O Dia dos Pais de 2019 acontece no dia 11 de agosto e para compreender melhor o comportamento de quem vai comprar e quem vai receber presentes, o Google Consumer Survey fez uma pesquisa em maio deste ano, com 500 entrevistados, pais e filhos. As curiosidades reveladas pela pesquisa impactam diretamente o mercado e coloca em discussão o direcionamento das campanhas.
Entre os resultados da pesquisa, o Google apresenta que os filhos não sabem o que os pais querem ganhar de presente, além de não se sentirem representados nas campanhas de marketing. Outro dado relevante, principalmente para o mercado, é que quase metade das compras é feita em cima da hora, impactando diretamente o e-commerce. Já a boa notícia é que os filhos pretendem gastar mais esse ano: em 2019 o ticket médio dos presentes será de R$ 298 e 38% das pessoas vão gastar mais com presente do que no ano passado.
Outras informações disponibilizadas podem somar para quem deseja alavancar as vendas: 38% dos pais não se sentem representados nas campanhas de marketing e 27% dizem que raramente isso acontece. E é nesse momento que surge a oportunidade: entender o comportamento dos pais é a chance para a sua marca se destacar.
Acerca da percepção sobre as campanhas, 41% dizem não se identificar com a imagem de pai perfeito e 30% disseram que não se associam à imagem de pai rígido ou autoritário. A imagem de pai ausente ou que não ajuda em casa também incomoda uma grande parte do público. Informações como essa devem ser relevantes na construção das campanhas para as marcas que desejam ser diferenciais nesse Dia dos Pais.
O estudo ainda retrata o momento da aquisição. Segundo o levantamento, 41% das compras são realizadas no dia e na véspera, mas na loja física. Aproximadamente 21% das pessoas compram 15 dias antes e 23% fazem a compra uma semana antes. Por fim, cerca de 15% das vendas são feitas um mês antes ou até com mais antecedência ainda.
Como o e-commerce deve se posicionar diante disso?
De acordo com Daniel Palis, CEO da agência de marketing digital Calina, os números apresentados na pesquisa, entre outros pontos, são importantes para entendermos diversos cenários. O primeiro deles é que não se pode basear as campanhas de venda apenas pelos compradores. “O Facebook, por exemplo, permite trackear as pessoas que têm pais e filhos, sua faixa etária, região onde mora, profissão, estado civil, e todas essas informações podem ser utilizadas para uma estratégia de marketing digital mais assertiva, o que consiste em harmonizar o perfil de quem compra com o gosto de quem recebe o presente”, avalia.
Acerca do posicionamento das campanhas, Palis entende que a sociedade vive uma transformação do papel que os homens vêm assumindo, mais participativo em casa e protagonista na criação dos filhos, por exemplo. “É preciso fugir de estereótipos, entender a realidade a nossa volta, e se posicionar com sensibilidade e assertividade”, pontua.
Sobre o momento de compra, o especialista afirma ainda que existem timings estratégicos para o branding e para a performance e que o e-commerce deve se adaptar à necessidade multicanal dos consumidores. “Recomendamos que o e-commerce crie, com certo período de antecedência, campanhas de branding para construir uma aproximação entre empresa e cliente. Mais próximo a data, a ideia é focar mais em performance, lembrando aos clientes que o Dia dos Pais está próximo, criando sensação de urgência da compra. Lembrando que soluções omnichannel são fundamentais, já que quase a metade dos clientes fazem suas compras na loja física”, diz.
“Além disso, é preciso pensar em estratégias de atração para que os consumidores passem a comprar mais nas lojas eletrônicas, como frete grátis, preços mais atraentes e curto prazo de entrega. É preciso entender por qual razão ele está buscando a loja física”, pondera.
De maneira geral, o CEO da Calina entende que a pesquisa é muito valiosa e revela um cenário otimista, embora desafiador para os e-commerces. “O Dia dos Pais é terceira data comemorativa mais forte do ano, só perde para o Dia das Mães e Natal. Então dados preciosos como esses que o Google revela servem de mapa para que os e-commerces possam potencializar a conversão no período. Claro, não existe uma receita de bolo, mas medidas como essas que comentamos seguramente geram impacto positivo para a marca e para o volume de negócios”, conclui.