O Desafio Design da Braskem, iniciativa que estimula universitários ao desenvolvimento de projetos sustentáveis a partir do plástico, reuniu durante o penúltimo fim de semana e segunda-feira, 4/11, um grupo de 24 estudantes de cursos de Design e Engenharia de três universidades para criarem para a Colgate-Palmolive, uma das maiores empresas de produtos de consumo no mundo, uma embalagem de creme dental com melhor pegada ambiental.
Neste ano, em formato de hackathon, mais moderno e mais rápido que edições anteriores, os estudantes participaram de uma maratona de atividades que exigiram ainda mais agilidade e criatividade para pensarem em soluções na velocidade demandada pelo mercado, seguindo o conceito Design for Environment. O projeto vencedor, com chances de ser colocado no mercado pela Colgate-Palmolive, foi apresentado por quatro alunos da Universidade Mackenzie.
Os estudantes apresentaram um projeto de tubo refil para creme dental e uma embalagem feita à base de Polietileno Verde, o Plástico Verde da Braskem, produzido a partir da cana-de-açúcar, que captura 3,09kg de CO2 a cada quilo produzido. Por se tratar de alternativa que incentiva o descarte adequado, estimulando a economia circular, e de uma embalagem com matéria-prima de fonte renovável, como Plástico Verde, a ideia apresentada pelos alunos pode reduzir em até 78% o impacto ambiental.
“Foi muito gratificante participar do Desafio de Design. Pudemos entender que o importante para a cadeia do plástico e a sociedade é que ele volte a ser um produto após chegar ao consumidor. Com certeza iremos pensar na resina como um produto para o design quando começarmos nossas carreiras no design de produtos”, conta Stefanie Troquetti, estudante de Design do Mackenzie e uma das integrantes do grupo vencedor.
O Desafio de Design foi criado pela Braskem em 2013 a partir da Plataforma Global de Design da companhia, uma estratégia para dirigir, inspirar e alinhar projetos da empresa com iniciativas que possam apresentar o design como ferramenta para ações que tenham como foco a sustentabilidade na cadeia do plástico. Desde então, o programa capacitou mais de 130 estudantes em parcerias com grandes empresas como Esmaltec, Tramontina e Freso, entre outras, e tem apresentado o plástico aos futuros profissionais de arquitetura, design e engenharias como um material versátil, adaptável e sustentável.
Para Ana Laura Sivieri, diretora de Marketing e Comunicação Corporativa da Braskem, o Desafio de Design Braskem também tem contribuído para conscientizar integrantes da cadeia de valor e para alavancar a economia circular na indústria da transformação. “A partir do design, estimulamos a troca de conhecimento, promovemos discussões a respeito da sustentabilidade e mobilizamos todas as partes interessadas do setor para o desenvolvimento de projetos que vão gerar valor, reduzir impactos ambientais e economizar recursos naturais. É uma iniciativa para conexão”, afirma.
No hackathon do Desafio de Design com a Colgate-Palmolive, os alunos tiveram mais de 30 horas para entendimento das necessidades da empresa parceira, pesquisas sobre comportamento dos consumidores e tendências de mercado, desenvolvimento do projeto e prototipação. Para a fase de prototipagem, os estudantes contaram com impressoras e matérias-primas fornecidas pela empresa 3D Criar, também parceira da Braskem nesta edição.
Na última etapa, os universitários apresentaram o MVP (sigla em inglês para Mínimo Produto Viável) à banca examinadora, formada por profissionais do mercado, da Braskem e da Colgate-Palmolive. Em todas as etapas, os estudantes contaram, ainda, com acompanhamento de um time técnico com profissionais da Braskem, especialistas em design e sustentabilidade.
Durante o Desafio de Design, os participantes também tiveram o apoio da Braskem para basear seus projetos na metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), que mensura possíveis impactos ambientais causados pela fabricação e utilização de determinado produto ou serviço. As ACV’s consideram todas as etapas do processo de produção, desde a extração da matéria-prima ao descarte do produto pelo consumidor, e ainda fatores como aquecimento global, uso de recursos naturais, com dados quantificados de acordo com a norma ISO 14044.
O grupo vencedor recebeu reconhecimento pela ideia apresentada e direito à visita a unidade industrial da Colgate-Palmolive. Participaram desta edição do Desafio de Design alunos das universidades Belas Artes, Instituto Mauá e Mackenzie. Eles foram selecionados por uma comissão técnica com integrantes da Innoscience e da Braskem, considerando portfólios, currículos e vídeos enviados.
“Temos o compromisso de tornar nossas embalagens mais sustentáveis, para isso trabalhamos com outras empresas e organizações que priorizam e apoiam esse objetivo. Participar do Desafio de Design possibilitou abordarmos esse tema de forma fundamentada e aberta, pois acreditamos que esforços em conjunto como estes que irão impulsionar as ideias mais inovadoras”, explica André Moraes, Coordenador de Desenvolvimento de Embalagens da Colgate-Palmolive.
Campanha nas redes sociais para ampliar o alcance do Desafio de Design
Um dos objetivos dos projetos desenvolvidos durante o Desafio de Design da Braskem também é engajar a sociedade em ações em prol da economia circular e, por isso, nesta edição, a companhia aposta em ações nas redes sociais. Até o dia 15 de dezembro, quem acompanha os perfis da Braskem e do Desafio de Design no Facebook, Instagram e LinkedIn, terá acesso a uma série de conteúdos como fotos, vídeos explicativos e artigos reforçando a importância do design para o meio ambiente, além de dicas dos mentores que acompanharam os estudantes na maratona de atividades com a Colgate-Palmolive e que acompanharão os grupos de alunos que participarão do próximo hackathon do Desafio, nos dias 23, 24 e 25 de novembro, com outra empresa parceira. Além da Colgate-Palmolive, a Braskem contou com outras parcerias, como a Innoscience, consultoria de inovação, e os mentores Luís Bartolomei, fundador da Agência CBA+G e a Cláudia Weber, gerente de operações da Interbrand e professora da ESPM.
Nas redes sociais, o Desafio de Design Braskem conta ainda com apoio do premiado designer de produtos Paulo Biacchi, que desenvolve soluções em design para grandes empresas. Outros dois participantes de edições anteriores do Desafio – Thaina Dlugosz, da Universidade São Judas, e Murilo Ladeira, da Universidade Mackenzie – foram convidados a acompanhar as etapas desta edição e divulgar conteúdos em suas redes sociais, a fim de estimular os futuros profissionais da área a também pensarem em iniciativas sustentáveis a partir do plástico.
Para ampliar ainda mais o alcance do programa, a Braskem firmou parceria com o portal de notícias Hypeness, para disseminar a importância da busca por soluções inovadoras e mais sustentáveis, e com o portal B9, para divulgação de podcast sobre o papel do design nas ações que apresentam o plástico como material sustentável.