A mídia programática vem revolucionando o mercado publicitário ao oferecer de forma automatizada o processo de compra de espaços publicitários digitais, e, assim, transformando o modo como as empresas se comunicam com seus consumidores. Segundo o estudo Global Ad Spend Forecast, o digital continua a impulsionar o crescimento global dos gastos com publicidade em 2022 (14,2%) para atingir US$ 409,9 bilhões, uma fatia de 55,5% do total gasto com publicidade. Foi entendendo a fundo as demandas deste mercado e com o DNA baseado em focar, servir, colaborar e revolucionar, que a ADSPLAY nasceu em 2017, tendo como sócios Edu Sani, Bruno Campos de Oliveira e Roberto Goichman.
Desde então, a ADSPLAY segue firme em seu propósito: ser uma das principais operações de Mídia Digital e Programática do Brasil e América Latina, e está no caminho: nos últimos anos apresentou média de crescimento de 104%. Para 2022, a expectativa é crescer 90% em relação a 2020 e 70% em relação a 2021. Atualmente trabalhando em regime híbrido, possui um espaço de 300m² localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, que abriga seus 110 colaboradores, especializados em mídia, e-commerce e marketing digital. Até o final do ano a empresa pretende realizar novas contratações. A empresa atua Brasil afora e possui profissionais alocados em cidades como Rio de Janeiro, Fortaleza, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre.
No começo de 2022, ADSPLAY se fundiu com a CTRL365, empresa especializada em marketing digital de performance, e-commerce e geração de resultados com mais de 10 anos de atuação, se tornando a primeira empresa de marketing programático do Brasil. Juntas, as empresas somam 10 anos de mercado, mais de 200 agências parceiras, e mais de 300 marcas atendidas , Acer, Paraná Banco, Radisson Hotels, Rocket Lawyer, Mallory, Microsoft, Usaflex, BR Distribuidora, Vale, Bayer, FGV, ESPM, Cyrela, Goodyear, Philco, Kaspersky, entre outros.
“A ADSPLAY se posiciona, além da mídia programática, como especialistas em marketing programático, um termo que nasce da fusão de duas metodologias de trabalho: do marketing e sua cultura data driven de usar dados para auxiliar as agências e marcas a terem o melhor resultado possível e do programático, onde após operar centenas de campanhas e bilhões de impressões, adquirimos métodos únicos de automação, compra de mídia em escala e geração de insights.”, diz o CEO Edu Sani, especialista em mídia programática, com mais de 18 anos de experiência em Marketing Digital e Mídia Online. “Nós nos tornamos uma empresa maior, que engloba mais serviços. Todos estão olhando para o mesmo lugar, desde o time até os sócios, todos têm o mesmo objetivo e isso nos dá força.”, completa.
Segundo Bruno Campos de Oliveira, CMO da ADSPLAY, “é nos pilares de mídia, dados, tecnologia e educação que focamos em revolucionar o modo com que as pessoas e marcas se conhecem, se conectam e se apaixonam”. O executivo, há mais de dez anos trabalha com marketing digital, mídia de performance, e-commerce, é formado em marketing pela USP e se especializou em digital através de imersões diretamente no Vale do Silício – EUA. Concluiu o xBA, Xponential Business Administration, ministrado pela StartSe University (EUA) e Nova SBE (Portugal) e atua como professor da Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia no Brasil – EBAC, e do IBMEC.
Para isso, a empresa está comprometida em entregar aos clientes resultados robustos, atuando com as principais ferramentas disponíveis para mídia programática. A empresa oferece ainda, serviços de mídia mobile, push notification, TV Programmatic, Whatsapp marketing, instalação de aplicativo e mesa de performance. Para complementar essa entrega, mantém canal aberto com os clientes e oferece atendimento constante por e-mail, Whatsapp e telefone. Também disponibiliza, periodicamente, relatórios online intuitivos, atualizados em tempo real e de fácil interpretação, que demonstram o desempenho da campanha.
“Com a fusão tivemos grandes desafios, como a integração de duas culturas diferentes e a criação de processos que atendessem os novos times e que gerem valor para as agências e marcas parceiras”, diz Sani. Um desafio constante é estar pronto para o macro ambiente: nos últimos anos tivemos eventos que influenciaram na economia e como consequência o mercado publicitário, e esse ano estamos recheados deles: pandemia, Copa do Mundo, Eleições. Mas é no meio das adversidades que aprendemos, nos adaptamos, criamos novas soluções e crescemos”, conclui.
Mídia programática
Mídia que tem como diferencial ser 100% assertiva no público-alvo. Os anúncios publicitários, podem ser exibidos em qualquer dispositivo – desktop, mobile, tablet, Out-of-Home, SmartTV, TV aberta e aplicativos, incluindo Whatsapp e Spotify – e é direcionado para uma audiência segmentada de acordo com seus padrões de buscas e sites de interesse. Isso permite que seja possível qualificar o público de forma específica dependendo do objetivo da campanha.
Educando o mercado
Pensando no viés educacional, a ADSPLAY criou a ADSPLAY Educação, uma unidade de ensino criada no início com o objetivo de oferecer maior capacitação aos profissionais que atuam no mundo da mídia online, assim como àqueles que desejam iniciar nesta área. A plataforma conta com quatro cursos gratuitos: Google Ads, Facebook Ads, Google Analytics e Mídia Programática, todos com teoria e prática e acesso ilimitado ao ambiente virtual de aprendizagem. Em pouco mais de um ano, quase 15.000 alunos já passaram pelos cursos.
Além das redes sociais, seus especialistas realizam palestras e workshops para clientes e profissionais do mercado, esclarecendo os principais pontos da mídia programática para quem não tem conhecimento sobre o assunto, e fomentando um diálogo com quem tem princípios básicos e quer se aprofundar no conceito.
No último ano, Edu Sani e Bruno Campos também lançaram o livro ‘Mídia Programática de A a Z’, que está em sua segunda edição impressa pela Editora Viseu. O livro atua como um guia simples e descomplicado sobre mídia programática e suas características, como a origem, a forma como funciona, as ferramentas necessárias, exemplos de campanhas ao redor do mundo, qual seu propósito e o seu futuro.