ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home

A importância de construir sua marca pessoal

Como a imagem me ajudou a ter uma carreira de sucesso

Carol Coelho por Carol Coelho
03/03/2022
em Colunistas
0 0
Sumitomo Rubber, fabricante dos pneus Dunlop e Falken, lança pneus de reposição para veículos elétricos na China
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Quando eu era apenas uma estagiária de Direito, no auge dos meus 20 e poucos anos, não imaginava que um dia contaria em palestras e treinamentos as cenas que vivi e que me mostraram desde cedo a importância da imagem pessoal como ferramenta de carreira.

Uma delas – talvez a mais marcante e que cabe ser lembrada aqui – foi a minha contratação num importante banco: Era verão, fazia uns 35 graus em SP e eu estava paramentada de mini advogada: calça e blazer de alfaiataria pretos, camisa branca, brincos de pérola, scarpin salto 15. Entrei na sala de entrevista e cumpri o protocolo. Duas etapas depois eu estava contratada e um dia minha chefe disse que, além do meu ótimo CV (eu havia trabalhado numa banca de advocacia que atestava não só minha competência, mas também a capacidade de lidar com alto nível de estresse e demanda de trabalho), o segundo ponto para minha escolha foi “o fato de você ser a mais bem vestida no dia da entrevista”.

Lembro bem de estar morrendo de calor, mas não tirar o blazer até o final da entrevista. Lembro de retocar a maquiagem antes de entrar na sala e, principalmente, lembro de cruzar com uma outra candidata que saía da sala de entrevista usando uma blusa frente única, de malha, sem blazer! Nunca mais vi a moça, ela não foi escolhida – talvez – porque naquela primeira impressão, sua imagem não condizia com os valores da empresa.

Nesse cenário eu trilhei minha carreira ciente de que, no ambiente que havia escolhido viver, algumas regras precisavam ser obedecidas gostasse eu ou não (naquele tempo eu gostava da formalidade do Direito, mas vi muitos amigos reclamarem do dress code) e que isso poderia ser uma ferramenta de imagem pessoal.

Sendo mulher, então, é ainda mais delicado escolher o que usar, afinal basta nascer para ouvir que uma mulher não deve chamar atenção para seu corpo… mas aí é outra conversa!

O fato é que homens e mulheres são marcas pessoais ainda que dentro do ambiente corporativo e precisam pensar no quão alinhados estão seus valores e expectativas de carreira, com a imagem pessoal que comunicam. 

Sua roupa está sempre “de qualquer jeito” e você não sente nada ao se vestir? Por que criamos essa barreira com a roupa, colocando-a numa categoria de futilidade? A resposta pode ser dada com base em anos de estudos sociológicos e comportamentais, mas aqui o caminho mais curto é dizer que – também – temos preguiça de pensar!

Sim, porque que não existe milagre! Não existe um look bem elaborado e “elogiável” sem o mínimo de tempo dedicado na construção de um guarda-roupa eficiente, otimizado, melhores escolhas de compra… estratégia!

E se você que está lendo esse texto tem uma estratégia de sucesso para sua carreira em 2022, eu te digo que ela precisa passar pelo autoconhecimento e pela imagem pessoal. Perguntas existenciais são fundamentais no caminho, como: quem eu sou? Como quero que as pessoas me vejam? Comunico o que quero? Gosto do que vejo no espelho? Como posso melhorar?

Essas são apenas algumas… existem tantas outras que aplico diariamente em meus atendimentos e garanto a vocês: o resultado é não só uma pessoa mais feliz, segura de si e confiante, mas também um efeito de onda no ambiente e a consequente observação pelo meio externo, de que aquela pessoa tem interesse em se destacar no meio da multidão. 

No mercado de trabalho, onde a concorrência é acirrada e temos que nos provar o tempo todo, não custa tentar inserir uma pitada de graça, bem estar e autoestima no vestir e na construção de uma carreira sólida, não é mesmo?

E você? Percebe no dia a dia que o cuidado com a sua imagem pessoal importa?

Para acompanhar mais conteúdos e dicas, me siga no instagram: @noarmariodacarol

Tags: colunistasmarca pessoalpersonal branding

Posts Relacionados

Henrique Fogaça e Fernando Badaui inauguram nova unidade de seu restaurante em Alphaville

As estratégias precisam sair do papel

...

SPFW N53 MARCA UMA NOVA ERA DAS PASSARELAS

...

Imagem importa

Business Plan: Por que fazer um para o seu negócio?

3 lições de marca pessoal com a Rainha Elizabeth II

Design Experience e dados: a combinação que a sua empresa precisa em 2022

Você já parou para pensar na sua marca?

Como proteger a reputação do seu domínio de envio em 2022

Evolução Organizacional. Qual o estágio de consciência da sua empresa?

Progic conquista contas da Bayer e da Nestlé e vê faturamento crescer 18%

Contratar, reter e descobrir talentos. Será que estamos fazendo isso certo?

No Dia Mundial do Chocolate Mr. Cheney dará de presente novo cinnamon roll com chocolate para celebrar a data

A história e o futuro são dos desobedientes

Próximo
Descubra quais habilidades serão valorizadas para o mercado de trabalho no futuro

Descubra quais habilidades serão valorizadas para o mercado de trabalho no futuro

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.4k Seguidores
  • 5.7k Assinantes

ABC Trends

  • Embratel estreia “Habilite sua empresa para o Próximo Nível” e apresenta novo posicionamento

    Embratel estreia “Habilite sua empresa para o Próximo Nível” e apresenta novo posicionamento

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Por que devo me preocupar com a experiência da minha marca?

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Laticínio Scala faz parceria com marca de geleias Queensberry na edição de 2022 do Taste of São Paulo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Não é normal não fazer dinheiro nas redes sociais !

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Executiva pós-graduada em Havard é convidada para falar sobre Protagonismo e Mindset na cia Mandarine

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Como você executa seus eventos?

Eventos

Mês Atual

agosto, 2022

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X