ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Jogada do Marketing Negócios no Esporte

2014: o ano da virada no marketing esportivo

Matheus Pellizer by Matheus Pellizer
06/01/2014
in Negócios no Esporte
0 0
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

É preciso acabar com o “complexo de vira-latas” do esporte brasileiro. A Copa do Mundo pode ser o pontapé inicial. 2014anodavirada_jogadadomarketing

 

Quem já teve a oportunidade de ler, estudar ou acompanhar os textos e crônicas geniais de Nelson Rodrigues, sabe que o termo “complexo de vira-latas” foi criado por ele para explicar a queda de desempenho do Brasil nos jogos decisivos de futebol contra outros países, antes do primeiro título em 1958.

Diretamente ou indiretamente, o termo também se encaixa com o posicionamento do País diante de seu próprio complexo de inferioridade, de sua mania de esconder suas incapacidades, de não expor ou sequer confrontar seus temores, deficiências e fraquezas. A imagem caricaturada, com a ajuda do samba, do carnaval, da alegria e da beleza natural, sempre jogou para debaixo do tapete a nossa incompetência administrativa para construir um Brasil melhor.

O tempo passou e o futebol brasileiro parece ter se livrado do tal complexo. Convenhamos, com cinco estrelas na camisa amarela, somos o verdadeiro pitbull dos gramados. Ótimo. Mas e os outros esportes? Sabemos da nossa aptidão, mas nossos atletas sofrem com a falta de estrutura, gestão e cultura com relação à atividade esportiva.

Em muitos casos, em várias modalidades, somos melhores ou tão bons quanto os atletas de outros países. Porém, na hora “h”, nos pesa a falta de preparo, seja ele psicológico ou de estrutura em termos de treinamento/ equipamento, enfim.

Nos bairros pobres e populosos, as estruturas para atividades esportivas são ainda ineficazes para atender a demanda. Nas escolas públicas, por sua vez, o esporte fica para escanteio. E se a iniciativa pública não promove a cultura esportiva, a iniciativa privada também tem menos estimulo para investir. É um infeliz circulo vicioso, que sacrifica talentos e emperra o nosso desenvolvimento.

Todos sabem que o esporte é ótimo para formar pessoas melhores, mas por aqui poucos enxergam nele também uma maneira de fortalecer a economia e gerar empregos e negócios consistentes. Isso precisa mudar radicalmente. O ano de 2014 precisa representar uma virada para o esporte brasileiro. A chance está aí, a Copa do Mundo precisa ser o pontapé inicial. E ainda tem Olimpíadas em 2016 no Rio. Marcas, profissionais, clubes, associações, instituições… Todos precisam perder a vergonha de arriscar, de ousar, de investir. É preciso aniquilar o tal complexo de vira-latas do esporte brasileiro.

Durante os próximos dois, três ou quatro anos, muitos oportunistas vão querer surfar nessa onda e ganhar dinheiro com o esporte no Brasil. São os paraquedistas de plantão. O desafio será construir algo consistente, que contribua para o desenvolvimento real das atividades esportivas nos próximos anos.

Os gestores tem uma chance de ouro nas mãos, mais valiosa que qualquer medalha, para mostrar que esses grandes eventos são apenas um aperitivo de como o esporte pode ser rentável para os seus investidores, patrocinadores e anunciantes. Esse é o legado que precisa ser batalhado. O amadurecimento da gestão, do marketing e do potencial do esporte brasileiro como gerador de negócios.

A bola já está rolando para o Brasil. Bons negócios e verdadeiros golaços para todos em 2014. O esporte comemora e agradece.

Tags: 2014anoBrasilCopa do Mundomarketing esportivovirada

Related Posts

IBOPE Repucom divulga ranking digital dos clubes brasileiros de outubro/2019
Jogada do Marketing

IBOPE Repucom divulga ranking digital dos clubes brasileiros de outubro/2019

...

Puma se torna parceira exclusiva de vendas da FÓRMULA 1®
Jogada do Marketing

Puma apresenta recorde de vendas e crescimento do ebit no primeiro trimestre de 2019

...

Penalty investe em lojas físicas e aposta no modelo outlet

Penalty investe em lojas físicas e aposta no modelo outlet

Turner inicia o “Projeto Brasileirão” e transmite despedida de Zé Roberto com o “Palmeiras de todos os tempos”

Turner inicia o “Projeto Brasileirão” e transmite despedida de Zé Roberto com o “Palmeiras de todos os tempos”

IBOPE Repucom: mapa do patrocínio de uniforme de futebol no Brasil em 2018

IBOPE Repucom: mapa do patrocínio de uniforme de futebol no Brasil em 2018

DAZN lança serviço de esportes via streaming no Brasil

DAZN lança serviço de esportes via streaming no Brasil

Globosat fecha cotas de patrocínio para o futebol em 2019

Lyon contraria o fluxo e renova com Adidas

Lyon contraria o fluxo e renova com Adidas

Next Post

Gisele Bündchen vale mais que Neymar no ano da Copa?

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Como você executa seus eventos?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X