilusionismo para passar mensagens poderosas que o palestrante Renner Silva ministrou a palestra “A Fórmula Mágica do Sucesso e Felicidade” e encantou os convidados no evento em comemoração aos dez anos da Bloga, agência de endomarketing especializada em Felicidade Corporativa.
O evento, realizado em 14 de maio, no Espaço 011, na capital paulista, contou com a participação de cerca de 120 convidados que foram prestigiar a fundadora da Bloga, Gisele Pedroso e sua equipe.
Em sua palestra, Renner Silva destacou a importância de sonhar grande para a conquista dos objetivos. “Não existe uma fórmula mágica de sucesso e felicidade, mas existe sim um perfil comportamental de pessoas de sucesso e essas pessoas sonham grande. A vida é feita de escolhas e não escolher já é uma escolha. A escolha mais fácil é colocar a culpa no outro e a mais difícil é assumir a nossa responsabilidade”, destacou.
De acordo com Gisele, o evento de dez anos da Agência Bloga foi a realização de um sonho. “Tenho subido em alguns palcos para levar nosso propósito da felicidade no trabalho e aprendi que a felicidade é uma ciência. Mas nem sempre foi assim, pois eu já fui infeliz no trabalho e hoje tenho consciência de que a gente não pode delegar a nossa felicidade para outras pessoas. Hoje eu sei que cada pessoa pode mudar o seu ambiente começando pelas suas atitudes. Eu investi tudo o que eu tinha nesse sonho, passei muitas noites em claro estudando e trabalhando, mas a cada desafio superado eu tinha certeza de que eu estava no caminho certo. Estamos comemorando hoje dez anos de uma agência que respira felicidade corporativa através do endomarketing, mas nada disso seria possível sem nossos clientes que estão aqui hoje e também sem o nosso time. A Bloga é formada por um time de pessoas engajadas e sonhadoras”, celebrou.
Felicidade como fórmula de sucesso
Segundo Renner Silva, que é mestre em Ciência da Educação e professor da PUC Minas Gerais na disciplina Ciência da Felicidade e Bem-Estar, as pessoas passam um terço de suas vidas no trabalho e não é possível separar a vida profissional da vida pessoal.
“Não dá para ser feliz em casa e infeliz no trabalho, as coisas se fundem. A empresa precisa ter um olhar 360 graus para seus colaboradores que alcance além dos muros da empresa. Quando implementamos o processo de gestão de felicidade corporativa, às vezes o colaborador nem percebe, mas ele se sente bem porque hoje a felicidade é estudada fisiologicamente. A Ciência da Felicidade é palpável e a gente pode perfeitamente implementar isso no ambiente do trabalho. O líder tem um papel fundamental que é extrair o melhor do seu liderado, com algo que seja bom primeiramente para o colaborador e também para a empresa. Se todos os colaboradores realizarem os seus sonhos pessoais, os sonhos da empresa estarão garantidos”, afirmou o palestrante.
Endomarketing
Para Matheus Pontes, da área de comunicação interna da empresa Sem Parar, a comunicação externa é importante, mas sem o endomarketing a empresa não consegue ter uma comunicação eficiente. “A empresa é feita de pessoas e se a gente focar somente no externo essas pessoas não vão entregar aquilo que a empresa precisa. É muito importante termos funcionários engajados, que defendam a causa da marca e para que isso aconteça precisamos ter uma comunicação interna e ações de engajamento que envolvam os colaboradores. O endomarketing precisa de ações rápidas e isso é uma coisa que a gente valoriza muito na Bloga. Eles apoiam a gente em todas as necessidades e essa felicidade corporativa que faz parte do DNA da Bloga também faz toda diferença nos eventos que a agência produz para nossa empresa”, destacou.
De acordo com Alex Emigliozzi, diretor de operações do grupo Ri Happy, um dos pilares que a Bloga oferece que mais agrega valor para os clientes é a customização das soluções de acordo com a necessidade do negócio dos clientes. “Essa adaptabilidade é muito importante, pois não é sobre um produto pronto e sim sobre construir soluções atendendo às necessidades dos clientes. Tive a oportunidade de trabalhar com a Bloga na Centauro construindo projetos de treinamentos, engajamento, endomarketing e de felicidade corporativa. Em 2016, criamos o primeiro programa de treinamento chamado Trilha Centauro. Hoje, estou no grupo Ri Happy onde eu trouxe a Bloga para nos ajudar com as ações de endomarketing, de felicidade corporativa e de comunicação interna.”, explicou.
Já a analista sênior de Comunicação Interna da Centauro, Gabriela Inojosa, destacou que a Bloga conhece a linguagem da empresa, o que facilita muito a comunicação com o público interno. “Temos uma parceria muito forte com a Bloga há dez anos. Tudo o que a gente precisa, às vezes do dia para a noite, eles conseguem nos ajudar e nos trazem as melhores ideias e soluções. É uma parceria importante que nos auxilia no desafio de engajar mais de 4 mil pessoas e a pensar na melhor maneira de comunicar com nosso público interno.”