O planejamento de comunicação é uma ferramenta muito útil para quem busca sucesso em suas campanhas e projetos. Se o objetivo é promover ações interessantes e criativas, dentro do orçamento estipulado e que atinjam o resultado desejado, então comece pelo planejamento.
Existem diversos métodos, ferramentas e planilhas disponíveis para se fazer um bom planejamento. Vale a pena pesquisar, experimentar ou mesmo criar um método próprio.
Entretanto, em linhas gerais, é necessário concentrar-se em 3 etapas para fazer o seu planejamento:
- Reunir informações
- Definir metas
- Monitorar e avaliar
O primeiro passo é reunir informações. É preciso ser curioso, bom ouvinte e ter organização para juntar os dados essenciais para a criação da campanha ou projeto. Faça perguntas para as pessoas chaves, consulte especialistas, tome notas, busque informações pelos meios digitais, realize visitas, tire fotos, grave vídeos. Depois, organize os dados de forma que as informações sejam complementares.
Perguntas importantes em um questionário de planejamento:
- O que?
- Por quê (objetivo)?
- Para quem (público)
- Quando será?
- Onde acontecerá (local / canais)?
- Quanto vai custar (ou verba disponível)?
- Como é feito/produzido?
A segunda etapa é definir metas. Não cai na armadilha da expressão “se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”. Estabeleça ao menos uma meta. Qual é o objetivo com essa campanha ou projeto de comunicação?
Toda a meta precisa ser mensurável, alcançável e ter prazo:
- É preciso ter o controle da informação estabelecida como meta (quantidade de produtos vendidos, faturamento, novos contatos/cadastros, visitantes no site, cliques no link, aberturas de e-mail, nota de avaliação em pesquisa, etc.
- Estabeleça uma meta que seja desafiadora, mas que seja possível de ser alcançada. Metas muito absurdas desencorajam aqueles que estão envolvidos no projetos.
- Defina um prazo. Em quanto tempo pretende alcançar o resultado esperado? A data é importante para que os envolvidos no projeto organizem suas atividades para alcançar a meta até a data determinada.
E a última etapa é monitorar e avaliar a campanha ou projeto. Essa ação é de extrema importância, pois o monitoramento pode identificar alguma ação que precisa ser feita ou alterada para garantir o sucesso do projeto durante a execução. Após a conclusão de uma campanha, a avaliação é necessária para refletir sobre as ações que levaram ao alcance dos resultados ou quais são os ajustes e as melhorias necessárias para projetos futuros, levando a melhoria contínua.
Hoje existem diversas ferramentas de monitoramento que podem ajudar nessa etapa, mas também é possível construir uma planilha ou uma lista com todos as atividades que precisam ser acompanhadas.
Planejar pode parecer um pouco trabalhoso, mas é essencial para quem deseja fazer campanhas e projetos memoráveis e que deem bons resultados. No final, será perceptível que o esforço vale a pena.