O BWG, grupo que atua há mais de 30 anos como um hub de soluções nas áreas de comunicação e RH, acaba de anunciar a ação “Pague se gostar”, com o objetivo de atrair e impactarclientes para o seu mais novo produto, o 4bee Flix – uma plataforma colaborativa que aproxima os melhores criativos do mercado aos profissionais de comunicação interna.
A ideia é que, a partir do dia 17 de junho, ao realizar sua primeira compra, o cliente só pague se gostar. “Acreditamos tanto na solução e nos diferenciais competitivos que ela oferece, como portfólio de alta qualidade, prazo de entrega muito rápido e preço baixo, que queremos que as pessoas simplesmente experimentem”, explica Daniel Costa, Head de CSI e Marketing do BWG.
O relatório Internet Trends, desenvolvido pela analista Mary Meeker sobre tendências na web e divulgado esta semana, aponta que vale muito a pena as empresas investirem na experiência do usuário nesse formato. Cerca de 60% dos clientes premium do Spotify, por exemplo, vieram do modo “de grátis”, de acordo com o documento.
Nesse processo, o 4bee FLIX criará a campanha de endomarketing para o cliente, de maneira automatizada e seguindo todas as técnicas comuns da produção, sem custo algum. No final, depois de ver o resultado, o cliente vai dizer se ele quer pagar ou não.
“Nos últimos anos, a indústria e as empresas têm desenvolvido diferentes formas para divulgar seus produtos e serviços. Desde as tradicionais ações de sampling ‘amostra grátis’ até o ‘pague o quanto quiser’, que ganhou bastante popularidade recentemente com marcas como Rappi, Uber, Airbnb, entre outras. Nós apostamos neste formato de deixar o cliente livre para pagar se gostar, justamente por acreditar no potencial do 4bee FLIX”, completa César Rossi, CEO e co-founder do BWG.
CRIAÇÃO AUTOMATIZADA
Com uma interface simples e intuitiva, o 4bee FLIX automatiza todo o processo de criação de uma campanha de endomarketing. O objetivo é permitir que as equipes de RH e comunicação interna de uma empresa ou instituição pública foquem em ações mais estratégicas, deixando para a plataforma realizar as campanhas de baixa complexidade, mas que absorvem muito tempo dos profissionais.
Antes de lançar a plataforma, o BWG realizou uma pesquisa com mais de 100 empresas, entre elas Oracle, Pepsico, Nextel, Eletropaulo e Energisa. Os resultados mostram que mais da metade dessas companhias desenvolvem suas campanhas de endomarketing internamente ou possuem um custo médio anual R$ 51 mil com as campanhas de Comunicação Corporativa e Endomarketing.
Um dado que chama a atenção é que mais de 60% desse valor é gasto com campanhas de datas comemorativas ou temas genéricos de baixa complexidade, como sustentabilidade, segurança, diversidade, entre outros. Além disso, 50% das grandes empresas e 62% das médias esperam mais de 4 dias úteis para ter a campanha finalizada e fazem inúmeras alterações de layout ao longo do processo.
OPORTUNIDADE PARA DESIGNERS
Outra vantagem da 4bee FLIX é permitir que profissionais da área de design tenham constantemente demandas de trabalho para executar campanhas de endomarketing, sem pressa e de onde eles quiserem. A equipe que cuida da plataforma seleciona os melhores designers do mercado e os cadastram como personagens. A ideia de não revelar a identidade deles é para proteger a liberdade criativa. Hoje, o 4bee FLIX possui designers parceiros de Santa Catarina, Porto Alegre, São Paulo e Minas Gerais.
A plataforma disponibiliza campanhas com custos entre R$ 349 até R$ 999 e boa parte da receita vai para os designers. Além disso, o 4bee FLIX possui diversas features de engajamento, como por exemplo, permitir que o cliente veja quantas vezes uma campanha já foi utilizada ou até mesmo o portfólio de materiais produzidos por cada criativo.