
Com a grande relevância das mídias sociais e o amplo alcance e poder de influência e engajamento dos influenciadores digitais, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), com apoio e participação da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e demais Entidades do mercado, lançou no dia 09/12 o Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais.
O guia, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho para a Publicidade Digital, formado em 2019 e que conta com participação constante da ABA, apresenta orientações para a aplicação das regras do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária ao conteúdo comercial em redes sociais, em especial aos conteúdos gerados por influenciadores digitais que, de acordo com o documento, “possuem reconhecida posição de destaque no ambiente online, podem desenvolver papéis econômicos que contribuem para o suporte das atividades de criação de conteúdos relevantes, integrando, dessa forma, a cadeia de comunicação comercial digital”.
Sempre ativa e anuente aos interesses institucionais comuns de seus anunciantes, a ABA chancelou o guia sendo representada, desde o início do projeto, por sua Vice-Presidente Dra. Vanessa Vilar, General Counsel Brazil da Unilever; por Dra. Eliane Quintella, Head of Legal da Danone Brasil, que assumiu a presidência do Comitê Jurídico da ABA em setembro de 2020, e por Daniela Rios, Presidente do Comitê de Relações Governamentais e Diretora de Relações Governamentais e Políticas Públicas da P&G. As executivas realizaram contribuições ao texto e assinaram o documento final, em conformidade com as diretrizes e recomendações do guia.
“A ética e a transparência são diretrizes fundamentais na comunicação publicitária e esses princípios também regem a missão da ABA na discussão e solução de iniciativas que ameaçam a liberdade de expressão. A participação na elaboração do guia, em mais uma grande parceria com o Conar, não apenas endossa nosso propósito de mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade, mas também nos permite promover uma publicidade responsável, atenta à legislação vigente, à opinião pública e aos valores da sociedade brasileira, nos seus diversos formatos e meios de divulgação”, afirmou Vanessa Vilar.
“A ABA se pauta no diálogo inclusivo e democrático com os diversos setores da sociedade. Alinhada às evoluções e tendências de formas cada vez mais criativas e inovadoras no que se refere à publicidade digital, acreditamos que a autorregulamentação é um caminho ágil e eficaz no controle e regulamentação da comunicação. Desta forma, não podíamos deixar de colaborar e participar ativamente dessa iniciativa que resume a publicidade atual: dinâmica e original”, comentou Eliane.
“Com o aparecimento de influenciadores e com o avanço das novas mídias, se tornou urgente a necessidade de um manual com diretrizes voltadas a esse novo tipo de publicidade mais orgânica e informal. Nesse cenário, a ABA segue sua atuação no sentido de fomentar a publicidade responsável e também trazer medidas que contribuam com a relação agência-anunciante inclusive no contexto da publicidade digital”, comentou Daniela Rios
A Entidade, como fundadora e integrante do Conar, concentra-se na missão de defender a liberdade de expressão e a publicidade responsável, que respeita a privacidade e a liberdade de escolha do consumidor e atende os marcos legais e autorregulamentares vigentes. Além das orientações relacionadas à publicidade de influenciadores, o guia também estimula ações educativas, ressaltando a importância da abertura de canais de conscientização, capacitação e aprendizagem para a publicidade responsável, que podem ser promovidas pelo Conar ou demais participantes do ecossistema de publicidade digital.
“A ABA, como entidade que defende os interesses dos anunciantes, entende que sua participação na elaboração do guia, acarretou, também, na oportunidade de estreitar as relações entre agências, influenciadores e consumidor. Nosso principal objetivo na condução do projeto foi de mover esforços para que as informações se tornem um caminho para a publicidade responsável, em respeito às regras do Código de Autorregulamentação e a todos os cuidados que devem ser tomados com cada conteúdo publicado pelos influenciadores”, afirmou Sandra-Martinelli.
O guia já está disponível para acesso e download no link: https://bit.ly/33Yf2OM
Crédito Foto Destaque: Camera photo created by rawpixel.com – www.freepik.com