ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Mercado Startups

A Quinta Pet, startup brasileira de alimentação natural para pets, inicia internacionalização para o mercado europeu

Com previsão de fechar o ano com faturamento de R$ 25 milhões, foodtech aposta o sucesso na sacada tecnológica dos sachês em um mercado dominado pelos congelados e enlatados. A porta de entrada será Portugal, onde as operações iniciam nesse mês.

Redação ABCCOM by Redação ABCCOM
12/05/2025
in Startups
0 0
A Quinta Pet, startup brasileira de alimentação natural para pets, inicia internacionalização para o mercado europeu
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

A ‘A Quinta Pet’, foodtech brasileira de alimentação natural para pets, inicia internacionalização em Portugal, mirando o mercado europeu. As operações já começam nesse mês. Com linha de produção garantida de parceiro local, Tiago Tresca (34), CEO e cofundador da marca, embarca para o país para estreitar negociações com donos de petshop para a comercialização dos produtos. O objetivo também é conquistar o respaldo de veterinários. Unindo as duas operações – Brasil e Portugal, a meta é quintuplicar o faturamento de R$ 5 milhões para R$ 25 milhões até dezembro desse ano.

A estratégia para ganhar o mercado europeu é se apresentar como uma evolução em termos de logística e segurança alimentar, frente a um mercado dominado pelos congelados e enlatados. A meta é conseguir o mesmo feito ocorrido no Brasil em 2021 quando anunciaram ao mercado uma tecnologia diferente de envasamento de ingredientes naturais em sachês, o que permitiu que os produtos chegassem prontos e sem a necessidade de refrigeração até a casa dos consumidores. Com isso, a startup escalou rápido com crescimento de 10% ao mês desde então.

No Brasil, a novidade acelerou o mercado de alimentação natural pet tornando-o mais acessível [principalmente em termos de distribuição] a uma parcela da população, antes, distante desse perfil de produtos. “Esse foi o grande pulo do gato. Quando estudamos o setor aqui, vimos a prevalência do modelo de congelados dos Estados Unidos. Isso é inviável devido à ineficiência logística de um país como o nosso. Fora isso, exige do petshop um refrigerador, pois – mesmo na geladeira – a validade dos congelados é em torno de seis meses”, explica Tresca.

“Soma-se a isso o fato de o produto congelado ser pouco prático, sendo preciso colocar o alimento em banho maria e fazer o cozimento. Entre congelar e descongelar, não há certeza se o alimento estragou. Dessa forma, no mercado europeu – no qual dominam esses dois modelos [congelado e enlatado], nosso negócio emerge como uma ruptura das práticas anteriores por ser mais prático, escalável/abrangente e por oferecer mais segurança alimentar”, completa.

Segundo Tresca, esse é o momento ideal para a estratégia de expansão da startup brasileira, visto a movimentação de grandes players globais comprando marcas de alimentação natural daquele continente. A Butternut Box, empresa de alimentos frescos para cães do Reino Unido, levantou 280 milhões de euros com novo investidor para aumentar sua presença na Europa. Já a espanhola Dogfy, cujo faturamento de 2023 chegou a 30 milhões de euros, vem atraindo diversos investidores – dentre eles uma holding catalã que abocanhou mais de 50% de suas ações.

Outros importantes movimentos desse mercado foram a compra da líder Lily’s Kitchen – líder no Reino Unido, pela Nestlé Purina PetCare, além da compra da marca de alimentos para animais de estimação Nom Nom, por US$ 1 bilhão, pela Mars como parte de uma série de transações da empresa para ganhar território na indústria pet.

“É um movimento que aponta uma profissionalização desse cenário. Portugal é um país pequeno, atrai pouca atenção dos grandes players. É a porta de entrada ideal para entrarmos, com vistas a expandir a curto prazo para os países vizinhos”, conta o executivo que também conta a estratégia da marca para entrar no mercado europeu. Ela inclui um cardápio diferente do que é comercializado no Brasil com matérias-primas muito utilizadas na culinária lusitana, tais como broculos [brócolis], feijão verde, curgete [que é a aboborinha no Brasil], moelas e óleo de girassol. Insumos esses que ajudarão a dar vida à tradicionais dietas portuguesas Carne de Vaca à Jardineira, o Secretos Porco com ‘Bróculos’ e Peito de Frango com Cúrcumas, entre outros.

Novidades para o Brasil

IA inédita para o setor – Aqui no Brasil, a empresa inicia a segunda fase de seu plano de negócios para abocanhar o mercado interno. Trata-se do lançamento da Maia, uma assistente virtual programada para conversar com o tutor com o intuito de identificar necessidades e sugerir soluções.

“Por exemplo, o tutor conta para a Maia que o pet está latindo fora do normal ou mordendo os móveis. Ela pode sugerir atividades ou brinquedos interativos para o chamado ‘enriquecimento ambiental’, que são aqueles estímulos físicos, mentais e emocionais para amenizar uma ansiedade do animal. Em seguida, ela vai perguntar até quanto o tutor pode pagar e apresentar diferentes opções de produto para a análise, dentro da faixa de preço que ele pode pagar, explica Tresca.

“Essa experiência de compra é inédita para tutores brasileiros. Apelidada de ‘conversational commerce’, a tendência emergiu ano passado no mercado global e chegou ao Brasil nos segmentos de alimentação e finanças, principalmente. No setor pet, será a primeira vez. O consumidor não quer fazer compras pontuais em um app ou site, ele quer conversar, ter recomendações de compras e interagir sobre elas”, explica o executivo que fez parcerias com petshops de bairro para dinamizar o processo de entrega dos produtos em até 2 horas após a solicitação via Maia. Mais de 7 mil unidades de produtos já estão na base de dados da IA.

O CEO informa que, nesse primeiro semestre, o foco com Maia será produtos. Já no segundo semestre, a IA conseguirá fazer a interface com serviços, a exemplo de agendamento de banho e tosa, consultas ao veterinário, etc. Neste primeiro momento, será disponibilizada aos assinantes das dietas e aos consumidores dos petshops. Com a chegada da Maia, a meta até o final do ano é crescer 13%/mês em venda direta [assinaturas] e mais de 20% na distribuição [petshops).

Maia é alimentada por uma equipe de veterinários e especialistas em nutrição animal, que também interagem diretamente com o tutor para os casos de orientações e reformulações na dieta pet, sobretudo na transição da alimentação industrializada para a natural.

Mudança de portfólio – O salto para a venda de produtos e serviços acompanha o incremento do portfólio para novas dietas e uma linha inédita de suplementos no Brasil, anunciados ainda nesse primeiro semestre. Para isso, foi necessário um novo parque fabril para o escalonamento da distribuição para atender o crescimento dos planos de assinatura e das vendas avulsas nas lojas físicas.

“Estamos fortalecendo nossa presença no Brasil, com respaldo sólido para conquistar o mercado europeu. Temos tecnologia com potencial para inspirar uma mudança significativa no setor. As expectativas de sucesso são reais”, destaca Tresca.

Tags: Quinta Petstartups

Related Posts

Humora é selecionada para participar do Programa de Aceleração de Startups do Grupo Boticário
Startups

Humora é selecionada para participar do Programa de Aceleração de Startups do Grupo Boticário

...

Aceleradora Habitat Senai conecta startups ao programa TecNova III
Startups

Aceleradora Habitat Senai conecta startups ao programa TecNova III

...

Gerdau lança programa de inovação aberta para conexão com startups

Gerdau lança programa de inovação aberta para conexão com startups

Startups no centro da conversa: MOTIM promove masterclass sobre construção de autoridade no Web Summit Rio 2025

Startups no centro da conversa: MOTIM promove masterclass sobre construção de autoridade no Web Summit Rio 2025

Mevo anuncia aquisição da startup Receita Digital

Mevo anuncia aquisição da startup Receita Digital

Budz empodera tutores pets por meio de inteligência artificial

Budz empodera tutores pets por meio de inteligência artificial

Fintech investe mais de R$20 milhões em IA e reduz inadimplência em 35%

Fintech investe mais de R$20 milhões em IA e reduz inadimplência em 35%

Future Cow apresenta o “Leite Cultivado Sem Vaca”

Future Cow apresenta o “Leite Cultivado Sem Vaca”

Next Post
Zapping anuncia Celso Portiolli como novo embaixador e investidor da plataforma

Zapping anuncia Celso Portiolli como novo embaixador e investidor da plataforma

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.3k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Qual rede social você mais utiliza no seu dia a dia?

Eventos

Mês Atual

junho, 2025

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X