Sim, todos os negócios podem criar pontos de diferenciação ou posicionarem a sua marca de forma estratégica no mercado. Abrir uma empresa hoje no Brasil é uma tarefa para os corajosos, o próximo passo é se deparar com ambiente extremamente concorrido e não conseguir fazer o seu negócio crescer.
Você sabe quantas empresas existem hoje no país? Atualmente são 20.643.266 milhões segundo o site https://www.empresometro.com.br. Assustou? Esse número já poderá ter aumentado nesse exato momento que você está lendo.
A grande reflexão que eu quero compartilhar aqui nesse artigo é:
Como você faz para não ser apenas mais uma empresa nessa multidão?
Qual é a diferença entre o seu negócio e o do seu concorrente?
Não importa se você é uma agência de mkt digital, dono de um petshop ou fabricante de sofá. Hoje o mundo está cheio de empresas e produtos parecidos, nós somos impactados o tempo todo por diversas marcas oferecendo milhares de ofertas.
“Se você tem concorrentes, com certeza precisa saber o que significa a palavra BRANDING” Segundo WIKIPÉDIA: “Branding palavra do inglês, que em português significa gestão de marcas”.
A maioria das pessoas pensam que branding é apenas criar um logotipo, mas ele é muito mais do que isso. É uma disciplina que utiliza conceitos de marketing, administração, design, arquitetura, antropologia, psicologia, publicidade e outras ferramentas para comunicar uma porrada de valores que representam uma organização viva: A SUA MARCA. Viu como esse negócio é legal?
“O branding nasceu para encontrar diferenciais, agregar valor e gerar desejo.”
Falar sobre branding de uma forma resumida é: valorizar a sua história, entender a sua real essência, encontrar a sua posição no mercado, criar a sua própria identidade, cultivar relacionamentos de verdade com os seus públicos e no final, ter algum significado para sociedade que a sua marca está inserida. As estratégias de branding devem ser cada vez mais encaradas como um dos passos mais importantes no processo de gestão de uma empresa.
“O branding nunca termina, ele está sendo feito a todo momento:
> No momento que você responde uma mensagem no Instagram;
> No momento que a vendedora da sua loja fala “Bom dia”;
> No momento que você defende uma ideia que você acredita.”
Abaixo seguem algumas dicas para o seu negócio buscar e começar a aplicar alguns diferenciais:
DICA 1: Conte a sua história, esse é o principal ponto que ninguém poderá te copiar! Organize uma linha do tempo de forma resumida e valorize a sua jornada.
DICA 2: Encontre o seu real diferencial. O que faz a sua marca oferecer um serviço ou produto único? Não vale qualidade e atendimento, esses itens são premissas básicas nos dias de hoje.
DICA 3: Estude a sua concorrência para conhecer o seu mercado, mas nunca copie. Busque a sua própria personalidade, reflita e descubra os seus reais valores.
DICA 4: Invista um período do seu tempo para cuidar da sua marca. Faça novos relacionamentos, dê atenção para os seus clientes, avalie se a sua comunicação está condizente com os seus valores. Tem muita coisa que ainda poderá ser feita, mas você precisa começar.
O seu negócio pode ser diferente! Pesquisa e converse abertamente com os seus clientes, pois são eles que podem te passar as melhores respostas. Estude como você pode melhorar a experiência para ele e dessa forma, outras oportunidades surgirão.
Anota aí: Tudo pode se tornar uma marca e o seu negócio pode SIM ser diferente! 😉