No último semestre do ano anterior, o setor de franquias teve um crescimento de 16,8% no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising. A pesquisa ainda ressalta que o mercado se manteve resiliente ante o período de 2021, e ainda passou de R$ 21,140 bilhões para R$ 48,052 bilhões nesse período. Com isso, começar o ano pensando em investir em um mercado que está super aquecido valerá a pena. Confira só:
e.body
A e.body, rede de estúdios fitness, nasceu em 2017 visando ajudar as pessoas a terem uma rotina mais saudável e também como uma solução para quem não se adapta às academias convencionais ou não tem muito tempo para treinar. Com apenas 20 minutos de exercícios em dois dias na semana, as pessoas conseguem a atingir seus objetivos utilizando apenas o peso do corpo e tendo como aliada a eletroestimulação, tecnologia que causa a contração involuntária dos músculos, ativa mais de 90% das fibras musculares e é 3x mais eficiente que um treino convencional.
A franquia fornece manuais, formação e tudo o que necessita para iniciar a sua atividade sem stress, nem surpresas, incluindo uma equipe técnica multidisciplinar desde arquitetura à engenharia, que trabalham em conjunto para preparar o seu estúdio, te ajudar a atingir rapidamente o break even point e obter o payback em aproximadamente 2 anos.
Investimento total: R$350 mil (Capital de Giro, Instalações, Despesas, MKT Inaugural e Taxa de Franquia)
Lucro líquido mensal estimado: R$38 mil
Perfil do franqueado: Conhecimento em Gestão de Pessoas, Vendas e Experiência de Mercado Geral. Não é necessário conhecimento técnico na área de saúde ou educação física.
OAKBERRY
A OAKBERRY foi fundada em 2016 para atender um setor do mercado ainda pouco explorado, o fast food saudável. Com a missão de entregar uma experiência saborosa, natural e nutritiva, o açaí da OAKBERRY é 100% natural, sua fórmula não contém: corantes, conservantes artificiais ou Xarope de Guaraná. O portfólio da rede apresenta bowls e smoothies de açaí em três tamanhos, mais de 20 toppings e algumas opções extras — desde os mais básicos como banana, granola de castanha e mel até chia, maracujá, chia pudding, whey protein, pasta de amendoim e paçoca sem açúcar. Atualmente, a rede conta com 600 operações, em 38 países dos 5 continentes.
Como funciona a franquia?
A marca possui um modelo de negócio adaptável a qualquer mercado local e global, de fácil e rápida implantação. É possível abrir um quiosque OAK dentro de shoopings, malls, supermercados, clubes, academias ou até mesmo uma loja de rua. Todo suporte de implementação e pesquisa de área é disponibilizado pela marca.
Investimento mínimo: R$165 mil
Retorno de investimento: 18 a 30 meses
Perfil do franqueado: Conhecimento em gestão de empresas e marketing. Não é necessário conhecimento técnico na área de alimentos.
V4 Company
A V4 Company, maior assessoria de marketing digital do país, foi fundada em 2012 e seu modelo de franquias começou em 2017 com o objetivo de auxiliar a expansão da empresa no Brasil. Porém, a franquia V4 tem um modelo diferente de operar – o franqueado é incentivado a buscar novos clientes, mas seu foco principal é executar o atendimento, já que a maioria dos clientes recebidos por cada franqueado são distribuídas pela empresa mãe. São mais de 210 escritórios de franqueados no Brasil e cerca de 4000 empresas atendidas atualmente.
Como funciona a franquia?
Neste modelo, o franqueado deve passar por um processo de integração e treinamento e recebe assistência completa do time da V4, que entrega growth e garante a adequação a todos os processos de marketing digital. Em alguns casos, a matriz também analisa diversas características de cada franqueado para distribuir os clientes.
Investimento inicial: R$ 140.000 para abrir uma franquia (R$ 70.000 taxa de franquia empresarial; R$ 70.000 processo de treinamento);
Lucro médio: Menos de 1 ano de operação: R$ 30.000,00 ao mês; Mais de 1 ano: R$ 80.000,00 ao mês; Mais de 2 anos: R$ 180.000,00 ao mês; (Considerando o lucro líquido médio para o franqueado entre 20% a 30% do faturamento mensal).