Você já ouviu falar sobre o termo jornada do consumidor?
Jornada do consumidor é um termo usado para definir os estágios pelos quais um cliente passa até efetuar uma compra. Com isso, as empresas conseguem entender os hábitos e comportamentos de seus clientes, conseguindo analisar como ele se comporta em cada passo da jornada.
Para uma marca ter o entendimento desse processo é fundamental, pois com esses dados, é possível realizar ações e estratégias que podem acelerar o processo de compra do cliente, ajudando-o a decidir qual produto ele realmente necessita, além de fazer com que o mesmo consiga ir para um caminho explicativo e assertivo, tomando a decisão de compra com segurança e consciência que a sua solução é a melhor para ele.
O meio mais fácil para tratar a sua estratégia da jornada do consumidor é o marketing de conteúdo, já que, com ele você consegue, através de técnicas de engajamento e criação de conteúdo com alta relevância para o target, fazer com que suas redes sociais cresçam, tendo contato direto com os potenciais clientes.
A jornada do consumidor é como a história de experiência de um cliente, pois ela se inicia com o contato do cliente com uma marca, passa pelo processo de engajamento e, por fim, se transforma em um relacionamento de longo prazo. Ela é dividida em 3 estágios, sendo eles: a descoberta, consideração e decisão. A seguir, vamos entender um pouco sobre cada um.
DESCOBERTA
Esse é o estágio por onde se inicia a jornada do consumidor, aqui é onde o cliente percebe que tem um problema ou dor a ser solucionada e começa a ir à busca de uma solução eficaz.
O objetivo de uma empresa na etapa de reconhecimento de um problema é fazer com que ela se identifique com sua dor, para que vá atrás de mais informações a seu respeito. Nessa etapa, a organização deve produzir conteúdos gerais, que ajudem a pessoa a encontrar o seu problema para ir em busca de soluções.
Procure fazer posts em Blogs, infográficos e conteúdo para as redes sociais, sem falar diretamente da sua empresa, sempre foque na possível dor do seu target.
CONSIDERAÇÃO
Aqui, o seu cliente já entendeu melhor o seu próprio problema, e pode ir atrás de soluções para sua dor, procurando por aquelas empresas que se mostram mais capazes de resolver seu problema.
Nessa etapa você já começa a levar seu cliente para suas soluções, mostrando conteúdos vantajosos para ele, fazendo com que o mesmo queira conhecer mais sobre seu negócio.
DECISÃO
Por fim, após uma longa caminhada, temos o último estágio antes da compra na jornada do consumidor. Aqui, o consumidor já sabe sua dor e acredita que a solução oferecida por as empresa é a melhor para resolver seu problema.
A missão da organização agora é persuadir seu consumidor para a escolha da sua solução. É o momento de apresentar preços, vantagens e benefícios, colocando os argumentos de venda em prática para que o cliente opte pela sua empresa e não a sua concorrência.
Atualmente, tem-se muitas informações disponível na internet, além o grande número de concorrentes, fazendo com que a decisão de compra se torne muito mais complexa, possibilitando que o consumidor realize diferentes decisões até chegar a sua empresa. Por isso, a jornada de conteúdo se torna importante para seu negócio, pois com ela percorre-se um caminho, que vai desde a identificação de um problema ou necessidade até o cliente identificar a melhor solução para isso.
Como se pode perceber, a jornada do consumidor possui estágios com características diferentes, e por esse motivo, deve ser muito bem planejada para que não perca seu consumidor no meio do caminho e não ache que após a venda seu trabalho acabou, pois é necessário ter ações pós-venda para fidelizar seu cliente.