O AfroReggae lança a campanha “Estampa do Respeito” para combater o preconceito estrutural nas abordagens cotidianas no Brasil. A iniciativa apresenta uma camiseta que vai além do vestuário: é uma poderosa declaração de identidade. No País, estudos mostram que pessoas negras são abordadas 4,5 vezes mais frequentemente que pessoas brancas, muitas vezes enfrentando violência física, verbal ou psicológica (fonte: Instituto de Defesa do Direito de Defesa – IDDD e Data_Labe).
A camiseta possui a palavra “Trabalhador” ou “Trabalhadora” estampada na frente, mas é seu interior que traz a mensagem mais forte: um documento de identidade impresso do lado de dentro. Essa funcionalidade permite que, em uma abordagem, o indivíduo possa rapidamente levantar a camiseta e revelar quem realmente é, de maneira digna e segura.
O filme da campanha destaca as estatísticas alarmantes de abordagens discriminatórias e a presunção de culpa que pesa sobre a população negra. O vídeo, envolto em um ambiente sombrio iluminado pelas luzes dos giroflex, mostra rostos de pessoas negras subitamente iluminados durante uma abordagem, culminando na revelação da Identidade através da Estampa do Respeito, como um símbolo de orgulho e resistência.
O projeto é uma colaboração entre o AfroReggae e a Artplan, com o apoio de entidades renomadas como a Pipe Content House, marca brasileira que há 18 anos leva para as roupas a estampa e mensagem do que acredita, e a e Brother do Brasil, uma das maiores marcas mundiais no mercado de impressão. A campanha também conta com o engajamento de influenciadores e artistas como Sara Mara, Negra Li e Vitin, que usam e divulgam a camiseta, ampliando a discussão sobre racismo estrutural e a importância da identidade visual em contextos de abordagem.
“Não é só sobre vestir a camisa, mas principalmente chamar a atenção para a violência e discriminação que a população negra enfrenta diariamente. Esta iniciativa destaca o compromisso de 30 anos do AfroReggae com a inclusão e a justiça social. Não estamos falando apenas de uma peça de roupa, mas de uma proposta de abrir o diálogo como ferramenta que pode provocar a transformação e proteger vidas negras”, revela Debora Moura, head de Diversidade e Inclusão da Artplan.
Descubra mais sobre esta campanha e veja o filme produzido pelo A-Lab, laboratório de conteúdo do Grupo Dreamers, e as fotos do ensaio, capturadas pelo fotógrafo Rudy Hühold, no site www.estampadorespeito.com.br.
Ficha Técnica
Agência: Artplan
Anunciante: Afroreggae
Campanha: 30 anos – Estampa do Respeito
CCOs: Marcello Noronha, Rafael Gil e Rodrigo Almeida
Direção de Criação: Marcello Noronha, Felippe Mendonça e Eric Ribeiro
Criação: Felippe Mendonça, Eric Ribeiro, Pedro Chaves e Gabriel Gil
Direção Geral: Ana Paula Sánchez
Direção Geral de Atendimento: Cristiana Miranda
Diretora de Conta: Priscilla França
Atendimento: Rachel Selouan
Head Nacional de Planejamento: Paula Lagrotta
Direção de Planejamento: Aline Freitas
Gerente de Projeto: Aurora Blotta, Rafaella Salles, Victoria Calçada
Diretor de Creative Data: Carolina Amorim
Creative Data: Carolina Amorim e Leonardo Holtz
Head de RTVC: Felipe Cunha
RTV: Angela Felício, Karoline Justino, Gabriel Lemos e Flavia Nascimento.
Head de Produção: Bruno Werner
Produção: Elton Barbosa, Camila Reis e Davi Vidal
RP: Cláudia Nascimento e Luciana Thomaz
Cliente: AfroReggae
Equipe AfroReggae: Danilo Costa, Diego Silva, Karla Soares e Rafael dos Santos
Parceria: Pipe Content House e Brother do Brasil
Pipe Content House: André Castro Neves, Maria Cavaccini e Flávia Russo
Brother do Brasil: Fabio Pavão e Amelio Salgado, Cecilia Panato, Roberta Abachioni, Juan Nascimento e Maik Pereira
Produtora de Filme: A-Lab
Direção e edição: Filipe Chulam
Prod. Executiva: Teca Vilaça
Motion: Thyago Oliveira
Produtora de áudio: Blend Audio
Direção Musical: Flavio Marchesin
Direção de Áudio: Renan Corso
Mixagem e finalização: Renan Corso e Flavio Marchesin
Produção Executiva: Edu Bernardo
Fotógrafo: Rudy Huhold
Assistentes: João Gabriel Salomão, Áquila de Paula dos Santos, Daniel Ferreira do Espírito Santo
Maquiadora: Juliana Rocha e Francisca Edna Soares Bartucci
Agência de Marketing de Influência: gen_c
Direção Geral de Influência: Eder Redder
Direção de Estratégia e Curadoria: Didi Blanco
Curadoria: Samantha Parma e Andressa Gomes
Direção de Atendimento e Operações de Influenciadores: Cristiane Vieira
Atendimento e Operações Influenciadores: Mariana Pinheiro