ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Mantenedores

Consumir também é um ato político

Como o consumo tem evoluído de uma forma emocional e reativa, para um modelo mais consciente e ativista

Insane Estratégia e Comunicação by Insane Estratégia e Comunicação
11/02/2022
in Mantenedores
0 0
Betmotion renova com maior canal de futsal do mundo
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Com o capitalismo sendo o sistema político-econômico predominante no mundo, consumir não se restringe apenas a uma maneira de suprir as necessidades e desejos existentes em cada ser, para além disso, se apresenta como uma oportunidade de expressar a identidade, o propósito, crenças e o jeito de existir de cada pessoa.

Temos visto isso acontecer, presenciando um público que está cada vez mais em busca de marcas que os represente e se posicionam, e isso ficou claro no caso Flow Podcast, onde Monark, um dos  apresentadores e co-fundador do programa, foi duramente criticado por falas que não só abrem espaço para a ideologia nazista, mas que também pedem a sua descriminalização.

Depois de uma comoção nacional nas redes sociais e imprensa, muitas marcas como a Flash Benefícios, Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Insider Store, entre outras que patrocinavam o programa anunciaram a retirada de verba e se posicionaram contrárias ao que foi falado no podcast, o gesto também foi seguido por outros anunciantes que estavam presentes nos demais produtos do Estúdio Flow.  Sem contar ex-patrocinadores que fizeram questão de reafirmar serem contrárias às ideias disseminadas ali.

Isso no mínimo sinaliza como o consumo tem evoluído de uma forma emocional e reativa, para um modelo mais consciente e ativista, onde as pessoas buscam por princípios e propósitos similares aos delas na hora de escolher as marcas que desejam usar e divulgar.


Essa onda que junta pessoas conscientes do poder político existente no ato de consumir, vem aumentando e é extremamente importante e positiva para o mundo por pelo menos dois motivos. O primeiro é que ela melhora o mercado, pois exige das marcas mais do que uma boa oferta regada pelos velhos gatilhos mentais, coloca elas em alerta e força um posicionamento contrário a acontecimentos dessa natureza, já que ninguém quer ter o mínimo de dúvida se está ou não consumindo de empresas com pensamentos nazistas, homofóbicos e  racistas, por exemplo. E também melhora o consumidor, na medida que ele se entende como um agente de transformação, tendo como ferramenta o seu poder de escolha, de apoio, ou não as marcas existentes e disponíveis nas prateleiras.

Já para nós que trabalhamos na construção e gestão das marcas, esse momento indica claramente o que vai ser o desafio do branding daqui pra frente, o desafio que vai exigir das agências e dos profissionais construírem junto às empresas marcas que se relacionem com seu consumidor a partir de uma visão de mundo positiva, tendo no centro de suas ações o propósito e as as crenças que guiam e posicionam esta empresa no mundo, sabendo que isso terá o impacto direto e imediato de aproximar ou afastar as pessoas do ativo mais valioso de seu negócio, a marca.

 

 

Por Guilherme Apolinário / INSANE

Tags: INSANEMantenedores

Related Posts

Mantenedores

Quero me diferenciar: falar é diferente de comunicar

...

Mantenedores

Estratégias de resiliência empresarial: adaptando-se a desafios imprevistos

...

Personalização e Inteligência Artificial no Marketing

Personalização e Inteligência Artificial no Marketing

Design Centrado no Usuário e Suas Práticas Essenciais

Publicidade Sem Cookies: Estratégias Para a Era da Privacidade

Spotify na Sua Estratégia de Marketing? Aprenda a Utilizar o Queridinho dos Ouvintes

As 10 Principais Estratégias de Marketing Digital Para Impulsionar o Crescimento do Seu Negócio

Explore Oportunidades Além do Mundo Real Com a Publicidade no Metaverso

Next Post
Juliana Ballarin é promovida a diretora de marketing de Scotch na Diageo

Juliana Ballarin é promovida a diretora de marketing de Scotch na Diageo

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.3k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Como você executa seus eventos?

Eventos

Mês Atual

junho, 2025

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X