Impulsionado pela pandemia, o ano de 2020 já pode ser considerado o grande ano do e-commerce brasileiro. Com mais consumidores fazendo compras pela internet e novos players no segmento, o cenário também se tornou mais competitivo para os varejistas conseguirem se destacar. Para mostrar como os empreendedores podem ampliar as suas vendas durante a Black Friday, Alfredo Soares, co-fundador e mentor no Gestão 4.0 e vice-presidente da VTEX, além de curador do curso G4 Digital Commerce , apresenta as seis dicas para quem quer faturar com as vendas online. Confira:
1 – Público bem definido
É fundamental o empreendedor ter claro para quem ele quer vender, entendendo qual é a necessidade daquele público para criar a solução adequada que resolva o problema do seu cliente. “Nem todo mundo é seu potencial consumidor. Por conta disso, o varejista precisa ter a persona da sua marca bem definida”, explica Soares. Segundo ele, este direcionamento impacta diretamente nas estratégias dos canais de comunicação priorizados e a linguagem usada com o cliente, além de influenciar diretamente o mix de produtos, ofertas e precificação.
2 – Mix de produtos
Mais do que ter muitos produtos, o e-commerce deve ter os itens certos para o seu público. Para acertar nessa diversificação, é preciso mapear os itens que mais vendem, assim como o ritmo pelo qual o restante de todo o portfólio é comercializado. “Os produtos mais vendidos precisam estar sempre no estoque para a marca não perder vendas. Com essa finalidade, é fundamental contar com o auxílio de uma plataforma que integre a loja virtual com o estoque em tempo real para garantir que o varejista não comercialize algo que não pode entregar. Este processo é ainda mais vital em datas como a Black Friday, onde a demanda é muito maior e, consequentemente, aumentam as chances de falha”, avalia o co-fundador do Gestão 4.0
3 – Ofertas atrativas
Oferecer combos com desconto reunindo vários produtos faz com que o varejista aumente o seu ticket médio e sua margem de lucro total nas operações de vendas. Esta estratégia contribui também para a empresa pagar mais facilmente todo o seu custo operacional. No entanto, é importante lembrar que oferta não se resume ao preço. Compras com condições especiais para os seus clientes são opções interessantes para o lojista se diferenciar. As promoções ainda podem ser feitas com parceiros por meio da disponibilização de vouchers e créditos, por exemplo.
4 – Controle financeiro
O varejista, muitas vezes pode vender muito, como acontece na Black Friday, mas mesmo assim não ter uma boa saúde financeira no seu negócio. O maior cuidado que ele deve ter no controle financeiro é garantir que o fluxo de caixa funcione da maneira correta. Isso significa entender quando o dinheiro das vendas deve entrar para a empresa, considerando as variáveis que envolvem o recebimento das diferentes formas de pagamento que a marca disponibiliza.
“Sem esse cuidado, o empreendedor pode ficar sem dinheiro em caixa para arcar com todo o seu custo operacional, que envolve principalmente parceiros e pessoas. A falta de um planejamento adequado pode aumentar as chances do negócio quebrar ou precisar recorrer a empréstimos mesmo com uma ótima performance nas vendas” alerta Soares.
5. Tráfego
Saber levar as pessoas para o e-commerce da marca é uma das etapas mais cruciais para um bom desempenho no comércio eletrônico, assim como uma loja física precisa estar bem posicionada em um ponto comercial. Dentro do mar que é a internet, a principal dica é investir em mídias pagas por meio de anúncios em redes sociais e buscadores.
Outra estratégia eficiente é apostar na parceria com influenciadores e marketplaces para ganhar visibilidade. Também é importante otimizar o e-commerce nos sites de busca de maneira orgânica, a partir de técnicas de SEO focadas em um trabalho eficiente de produção de conteúdo.
6. Logística
Uma venda só acaba de verdade quando o produto é entregue e a experiência de compra do cliente se fecha, processo que faz da logística uma das principais áreas do e-commerce. Ela permite que as lojas consigam atender pedidos, fazer a correta distribuição das mercadorias e a entrega dentro do prazo
Muitas lojas virtuais iniciantes optam por fazer as entregas via Correio para garantir a distribuição em todo território nacional. Um dos principais problemas desse serviço é a demanda que os Correios recebem nesta data, fator que pode gerar atraso e, consequentemente, reclamações. A opção pelas transportadoras, por outro lado, proporciona maior eficiência. No entanto, deve ser avaliado se o volume de vendas do e-commerce é grande o suficiente para fazer esse tipo de contrato.
Sobre o Gestão 4.0
O Gestão 4.0 é uma empresa de educação com foco em negócios. Fundada em 2019 por Tallis Gomes, CEO da Singu, Fundador da Easy Taxi e autor do livro “Nada Easy”, Bruno Nardon, ex Vice-Presidente da Dafiti, Co-fundador da Rappi Brasil, Alfredo Soares, Fundador da Xtech e Vice-Presidente da Vtex, além de autor dos livros “Bora Vender” e “Bora Varejo”, tendo como CEO o Tony Celestino, Fundador da Best Apps e co-fundador das empresas Find My Pet e da LoteBox. A empresa trabalha com um programa de desenvolvimento elaborado para que líderes e gestores se atualizem ao “novo normal”. Isso acontece por meio de um conteúdo aplicável e ferramentas práticas, por onde são abordadas as técnicas, os frameworks e ferramentas de gestão, vendas, operações, customer experience e growth utilizadas pelas empresas mais inovadoras e valiosas do mundo. O Gestão 4.0 já impactou mais de mil gestores de 700 organizações, que juntas possuem um faturamento de R﹩ 600 bilhões e mais de 350 mil funcionários.