Avançando em sua jornada de transformação digital e atenta à necessidade de capacitação e de desenvolvimento contínuos dos profissionais do mercado, a Associação Brasileira de Franchising lança a nova ABF Educação, plataforma digital inédita de educação continuada em franchising. A ABF Educação é uma plataforma pensada para auxiliar todo o ecossistema de franchising durante sua jornada de empreendedorismo.
A aceleração da transformação digital, as mudanças constantes do mercado, a necessidade de capacitação muito maior e mais rápida e a busca por novos formatos de educação que sejam mais efetivos são fatores que impulsionaram a criação da plataforma.
A ABF, por meio da ABF Educação, leva evolução ao setor de franquias, com conteúdo, cursos, eventos e ações interativas, tudo sob demanda, totalmente digitalizado – disponível nos celulares, computadores e tablets –, customizado para as redes de franquias, e de acordo com a conveniência e necessidade dos usuários.
Outra inovação promovida pela ABF Educação, por intermédio da sua nova plataforma, é a realização de parcerias inéditas, com escolas de negócios de referência no mercado para as capacidades exigidas hoje dos profissionais do franchising. Já de início, a ABF Educação tem como parceiros de conteúdo a Digital House, a Fundação Dom Cabral (FDC) e o PROVAR/FIA – Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração.
Para André Friedheim, presidente da ABF, “a educação mudou e a aceleração digital vem transformando esse mercado. A ABF entendeu isso, pesquisou, investiu e está proporcionando uma nova experiência para os profissionais e interessados em ingressar nesse mercado por meio dessa nova plataforma de educação, numa ação inédita no setor de franquias, que transcende o treinamento, algo que é inerente ao franchising, tornando o usuário um protagonista na construção do conhecimento. Além disso, como também é da essência do setor, trabalhamos colaborativamente e firmamos parcerias com instituições de peso que agregam ainda mais valor à Plataforma. Como afirmamos no Manifesto da Educação, ela foi pensada para ajudar todo o ecossistema de franchising durante sua jornada de empreendedorismo. Estamos, portanto, oferecendo ao setor um instrumento que torna mais completa sua jornada de transformação”, ressalta.
Além da tecnologia VTEX, parcerias educacionais estratégicas e novos cursos, a ABF Educação lança o ABF Transforma. Por meio de planos de assinaturas, associados e seus colaboradores poderão acessar conteúdos em diferentes formatos e sessões, revisitar todo o repositório de eventos gravados e interagir com outros usuários. Tudo isso num ambiente pensado para estar na palma da sua mão.
O ABF Transforma chega também para atender a um mercado que, de acordo com dados da entidade – que reúne mais de 1.300 associados –, emprega diretamente 1,388 milhão de trabalhadores, conta com mais de 156 mil unidades e de 2.600 redes de franquias.
Ambiente digital de conteúdo e aprendizagem
O ABF Transforma é composto por uma estratégia de conteúdo distribuída em cinco seções, cada qual com conteúdos específicos: Temas – que inclui Mundo do Franchising, Empreendedorismo e Gestão, Excelência na Operação, Expansão e Vendas, e Franchising 4.0 –; Informe-se – envolvendo Em Pauta, Lives, Agenda e Aconteceu –; Explore – que traz artigos e outros conteúdos diversos de renomados profissionais do setor e do mercado em geral, com curadoria da ABF –; Amplie – com Jornadas, Guias e Cartilhas –; e Compartilhe – um espaço para que as redes associadas troquem informações, experiências e conteúdos relevantes.
Informe-se, Explore, Amplie e Compartilhe são também os quatro pilares estratégicos de conteúdo do ABF Transforma.
“A ABF está escrevendo o próximo capítulo da educação no setor de franquias ao oferecer ao mercado essa nova plataforma, que complementa a anterior e eleva a capacitação dos profissionais do franchising a um outro patamar, num ambiente digital bastante amigável, que facilita a troca de conhecimento e permite agregar e compartilhar conteúdos de parceiros, seguindo uma tendência de mercado para que o usuário acesse tudo de forma rápida, simples e prática, em poucos cliques, e dando a ele a oportunidade de trilhar de forma personalizada sua jornada de conhecimento. Através do ABF Transforma, a entidade avança no processo de maturidade digital, tanto dela própria quanto do setor como um todo”, declara Silvana Buzzi, diretora executiva da entidade.
Lançamento de novos produtos
A ABF Educação já inicia com cursos livres. Em parceria com a Digital House, a nova plataforma da ABF entra em operação oferecendo os cursos Digital Immersion Program (DIP) e Marketing Digital, dirigido às equipes das franqueadoras associadas e seus franqueados.
Já em conjunto com a Fundação Dom Cabral, a ABF oferecerá o Programa de Desenvolvimento de Executivos do Franchising. O curso online e ao vivo, com duas aulas por semana e início em 4 de abril, das 18h às 21h, é dividido em cinco módulos: Digital Business, Marketing, Eficiência Operacional, Finanças, e Governança e Sucessão.
Por meio da ABF Transforma, o usuário terá à disposição três Planos de Assinatura. Confira:



O lançamento oficial da nova ABF Educação foi realizado na noite dessa terça-feira, 1º de fevereiro, em um evento híbrido com a participação, na sede da entidade em São Paulo, do presidente André Friedheim e da diretora executiva Silvana Buzzi. Virtualmente participaram Fabiana Estrela, diretora de Capacitação, e Carlos Zilli, diretor de Estratégia Digital da entidade; Daniel Motta, CEO da Bossa, parceira da ABF no desenvolvimento da plataforma; Anaiza Dalezio, gerente de Negócios da Digital House; Mauro Oliveira, diretor de Programas da FDC, e Claudio Felisoni, presidente do Conselho do PROVAR/FIA.
A nova ABF Educação já iniciou com o apoio de marcas fortes como Bradesco e Elo, que além de veicularem suas logomarcas também são parceiros na construção de conhecimento na plataforma.