ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

A dignidade menstrual afeta a dignidade humana e precisamos falar sobre ela

Artigos Especiais ABC por Artigos Especiais ABC
07/06/2022
em Artigos Especiais
0 0
A dignidade menstrual afeta a dignidade humana e precisamos falar sobre ela
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Renata Ankowski, COO na MCM Brand Experience

A dignidade menstrual é sobre dignidade humana. Quando falamos de dignidade, estamos clamando por acesso à informação, a produtos de higiene básica e autoconhecimento. É preciso reconhecermos a nossa essência como ser humano, os nossos ciclos fisiológicos e abraçá-los de forma natural, afinal a menstruação não deve ser motivo de vergonha. O autoconhecimento protege!

A menstruação é um processo natural que ocorre com milhões de pessoas no mundo inteiro, o tempo todo. Entretanto, infelizmente, em alguns centros o tema ainda é tratado com desconforto e, por muitas vezes, como um tabu. Dessa forma, a principal arma de combate é o diálogo. Debater sobre o tema simboliza o despertar da consciência, precisamos falar sobre e é um dever de todos.
 

A ausência de recursos básicos caracteriza o que chamamos de “pobreza menstrual”, que além de colocar em risco a saúde da pessoa, afeta totalmente o poder de desenvolvimento humano a partir do momento que ocorre a exclusão na sociedade. Em uma enquete realizada pelo UNICEF com pessoas que menstruam, 62% afirmaram que já deixaram de ir à escola ou a algum outro lugar de que gostam por causa da menstruação e 73% sentiram constrangimento nesses ambientes.

Em uma pesquisa realizada pela Johnson & Johnson Consumer Health, em parceria com os Institutos Kyra e Mosaiclab, estima-se um gasto de R$ 21,00 por ciclo menstrual. Considerando que, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas Social, 13% da população brasileira vive com menos de R$ 246,00 mensais, torna-se inviável destinar uma parte do orçamento à compra desse tipo de produto. Dessa forma, a pobreza menstrual acaba se tornando corriqueira entre as famílias de baixa renda.

Por esse e vários outros motivos, as iniciativas sociais são fundamentais nesse processo. Todo projeto que visa ao desenvolvimento do ser humano tem como resultado um grande impacto positivo no mundo, principalmente quando falamos de um tema que implica acesso à informação, inclusão e dignidade.

Mais do que ações sociais para doações de produtos, as iniciativas devem levar atitudes revolucionárias com o intuito de incluir todos como aliados e fazer dessa causa uma questão humana. Melinda Gates, no livro O momento de voar: Como o empoderamento feminino muda o mundo, deixa claro quando afirma que mulheres e homens devem trabalhar juntos para derrubar as barreiras e acabar com os preconceitos que ainda prejudicam a sociedade.
 

Quando eu digo que a luta pela dignidade menstrual é um papel de todos, estende-se para as empresas também. Estamos totalmente ligados ao ESG (Ambiental, Social e Governança) quando trazemos a necessidade de a empresa promover munição para seus colaboradores, humanizando, entendendo o ciclo de funcionamento do corpo humano e conectando a responsabilidade e compromisso para promover esses espaços de conscientização. Assim como fizemos na agência com a Roda de Conversa, realizada em março, sobre o tema.

Enquanto não enxergarmos a menstruação como algo natural e socialmente aceita, ela ainda será um tabu. Por mais que trabalhemos nessa questão da dignidade menstrual, o tabu e a pobreza menstrual ainda são uma realidade. Todos nós nascemos de um útero que menstruou por muito tempo e precisamos falar sobre isso!
 

*Renata Ankowski é formada em Administração de Empresas, pós-graduada pela PUC-AR e especialista em gestão de projetos pela ESPM, PMO Agile, Design Thinking e Service Design, atua há mais de 14 anos com grandes multinacionais em diversas áreas, aplicando gestão estratégica. Ajuda empresas a transformarem ideias em ação, manifestando resultados por meio de pessoas. Dedica-se a fazer um mundo melhor, sendo otimista e realista. É comprometida em construir o futuro por meio da inovação, liderança, marketing, intuição e inspiração. Atualmente, é COO na MCM Brand Experience e apaixonada pela natureza e meditação.

Tags: Artigos Especiais

Posts Relacionados

A importância de uma cultura empresarial orientada à diversidade
Artigos Especiais

A importância de uma cultura empresarial orientada à diversidade

...

7 boas práticas para vendas por telefone
Artigos Especiais

7 boas práticas para vendas por telefone

...

5 pilares para construir reputação de marca

5 pilares para construir reputação de marca

ESG no agro avança com nova legislação da UE e promete refletir no Brasil

ESG no agro avança com nova legislação da UE e promete refletir no Brasil

O que o momento atual do mercado pode ensinar para as startups?

Marketing inbound ou outbound: qual a melhor estratégia para crescer seu negócio?

Cinco tendências para o live marketing

Cinco tendências para o live marketing

Como lojistas e consumidores podem aproveitar os tokens no varejo?

Como lojistas e consumidores podem aproveitar os tokens no varejo?

Mercado de celulares renovados cresce 29% na América Latina, aponta estudo

Mercado de celulares renovados cresce 29% na América Latina, aponta estudo

Próximo
ArcelorMittal lança campanha para celebrar liderança em incentivos à cultura e ao esporte em Minas Gerais

ArcelorMittal lança campanha para celebrar liderança em incentivos à cultura e ao esporte em Minas Gerais

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.4k Seguidores
  • 5.8k Assinantes

ABC Trends

  • Webedia lança no Brasil operação global de influência

    Webedia lança no Brasil operação global de influência

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Plataforma de comunicação e marketing já faturou R$ 2 milhões desde abril de 2021

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • A Moça da Nestlé® ganha vida em versão humanizada

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Mynd se transforma para a nova geração do marketing de influência

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • CEO ensina a profissionais de marketing o que perguntar durante uma demonstração de uma plataforma de gerenciamento de conteúdo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Como você executa seus eventos?

Eventos

Mês Atual

agosto, 2022

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X