ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

10 dicas valiosas para todos os designers

Artigos Especiais ABC by Artigos Especiais ABC
04/05/2020
in Artigos Especiais
0 0
10 dicas valiosas para todos os designers
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Pâmela Rosa

01. Você vai aprender mil coisas, mas ainda terá mil para aprender.

O mundo está em constante modificação e não tem profissional que não fique sedento por atualização. Atualmente, a formação em design é capaz de nos dar a base, mas a vivência e a curiosidade são a chave para sermos bons profissionais. Seja sempre curioso. Escutou uma palavra nova ou observou uma técnica diferente: pare, reflita e pesquise. Curiosidade é a chave da criatividade.

02. Tenha um passatempo para desligar o cérebro, mas fique de olhos abertos.

Filmes, viagens, fotos, livros, jogar conversa fora com seus amigos, tudo isso é importantíssimo para relaxar e permitir que o nosso cérebro tenha espaço para sermos criativos. Mas, tudo que vivenciamos pode ser referência e constrói nosso repertório, por isso, seja presente e quando conseguir, faça análises e conexões com o que está vendo. Uma situação inusitada pode trazer muita inspiração.

03. Use as redes sociais para se inspirar.

Não é novidade para ninguém que as redes sociais cada vez mais ganham espaço nas nossas vidas e consomem mais tempo do nosso dia. Mas, você também pode utilizar elas como fonte de inspiração, faça uma limpa no que não te faz bem e não te agrega e traga mais conteúdo sobre o que te inspira. Tenha o costume de salvar e compartilhar com seus amigos projetos que podem servir de referência em projetos futuros.

04. Design é prática, não tem espaço para (muita) preguiça.

No dia a dia, tarefas de design precisam de exercício. Algumas ideias ou pensamentos só conseguem se materializar testando. Exercite fazer os mais distintos projetos e aprenda fazendo. Use projetos paralelos para exercitar, destreza se ganha com prática e não tem outro caminho. Tudo isso ajudará você a ter soluções rápidas quando um desafio chegar.

05. Saber trabalhar junto é um dos maiores segredos para crescer mais rápido.

Sempre que possível trabalhe em equipe. Construa grupos com profissionais de diferentes bagagens e vá aprendendo um pouco com cada um deles. Seja um bom ouvinte e se interesse pelas vivências, por mais diversas que elas sejam. Claro que é possível, sim, aprender muita coisa sozinho, mas é muito mais rápido aprender com a experiência e os conhecimentos do outro.

06. Aceite também as tarefas que você não quer fazer.

Todos têm suas preferências e seus pontos fortes, e precisamos sempre conhecê-los e potencializá-los. Mas, por atrás de um projeto incrível, há muitas tarefas que não são tão incríveis. Precisamos estar dispostos a fazer algumas daquelas tarefas chatas para chegar ao resultado desejado. Faz parte do processo e, podemos sim, nos divertir com elas.

07. Aceite desafios e não se apegue ao que você sabe ou não sabe.

Vontade de aprender e esforço para fazer são muito mais importantes que um longo repertório e vivências. Todo profissional passará por momentos em que será preciso confiar na capacidade de aprendizagem e de execução de novos desafios. Seja sempre transparente, mas se coloque em novos projetos. Só assim haverá crescimento.

08. Ache o seu espaço. Faça seu espaço.

Muitas pessoas buscam achar a vaga dos seus sonhos. Vagas que nem sempre estão disponíveis em fartura no mercado. Nesse momento é importante considerarmos que trabalhamos em um mercado que, normalmente, nos dá liberdade profissional. É possível começarmos desempenhando determinada tarefa e, aos poucos, ir criando oportunidades para mostrar mais sobre as suas principais preferências e habilidades.

09. Não existe mercado perfeito, tempo e orçamento fazem parte do problema.

Em nossa profissão sempre existirá baixos orçamentos e prazos curtos. O que precisamos encarar é que somos resolvedores de problemas e, às vezes, essas restrições precisam também ser os nossos balizadores. Como solucionar uma embalagem de maneira barata e criativa para o cliente? Como consigo criar algo que tenha um tempo de produção e adaptação necessários para esse projeto? Essas são perguntas que também fazem parte do problema e não podemos deixar que isso limite a nossa criatividade.

10. Trabalhe com amor e se divirta

A base do design é a paixão. Produzimos muito melhor de bom humor, nos agrega vontade e nos tira da pressão criativa. Não se cobre se o dia não está produtivo da maneira que você gostaria. Dê uma pausa, respire e, principalmente, se inspire com coisas que te fazem bem. Quando se sentir melhor, volte a trabalhar com carinho e amor. O design pode e deve ser divertido, e o resultado é ainda melhor!

(*) Pâmela Rosa é sócia da agência Batuca, mestre em design pelo PGDesign-UFRGS (2018) e possui graduação em Design pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) (2016). Tem também formação de nível técnico em Programação Visual pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (2010).

Tags: Artigos Especiais

Related Posts

Growth e liderança: o papel do CEO no crescimento da marca
Artigos Especiais

Growth e liderança: o papel do CEO no crescimento da marca

...

Retail Media: o ponto de venda como protagonista da nova era da publicidade
Artigos Especiais

Retail Media: o ponto de venda como protagonista da nova era da publicidade

...

Setor industrial demanda marketing técnico para fechamento de negócios

Setor industrial demanda marketing técnico para fechamento de negócios

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Até onde as marcas podem ir em busca do engajamento?

Até onde as marcas podem ir em busca do engajamento?

Retail media network: o varejo como protagonista da publicidade digital no Brasil

Retail media network: o varejo como protagonista da publicidade digital no Brasil

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Next Post
Guilherme Schaeffer deixa a presidência da XYZ Live

Guilherme Schaeffer deixa a presidência da XYZ Live

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.3k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Qual seu sistema de automação de marketing preferido?

Eventos

Mês Atual

junho, 2025

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X