ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Comunicação Comunicação Interna

A Comunicação Interna precisa deixar de ser Área Funcional para ser Área Estratégica

por Carla Scarpellini
09/05/2016
em Comunicação Interna, Geral, Matéria Prima
0 0
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Quando escolhemos o mundo da Comunicação Corporativa para trabalhar, seja a interna, externa, institucional etc.., além das nossas qualificações técnicas e comportamentais, normalmente carregamos na mochila os valores, a missão e as práticas da empresa que estamos atuando.

É compreensível sermos contagiados pela marca que atuamos e também termos orgulho dela. Seja pelos seus produtos, serviços, valores, equipe de trabalho, simbolismo de mercado etc.

Não somente os comunicadores têm este sentimento contagiado. Quando acompanhamos as pesquisas de clima organizacional nas empresas, invariavelmente, os itens: ‘orgulho’, ‘pertencimento’ e ‘fazer a carreira aqui’, são os mais bem pontuados. Sempre estão no topo.

Mas o que me fez escrever este artigo (que pretende ser ampliado) é justamente uma dúvida sobre o papel do comunicador e da área de Comunicação nas organizações:

– O quanto nós comunicadores conseguimos “captar” este sentimento de orgulho dos colaboradores e da marca e levamos para dentro da empresa?

– Como usamos este valor significativo para permear os diálogos internos, as pautas, os meios de comunicação, os eventos internos, para potencializar as trocas de experiências, o desenvolvimento das equipes, da liderança e da turma toda?

Talvez estejam aí o começo das respostas para que a área de Comunicação Interna deixe de ser vista como uma área funcional, “que faz comunicados”, “campanhas motivacionais”, “eventos de aniversários”, “entregadora de brindes” para ser entendida como uma área estratégica, que desenvolve e apoia competências, processos, conteúdo para a manutenção da competitividade das empresas, da liderança e do clima organizacional.

Às vezes, acho que as áreas de Comunicação ainda estão atuando numa versão analógica, enquanto o mundo está surfando no digital.

E vou caminhando com as reflexões…

Imagem: Reprodução

Posts Relacionados

Solução de comunicação interna que já abrange 160 mil colaboradores cresce 6x em ano de pandemia
Comunicação Interna

Solução de comunicação interna que já abrange 160 mil colaboradores cresce 6x em ano de pandemia

...

Banco PAN anuncia a HavasPlus como sua nova agência de publicidade
Comunicação Interna

Banco PAN cria ação para estimular a solidariedade nos colaboradores

...

Volkswagen promove internamente a Semana da Diversidade

Volkswagen promove internamente a Semana da Diversidade

Leo Madeiras investe em uma comunicação mais empática com os seus líderes

Leo Madeiras investe em uma comunicação mais empática com os seus líderes

Funcionários da Bradesco Seguros cantam em nova versão do filme “Sementes”

Funcionários da Bradesco Seguros cantam em nova versão do filme “Sementes”

Estabelecimentos mais seguros com Certificação COVID FREE

Estabelecimentos mais seguros com Certificação COVID FREE

Castrol amplia canal de vendas no varejo com loja virtual

Como otimizar a gestão de pessoas na quarentena?

Comunicação Interna & Endomarketing: Melhores práticas para vencer

Comunicação Interna & Endomarketing: Melhores práticas para vencer

Próximo

Grupo empresarial do ABC usa networking para driblar a crise

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.3k Seguidores
  • 3.6k Assinantes

ABC Trends

  • SexPrivé Club estreia na madrugada da Band

    SexPrivé Club estreia na madrugada da Band

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Promoção Tang: ação premia consumidores com veículos sustentáveis, como scooters, patinetes e bicicletas elétricas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Luanna Lodi, musa do América-MG, retorna ao Bella da Semana

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Méquizice: aquela mania que todo mundo tem quando come no Méqui

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Fala Criativa amplia frente de negócio e vira grupo de comunicação

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Como você executa seus eventos?

Eventos

Mês Atual

janeiro, 2021

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

DOTCASE
Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Novembro4
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X