ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Colunistas

3 etapas para um planejamento de comunicação

Agnes Garcia by Agnes Garcia
20/02/2019
in Colunistas, Sem Categoria
0 0
3 etapas para um planejamento de comunicação

Group of Multiethnic Designers Brainstorming

Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

O planejamento de comunicação é uma ferramenta muito útil para quem busca sucesso em suas campanhas e projetos. Se o objetivo é promover ações interessantes e criativas, dentro do orçamento estipulado e que atinjam o resultado desejado, então comece pelo planejamento. 

 

Existem diversos métodos, ferramentas e planilhas disponíveis para se fazer um bom planejamento. Vale a pena pesquisar, experimentar ou mesmo criar um método próprio.

 

Entretanto, em linhas gerais, é necessário concentrar-se em 3 etapas para fazer o seu planejamento:

 

  • Reunir informações
  • Definir metas
  • Monitorar e avaliar

 

O primeiro passo é reunir informações. É preciso ser curioso, bom ouvinte e ter organização para juntar os dados essenciais para a criação da campanha ou projeto. Faça perguntas para as pessoas chaves, consulte especialistas, tome notas, busque informações pelos meios digitais, realize visitas, tire fotos, grave vídeos. Depois, organize os dados de forma que as informações sejam complementares.

 

Perguntas importantes em um questionário de planejamento:

  • O que?
  • Por quê (objetivo)?
  • Para quem (público)
  • Quando será?
  • Onde acontecerá (local / canais)?
  • Quanto vai custar (ou verba disponível)?
  • Como é feito/produzido?

 

A segunda etapa é definir metas. Não cai na armadilha da expressão “se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”. Estabeleça ao menos uma meta. Qual é o objetivo com essa campanha ou projeto de comunicação?

 

Toda a meta precisa ser mensurável, alcançável e ter prazo:

  1. É preciso ter o controle da informação estabelecida como meta (quantidade de produtos vendidos, faturamento, novos contatos/cadastros, visitantes no site, cliques no link, aberturas de e-mail, nota de avaliação em pesquisa, etc.
  2. Estabeleça uma meta que seja desafiadora, mas que seja possível de ser alcançada. Metas muito absurdas desencorajam aqueles que estão envolvidos no projetos. 
  3. Defina um prazo. Em quanto tempo pretende alcançar o resultado esperado? A data é importante para que os envolvidos no projeto organizem suas atividades para alcançar a meta até a data determinada.

 

E a última etapa é monitorar e avaliar a campanha ou projeto. Essa ação é de extrema importância, pois o monitoramento pode identificar alguma ação que precisa ser feita ou alterada para garantir o sucesso do projeto durante a execução. Após a conclusão de uma campanha, a avaliação é necessária para refletir sobre as ações que levaram ao alcance dos resultados ou quais são os ajustes e as melhorias necessárias para projetos futuros, levando a melhoria contínua.

 

Hoje existem diversas ferramentas de monitoramento que podem ajudar nessa etapa, mas também é possível construir uma planilha ou uma lista com todos as atividades que precisam ser acompanhadas.

 

Planejar pode parecer um pouco trabalhoso, mas é essencial para quem deseja fazer campanhas e projetos memoráveis e que deem bons resultados. No final, será perceptível que o esforço vale a pena.  

Related Posts

Lance! anuncia clube de assinatura com conexão direta ao torcedor
Jogada do Marketing

Lance! anuncia clube de assinatura com conexão direta ao torcedor

...

Salão de Humor sobre Doação de Órgãos 2025 promove arte, empatia e conscientização em todo o Brasil
Sem Categoria

Salão de Humor sobre Doação de Órgãos 2025 promove arte, empatia e conscientização em todo o Brasil

...

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

Adistec fortalece ecossistema de canais com serviços profissionais personalizados e colaboração estratégica

Madhouse TV, de FURIA e Podpah, fecha parceria com Prime Video

Madhouse TV, de FURIA e Podpah, fecha parceria com Prime Video

RX investe em novos formatos para conferências no Brasil

RX investe em novos formatos para conferências no Brasil

Lincoln Ando, da idwall, é reconhecido como líder global em identidade digital pela Okta

Lincoln Ando, da idwall, é reconhecido como líder global em identidade digital pela Okta

Cartão XP tem pré-venda exclusiva da NBA House entre 9 e 13 de abril com desconto exclusivo para clientes

Next Post
Cinco dicas para PMEs alcançarem seu público de maneira eficiente

PME, não morra na praia do marketing digital

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Qual seu sistema de automação de marketing preferido?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X