Acompanhar os desafios do mercado sempre foi uma prática recorrente de grandes varejistas, principalmente porque eles precisam estar em conformidade com os anseios do novo cliente, cada vez mais empoderado e conectado. Pensando sob o ponto de vista da aplicabilidade destes desafios, a consultoria de marketing DOM Strategy Partners reuniu os principais insights após conversar com líderes e executivos das 50 principais varejistas em atividade no Brasil.
A relação está alinhada com macrotendências globais, que são consideradas movimentos importantes e que, também, devem influenciar o mercado de varejo nos próximos anos. “Os produtos não são mais unicamente o centro da relação comercial, os clientes buscam experiência. Serviços e conteúdos agora estarão associados cada vez mais a vias multicanais digitais puros ou integrados aos canais tradicionais”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.
Veja:
1-) Adequar-se à Transformação digital. O novo básico do varejo é o digital. Os clientes atuais e futuros – geração Y, classes emergentes, consumidor 2.0 – estarão cada vez mais online, em rede, participando de comunidades, integrados em diversos devices móveis, convergentes e colaborativos (MCC).
2-) Competitividade superior e percebida em ambiente de excesso de oferta: comunicação, players de outros setores, baixas fronteiras, comparação de preços, múltiplos canais e facilidades de pagamento são aspectos de atenção dobrada.
3- ) Implementação efetiva do multi-varejo: diversos formatos, canais, modelos. Todos se convergindo para melhor a experiência do cliente.
4- ) Desafio do produto certo: ele precisa estar no formato certo, na hora certa, para pessoa certa, no momento e local certo.
5-) Agregação de serviços e facilidades: itens que devem ser diferenciais de valor.
6- ) Cadeias eficazes como fator crítico de sucesso: agilidade, disponibilidade, entrega, controle, aprendizado e sustentabilidade.
7- ) Relacionamento e colaboração: a conexão deve ocorrer com consumidores e demais atores.
8 -) Correta equação PWR (Profitability-WalletShare-RelationshipValue): o processo deve ocorrer com diferentes clusters e segmentos de consumidores abordagem local/singular mais global acessível.
9-) Garantira de feedback contínuo positivo da marca e da oferta (Experiência Única): criação de links RAID (Razão, Emoção, Instinto e Desejo) com diferentes grupos de consumidores.
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