Grandes empresas nacionais e internacionais adotaram o WhatsApp entre as suas ações de divulgação, e assim, foi criada uma versão empresarial. O WhatsApp Business tornou-se um grande aliado para o atendimento ao cliente, vendas e muito mais.
O app conquistou o mundo nos últimos tempos. E não faltam motivos para entender como ele é um dos aplicativos mais populares no Brasil. Continue neste artigo para saber como essa ferramenta entrou de vez no planejamento de vendas das empresas e dicas de como usá-lo de forma eficiente!
Perfil empresarial
Ao contrário dos perfis normais dos usuários, você pode inserir informações essenciais do seu negócio, como: Endereço, site, e-mail, segmento e horário de funcionamento.
O seu perfil será um cartão de visitas para os seus clientes e potenciais clientes. Ele aparecerá como um perfil verificado, por isso, tenha cuidado na hora de preencher os seus dados.
Econômico e acessível
Você pode ter acesso a todo o potencial dessa ferramenta de forma gratuita. Além disso, é acessível porque apenas com um celular, qualquer um pode baixar o app e disparar mensagens para os contatos na mesma hora.
O WhasApp Business permite enviar mensagens para toda a base de clientes sem custos. E aqui não há algoritmos que impedem sua mensagem de ser visualizada por todo mundo, como existe no Facebook, por exemplo.
Organização com Tags
A possibilidade de utilizar tags para identificar as suas conversas e facilitar ainda mais a organização, é uma ótima alternativa do aplicativo. Com elas, você pode marcar as conversas em categorias como “novo cliente”, “pago” e “pagamento pendente” e criar etiquetas, tais quais “promoção” e “agendado”.
Então, dependendo do seu negócio, você pode categorizar todos os contatos e conversas para deixar claro quais são os tipos de interação!
Alta taxa de abertura de mensagens
Ao receber uma mensagem, aparecerá uma notificação bem na tela principal do celular do cliente. Com isso, enquanto muitas informações passam batidas no e-mail e nas redes sociais, no WhatsApp você tem certeza de que a sua mensagem chegou.
É evidente que as pessoas usam o aplicativo com maior frequência, sendo assim, as chances são bem maiores da sua mensagem ser lida!
Melhor relacionamento com clientes
A ferramenta permite manter um contato direto com o público e é uma ótima forma de você oferecer um tratamento exclusivo, com respostas imediatas. Incluindo tirar dúvidas, fazer pesquisas de opinião, fechar vendas e aumentar o seu alcance. Ser atendido com rapidez, educação, ter todas as dores e dúvidas resolvidas. Isso ganha qualquer cliente!
Uma dica para quem está começando é utilizar o aplicativo para se conectar com usuários que já são seus clientes e que deram algum tipo de permissão para você lhes enviar mensagens, como preencher um cadastro, submeter informações em um formulário online ou adicionar o seu WhatsApp por iniciativa própria.
Divulgação de novos produtos e serviços
Utilizar o WhatsApp para vendas é uma das estratégias mais utilizadas! Com o app é possível promover produtos e serviços, e selecionar os tipos de conteúdo a enviar (fotos de novos produtos, vídeos de divulgação, apenas texto com códigos promocionais etc.).
São inúmeras as situações que motivam o envio de uma mensagem, para a divulgação de um novo produto disponível, período de descontos, inauguração de uma filial etc.
Horários estratégicos e comodidade
É importante analisar os horários as suas mensagens serão enviadas e qual o melhor período do dia para conversar com a sua audiência. No e-mail, redes sociais e, principalmente, nas ligações, a comunicação pode soar interruptiva. Mas no WhatsApp o usuário também escolhe a hora que quer se comunicar!
Indicamos que deixe para mandar as suas mensagens para os clientes em horário comercial. Não seja a empresa que manda mensagens fora do horário de trabalho e no período de descanso do seu público.
Agora que você já sabe como divulgar sua empresa pelo WhatsApp, comente aqui o que achou desse conteúdo!