A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – realiza no dia 4 de junho no Teatro Unibes Cultural, a edição 2019 do ENA – Encontro Nacional de Anunciantes. O evento propõe abordar os degraus para alcançar engajamento e retenção dos consumidores. Propósito, Cultura e Experiência formam o tripé fundamental na construção de estratégias de engajamento e de gestão do ciclo de vida do cliente, que serão debatidos durante o evento.
“As mudanças de hábitos dos consumidores se tornaram questões estratégicas para as marcas e como conseguir a retenção deles diante a tantas transformações nos hábitos de consumo? O ENA 2019 colocará em debate pontos imprescindíveis relacionados a essas mudanças e como conseguir engajamento por meio de um propósito que sintetiza o porquê uma marca existe e como ela faz o que promete”, destaca Sandra Martinelli, Presidente-Executiva da ABA.
Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Vice-Presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da HEINEKEN, fará a abertura do evento e, na sequência, Marc de Swaan Arons, Founder Institute for Real Growth of Kantar Consulting, palestrará sobre o estudo IRG (Iniciative of Real Growth).
O primeiro painel tem como tema “O relacionamento ‘com’e ‘por meio’ da televisão”, que discutirá o potencial televisivo para alavancar campanhas e solidificar as marcas. Será tratada da evolução de um meio de comunicação bem difundido, presente na maioria das residências, que afeta a vida de cada pessoa, seja fortalecendo a educação, formando opiniões ou apenas descontraindo. Moderado por Marcelo Pacheco, Vice-Presidente de Mercado do Grupo RBS, conta com a presença de Nicole Greenfield-Smith, Head de Pesquisa da Thinkbox (Inglaterra); Roberto Schmidt, Diretor de Planejamento de Marketing da Rede Globo e Manuel Falcão, Diretor de Marketing da Globosat.
A segunda palestra, por Leonardo Khede, Sales Director da Verizon Media, apresenta o Content Moment – traz um estudo sobre o consumo de conteúdo no Brasil. O estudo exclusivo e global, com dados do Brasil, destaca mudanças interessantes e inesperadas no consumo de conteúdo online desde 2016. Explora também os momentos onde os consumidores têm maior probabilidade de compartilhar conteúdo online com outras pessoas e experimentá-lo juntos na vida real.
Na sequência, Vanessa Vilar, General Counsel Marketing LatAm, Corporate & Transactions Brazil da Unilever e Presidente do Comitê Jurídico da ABA, irá moderar o lançamento do Manual ABA de Compliance LGPD – Boas Práticas e de Governança de Dados – para Publicitários, junto com Marcel Leonardi, Consultor da Pinheiro Neto Advogados, Betania Gattai, Latam Consumer Engage Centers Manager da Unilever e Presidente do Comitê de Consumer Experience da ABA, Marco Frade, Head de Digital, Media & PR da LG e Presidente do Comitê de Mídia da ABA e João Luiz Faria Netto, Presidente do CONAR.
Para finalizar, o último painel trará um debate sob o tema “Quando propósito, cultura e experiência levam ao reconhecimento”, onde quatro das marcas que estão na lista das 50 empresas com melhor reputação no Brasil (estudo DOM Strategy Partners) compartilham práticas, visões e tendências de mercado. Participam os executivos William Malfatti, Diretor de Comunicação, Relações Institucionais e Relacionamento com Cliente do Grupo Fleury e Conselheiro da ABA, Heloísa Helena Althoff, Head de Comunicação de O Boticário, Sergio Pompilio, Vice-presidente de Assuntos Governamentais para a América Latina da Johnson & Johnson e Co-Presidente do Conselho Superior da ABA, Marcio Parizotto, Diretor Departamental de Marketing e CRM do Bradesco e Conselheiro da ABA, com a moderação de Suzana Pamplona, Diretora de Inteligência de Marketing da Natura e Diretora da ABA.
O evento tem o patrocínio da Rede Globo, Otima, RedeTV, Avon, Bradesco, Eletromidia, Google, InLoco, Itaú, Verizon, Grupo RBS, JCDecaux, GloboSat, IPSOS, Predicta e UOL AD_LAB.
Local: Teatro da Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500 – São Paulo – SP
Programa
8h – 8h30: Welcome coffee
8h30 – 8h45: Abertura Nelcina Tropardi, Vice-Presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da HEINEKEN e Presidente da ABA
8h50 – 9h10: INTERNACIONAL – Estudo IRG (Iniciative of Real Growth)
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Marc de Swaan Arons, Founder Institute for Real Growth of Kantar Consulting
9h10 – 9h50: O relacionamento “com” e “por meio” da televisão
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Nicole Greenfield-Smith, Head de Pesquisa da Thinkbox (Inglaterra) INTERNACIONAL
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Roberto Schmidt, Diretor de Planejamento de Marketing da Rede Globo
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Manuel Falcão, Diretor de Marketing da Globosat
Moderação: Marcelo Pacheco, Vice-Presidente de Mercado do Grupo RBS
10h00 – 10h20: Content Moments – Um estudo sobre o consumo de conteúdo no Brasil
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Leonardo Khede, Sales Director da Verizon Media
10h30 – 11h00: Coffee Break
11h05 – 11h35: Lançamento do Manual ABA de Compliance LGPD – Boas Práticas e de Governança de Dados – para Publicitários
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Marcel Leonardi, Consultor da Pinheiro Neto Advogados
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João Luiz Faria Netto, Presidente do CONAR
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Betania Gattai, Latam Consumer engage Centers Manager da Unilever e Presidente do Comitê de Consumer Experience da ABA
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Marco Frade, Head de Digital, Media & PR da LG e Presidente do Comitê de Mídia da ABA
Moderação: Vanessa Vilar, General Counsel Marketing LatAm, Corporate & Transactions Brazil da Unilever e Presidente do Comitê Jurídico da ABA
11h40 – 12h05: Quando propósito, cultura e experiência levam ao reconhecimento…
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William Malfatti, Diretor de Comunicação, Relações Institucionais e Relacionamento com Cliente do Grupo Fleury e Conselheiro da ABA
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Heloísa Helena Althoff, Head de Comunicação de O Boticário
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Sergio Pompílio, Vice-Presidente de Assuntos Governamentais para a América Latina da Johnson & Johnson e Co-Presidente do Conselho Superior da ABA
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Marcio Parizotto, Diretor Departamental de Marketing e CRM do Bradesco e Conselheiro da ABA
Moderação: Suzana Pamplona, Diretora de Inteligência de Marketing da Natura e Diretora da ABA
12h10 – 12h20: Encerramento
Sergio Pompílio, Vice-Presidente de Assuntos Governamentais para a América Latina da Johnson & Johnson e CoPresidente do Conselho Superior da ABA
Sobre a ABA
A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes, que completa 60 anos este ano, é a única entidade que representa e conecta anunciantes globais e nacionais. É agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e a sociedade, promovendo a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação, em conformidade com seu principal pilar: Protagonismo Colaborativo.
Os profissionais das suas 137 empresas associadas se beneficiam dessa ampla rede de conexões e, é na ABA, que os líderes desse grupo multisetorial se encontram, atuando em conjunto para a promoção de um ambiente de negócios livre e responsável. Traz e compartilha as melhores práticas e padrão global do marketing, através por meio dos eventos anuais em 7 capitais brasileiras, que em 2019, serão 12, além dos conteúdos gerados pelos seus 9 Comitês Nacionais e 6 Grupos de Trabalho/Capítulo Rio, do apoio dos inúmeros Parceiros e Patrocinadores, e do ABAcademy, seu projeto com a Academia.
A ABA defende e acredita na Liberdade de Expressão, no Marketing Responsável e na Autorregulamentação da publicidade, como um caminho ágil e eficaz, que garanta uma sociedade livre, ética, transparente, democrática e justa.
É cofundadora do CONAR- Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária e do CENP – Conselho Nacional das Normas-Padrão, e também membro do Comitê Executivo da WFA – World Federation of Advertisers congrega, aproximadamente, 90% de todos os investimentos com comunicações de marketing do mundo, quase 1 trilhão de dólares anuais, por meio de 60 associações nacionais em seis continentes e mais de 100 dos principais anunciantes de todo o mundo.