ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Mercado Startups

A era das Martechs: gigantes da indústria investem em tecnologia para otimizar setor de marketing

Tecnologia, aliada ao departamento de marketing, está transformando a experiência digital do consumidor

Da redação ABC da Comunicação by Da redação ABC da Comunicação
19/05/2021
in Startups
0 0
A era das Martechs: gigantes da indústria investem em tecnologia para otimizar setor de marketing
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Enquanto os investimentos em startups de marketing chegam à casa do bilhão, de acordo com o Distrito , grandes empresas também apostam em desenvolver internamente suas próprias martechs, aliando tecnologia à comunicação. Especialmente durante a pandemia, quando o comércio migrou obrigatoriamente do mundo físico para o digital, a experiência do consumidor e a atenção dele dependem, essencialmente, da inteligência de dados.

De acordo com um estudo da Neotrust Compre&Confie, em parceria com a ABComm, entre os meses de janeiro e agosto de 2020 o número de transações no e-commerce cresceu 80%, aumentando o faturamento em 75,5% em relação ao mesmo período de 2019 e alcançando o valor de R﹩ 77,2 bilhões em poucos meses.

Acompanhando o movimento do mercado e as necessidades de seus consumidores, agora essencialmente no mundo digital, companhias como Ambev e Danone estão apostando em soluções de DXP (sigla para digital experience platform) para a transformação digital e já dedicam um setor inteiro da empresa para aprimorar a experiência do usuário.

Barbara Passuello, Diretora da Martech Ambev, conta que uma das grandes parceiras nessa jornada foi a Acquia, líder em inovações e soluções para o mercado de experiência digital. Por ser open source, a plataforma trouxe para a marca uma verdadeira revolução no Customer Experience. Em apenas 3 meses a Ambev já tinha seu primeiro site no ar com a nova configuração da DXP, com aproveitamento de componentes de um sistema de design integrado globalmente e em média 80% do tempo de desenvolvimento.

A plataforma da Acquia permite que as companhias desenvolvam melhores jornadas de clientes e multi-experiências em todos os modos de interação com o consumidor.

“A experiência do cliente neste momento de pandemia foi primordial porque acelerou iniciativas que estavam só no mundo das ideias, como melhorar a experiência no digital, escutar o cliente nas redes sociais e estar ao lado dele”, diz Antônio Piccinini, head de de Parcerias, Canais e Alianças da Acquia para América Latina e Caribe.

Desafios

“Quando o assunto é Customer Experience, muitas empresas agora estão mais focadas em colocar, realmente, o cliente no centro do negócio, buscando soluções em torno dessa experiência. Acredito que, para 2021, esta pauta estará focada nas agendas das áreas de TI e de negócio. Quando o CX sai de um conceito e entra para um ideal de negócio, as companhias começam a, de fato, colocar isso em prática. Assim, buscam cada vez mais soluções analíticas para conhecerem e entenderem a jornada do cliente”, afirma Piccinini.

No caso da Danone, a plataforma de DXP ajudou a alinhar a consistência da empresa e a comunicação das mais de 10 marcas da divisão Danone Nutricia, cada uma com suas próprias áreas de gestão e marketing, além de um amplo ecossistema digital com diferentes agências e plataformas.

Um dos grandes desafios da empresa ao iniciar seu processo de transformação digital com a Acquia foi capacitar e envolver suas equipes de negócios e de marca para gerenciar todos os sites com baixa dependência de TI. Era preciso simplificar 29 sites em diferentes plataformas para transformá-los em apenas 10, otimizando seu ecossistema digital e, no processo, criando uma estrutura que permitisse a criação rápida de novas landing pages e hotsites.

Esses desafios eram parte do objetivo geral da empresa de criar uma “masterbrand” Danone Nutricia para todos os sites a partir de uma estrutura básica, permitindo que os clientes navegassem facilmente por todas as páginas e gerassem dados analíticos para permitir o acompanhamento dessa jornada. Além disso, era necessário que os sites fossem integrados ao CRM já existente da Danone e ao Magento Commerce.

Resultados

Em parceria com a Just Digital, parceira da Acquia, a Danone iniciou sua jornada de transformação digital. A equipe criou mais de 75 componentes usando Acquia Site Studio, integrando o visual e a comunicação-chave para todas as marcas. A equipe da Just Digital centralizou ainda o banco de dados de leads usando o Acquia Personalization e o Acquia Campaign Studio, integrando todos os sites da marca e permitindo que a Danone segmente os visitantes e crie campanhas mais eficazes.

A partir da implementação das soluções, a Danone obteve resultados significativos. O tempo de lançamento no mercado foi acelerado, o que permitiu à empresa criar 9 sites em 6 meses. Agora, novos sites da Danone são criados no período entre uma e duas semanas, e a empresa é capaz de permitir que as agências trabalhem de forma autônoma usando seus padrões. Além disso, houve uma redução relevante de custos com os processos, eliminando 19 sites.

Tags: acquiamartechsstartups

Related Posts

Startup Cheers anuncia expansão nacional do seu Clube de Benefícios após atingir 2 milhões de usuários em sua plataforma universitária
Startups

Startup Cheers anuncia expansão nacional do seu Clube de Benefícios após atingir 2 milhões de usuários em sua plataforma universitária

...

Como a Natura pretende tornar o universo das startups mais diverso e inclusivo
Startups

Como a Natura pretende tornar o universo das startups mais diverso e inclusivo

...

Humora é selecionada para participar do Programa de Aceleração de Startups do Grupo Boticário

Humora é selecionada para participar do Programa de Aceleração de Startups do Grupo Boticário

Aceleradora Habitat Senai conecta startups ao programa TecNova III

Aceleradora Habitat Senai conecta startups ao programa TecNova III

A Quinta Pet, startup brasileira de alimentação natural para pets, inicia internacionalização para o mercado europeu

A Quinta Pet, startup brasileira de alimentação natural para pets, inicia internacionalização para o mercado europeu

Gerdau lança programa de inovação aberta para conexão com startups

Gerdau lança programa de inovação aberta para conexão com startups

Startups no centro da conversa: MOTIM promove masterclass sobre construção de autoridade no Web Summit Rio 2025

Startups no centro da conversa: MOTIM promove masterclass sobre construção de autoridade no Web Summit Rio 2025

Mevo anuncia aquisição da startup Receita Digital

Mevo anuncia aquisição da startup Receita Digital

Next Post
BRQ Digital Solutions investe em Experience Agency focada em inovação

BRQ Digital Solutions investe em Experience Agency focada em inovação

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.3k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Você acredita que o aumento do limite de caracteres do Twitter descaracteriza a rede social?

Eventos

Mês Atual

junho, 2025

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X