ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Marketing Pesquisa e Dados

2022: Metade da população espera ganhar mais dinheiro, revela pesquisa

Ansiosos pelo fim da pandemia, 43% têm planos de viagens

por Da redação ABC da Comunicação
05/01/2022
em Pesquisa e Dados
0 0
2022: Metade da população espera ganhar mais dinheiro, revela pesquisa

Parents and their daughter walking down modern mall

Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Para 18%, a ida a algum bar é uma certeza e, entre eles, 53% continuará buscando locais com distanciamento entre as mesas

O Carnaval ainda é incerto: 45% pretendem passar a data em casa por não se sentirem seguros em aglomeração

2022 chegou trazendo novas expectativas e listas de resoluções para o ciclo que se inicia e quais são os principais planos dos brasileiros para este novo ano? É o que aponta o estudo ‘Pulso Expectativa 2022’ realizado com mais de 1.800 pessoas pela Hibou – empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, e a Score Group – empresa de data retail e shopper experience da B&Partners.


“A entrada de um novo ano incentiva as pessoas a fazerem o que não fizeram, traçar planos e buscar realizações para as metas pessoais, profissionais e financeiras. Elas tendem a se planejar com otimismo para o futuro. No estudo, notamos que as expectativas de retorno à ‘rotina normal’ predominam, pois os brasileiros desejam o fim da pandemia”, afirma Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora do estudo.


Amarelo foi a cor da virada

Os desafios para o ano que começa passam por realizações pessoais, profissionais e também pelo fim da pandemia. O principal desejo dos brasileiros? Com a inflação em alta e um cenário econômico incerto, metade da população (50%) deseja ganhar mais dinheiro em 2022.

Lista de Desejos

Entra ano, sai ano, a vontade de emagrecer é sempre mencionada e é o desejo de 43% das pessoas. Já 34% querem ficar mais perto da família. A reforma da casa está entre os planos de 29%. Investir em cursos para aprimoramento profissional é a vontade de 27%. Enquanto isso, 13% desejam uma vaga de emprego, e 12% não estão satisfeitos e querem mudar de emprego.


Verão e Churras

Ansiosos pelo fim da pandemia, 27% dos brasileiros desejam voltar à sua rotina anterior à Covid-19. Mais otimistas com os passeios no verão e a flexibilização da pandemia, 43% afirmam que vão viajar e destes 71% pretendem ir de carro; 43% de avião; 12% de ônibus e 2% de moto. Entre os destinos preferidos estão praia deserta (51%); sítio/chácara (32%); hotéis fazenda (31%); cidade do interior (30%); resorts all inclusive (29%); trilhas e natureza (26%); praia agitada (21%); parques aquáticos (16%) e metrópole (10%).


O encontro com amigos e família para um churrasco é também um evento garantido para 21% dos entrevistados. 91% dos brasileiros acreditam que “o churras” seja um bom motivo para reunir os amigos e dar boas risadas; 45% vêem como um momento para celebrar algo especial; 35% relacionam com uma boa razão para abrir a caixa de cerveja; 21% retratam como um almoço ou jantar comum em família; 14% consideram apenas um almoço, como aqueles de domingo; 6% acreditam na combinação churrasco e futebol, e em dia de jogo ela é quase necessária para acompanhar a partida.

Controle de Gastos

Apesar de desejarem ganhar mais dinheiro em 2022, 39% dos brasileiros pretendem gastar menos do que no ano anterior; 25% acreditam que os gastos serão mantidos; 12% acreditam que vão gastar mais. 23% ainda não sabem.


Ainda de acordo com o estudo, 52% dos entrevistados apontam que entram no ano novo com as contas em dia e 12% afirmam que estarão com dinheiro sobrando. 36% declararam que vão iniciar o ano com dívidas – dentre eles, 26% afirmaram que os valores devidos ultrapassam os R$15 mil.

“Os brasileiros querem equilibrar suas finanças neste ano. Economizar ao máximo, usar cupons de descontos e promoções são hábitos herdados de 2021 e que vão permanecer”, analisa Ligia. “Para 2022, as escolhas sobre os locais de compras tendem a ser as mesmas de 2021. 30% vão comprar tanto em lojas físicas quanto online; enquanto 29% pretendem manter as compras pela internet; e 8% querem comprar mais em lojas físicas”, conclui.

Rotina de trabalho híbrida

Com o retorno gradual ao trabalho presencial, 19% das pessoas querem se dividir entre as atividades presenciais e online; 10% vão se ajustar para a rotina híbrida de trabalho; 5% vão buscar uma rotina mais presencial com a equipe de trabalho. 21% desejam novos desafios e mudança de área; 18% imaginam que vão trabalhar ainda mais do que durante a pandemia.

“Nos campos profissional e de educação alguns ajustes se mostram necessários para 2022. Com o retorno às atividades presenciais, o desafio é entender melhor a rotina híbrida. As atividades online e presenciais começam a fazer parte do cotidiano e a tarefa é se adequar a essa nova realidade seja para o trabalho ou estudo”, observa Ligia.


E o trânsito como fica? 28% dos brasileiros declararam que desejam otimizar o tempo de deslocamento, planejando melhor seus horários; 13% pretendem usar cada vez mais ferramentas digitais, mesmo que sejam pagas. Os estudos também estão no foco de 27%, que querem estudar online para se qualificar mais profissionalmente e 12% vão participar de cursos para melhorar a gestão dos negócios e das equipes.

O bom e velho barzinho

Para 18% dos brasileiros a ida a algum bar é uma certeza para 2022. Destes, 53% continuará buscando locais com distanciamento entre as mesas; 23% afirmam que vão aproveitar a liberdade e curtir muito com amigos e familiares; 14% dizem que já retomaram a rotina ativa de bares que tinham antes da pandemia e 5% pretendem tirar o atraso de 2 anos de pandemia e cair na festa.

Os bares e restaurantes ainda não são um ambiente seguro para um terço da população. 34% dos brasileiros ainda não se sentem confortáveis para ir a lugares fechados. Neste início de ano, 17% afirmam que ficarão em casa, pois acreditam que ainda não é hora de reunir os amigos; e 14% pretendem continuar curtindo com a turma em casa, pedindo bebidas e petiscos.


Lazer por trás das telas

O entretenimento pelas telas do celular ou computador ganhou seu lugar e há quem destine seu tempo livre às atividades online. 31% dos brasileiros desejam maratonar mais séries em 2022; 29% querem ler os gêneros que gostam; 16% querem descobrir novas músicas e artistas para enriquecer a playlist; 7% pretendem assinar mais plataformas de streaming para acessar mais conteúdos; 5% vão curtir mais jogos eletrônicos em diferentes devices (console, computador ou celular); 4% querem participar de eventos remotos, como shows e encontros sem sair de casa.

Todo mundo quer saber: E o Carnaval?

Ainda há incertezas sobre os eventos que movimentam o Carnaval de 2022. A expectativa de 45% dos brasileiros é de passar a data em casa, pois não se sentem seguros para sair; 44% vão aproveitar o feriado para descansar; 38% pretendem ficar em casa maratonando filmes ou séries; 24% vão passar mais tempo com a família.


Entre as outras opções para o feriadão estão: leitura, jogo ou outras atividades em casa 18%); ficar em casa com os amigos (13%); viajar com a família (7%); viajar para a praia com os amigos (4%); participar de bloquinhos na própria cidade (1%); conhecer gente nova (1%); ir a bailes e eventos (1%); ir a ensaios de escolas de samba (1%).


Em 2022 os brasileiros já consideram aproveitar algumas datas festivas como era antes da pandemia. As outras datas são: Natal (54%); Réveillon (46%); Dia das mães (32%); Páscoa (27%); Dia dos Pais (22%); Dia dos Namorados (18%); São João (18%); Dia das Crianças (16%); Férias escolares (12%); e para 27%, e o Carnaval (5%) nenhuma.

Crédito Foto Destaque: Sale photo created by pressfoto – www.freepik.com

Tags: Comportamento do ConsumidorHiboupesquisas

Posts Relacionados

Nielsen apresenta Relatório Anual de Marketing que aponta tendências e desafios para o setor
Pesquisa e Dados

Nielsen apresenta Relatório Anual de Marketing que aponta tendências e desafios para o setor

...

Instituto Mestre GP inicia 4ª edição da pesquisa de mercado sobre gestão em comunicação e marketing
Pesquisa e Dados

Instituto Mestre GP inicia 4ª edição da pesquisa de mercado sobre gestão em comunicação e marketing

...

Maior pesquisa de beleza do Brasil revela tendências de consumo de homens e mulheres em 2022

Maior pesquisa de beleza do Brasil revela tendências de consumo de homens e mulheres em 2022

Presença do tema ESG nos perfis das redes sociais mostra gargalos e tropeços das empresas no tratamento dos temas

Presença do tema ESG nos perfis das redes sociais mostra gargalos e tropeços das empresas no tratamento dos temas

A alta produtividade está relacionada à síndrome de burnout, diz cientista

A alta produtividade está relacionada à síndrome de burnout, diz cientista

Esporte, despesas e dinheiro foram os temas mais buscados pelos brasileiros no Google na primeira semana de 2022, aponta Web Estratégica

Esporte, despesas e dinheiro foram os temas mais buscados pelos brasileiros no Google na primeira semana de 2022, aponta Web Estratégica

Crise da Covid-19 aumenta número de jovens das classes C e D que largam estudos para ajudar em casa, revela pesquisa Go2Mob/FirstCom

Crise da Covid-19 aumenta número de jovens das classes C e D que largam estudos para ajudar em casa, revela pesquisa Go2Mob/FirstCom

Anúncios contextuais atraem 3,3 vezes mais a atenção dos usuários, aponta pesquisa Lumen/Seedtag

Anúncios contextuais atraem 3,3 vezes mais a atenção dos usuários, aponta pesquisa Lumen/Seedtag

Próximo
JactoClean lança canal especial para atender prestadoras de serviços

JactoClean lança canal especial para atender prestadoras de serviços

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.4k Seguidores
  • 5.6k Assinantes

ABC Trends

  • Burger King lança Stranger Menu

    Burger King lança Stranger Menu

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Claro apresenta Claro tv+, nova plataforma que soma TV e streaming para assistir aos melhores conteúdos como e onde quiser

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • ShowHeroes anuncia novas lideranças para áreas comercial e de marketing

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Pintou Parceria Suvinil é o novo programa de relacionamento e capacitação da marca , dedicado a pintores e pintoras de todo o Brasil

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Dia do Amor: campanha de namorados da Água de Cheiro ressalta o amor em diferentes gerações

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Qual seu sistema de automação de marketing preferido?

Eventos

Mês Atual

maio, 2022

WEBINAR ABCCOM - A SAÚDE NOS NEGÓCIOS DA SAÚDE. O PAPEL DO MARKETING E DA COMUNICAÇÃO

qui05mai08:0009:00WEBINAR ABCCOM - A SAÚDE NOS NEGÓCIOS DA SAÚDE. O PAPEL DO MARKETING E DA COMUNICAÇÃO08:00 - 09:00 Youtube ABCCOM

Detalhes do Evento

Todo mês a ABCCOM traz um webinar diferente com um tema relevante para o seu negócio na área de marketing e comunicação.

Detalhes do Evento

Todo mês a ABCCOM traz um webinar diferente com um tema relevante para o seu negócio na área de marketing e comunicação.

Horário

(Quinta-feira) 08:00 - 09:00

Localização

Youtube ABCCOM

Organizador

ABCCOMABCCOM Marketing Communitycontato@abccom.com.br

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X